Nesta quarta-feira (26), no Estádio HFB Park, na Austrália, a seleção do Canadá venceu a Irlanda por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada do grupo B da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023. Com a vitória, as canadenses assumem temporariamente a liderança do grupo com 4 pontos. A seleção da Irlanda está matematicamente eliminada da competição, após duas derrotas - antes havia perdido para a Austrália.
As irlandesas começaram a partida com boas descidas ao ataque. Aos 2 minutos, Kyra Carusa, depois de cruzamento de Lucy Quinn para a entrada da pequena área, obrigou a goleira Kailen Sheridan a fazer boa defesa e mandar para escanteio. Na cobrança, com categoria, Katie McCabe abriu o placar com um gol olímpico.
O Canadá não fez um bom primeiro tempo. A primeira boa chegada canadense foi depois de uma cobrança de falta, já perto dos 30 minutos de jogo. A zagueira Kadeisha Buchanan desviou e sua dupla de defesa, Vanessa Gilles, se esticou toda para tocar na bola, mas mandou sem direção. Do outro lado, a Irlanda conseguiu criar mais chances de gol quando tinha a posse de bola. Foram das irlandesas as melhores oportunidades de gol na primeira etapa, mas pararam na goleira Sheridan e na falta de pontaria.

Foto: Luisa Gonzalez / Reuters
As comandadas de Bev Priestman não se encontraram na primeira parte do confronto. O Canadá, quando teve a bola, não apresentou riscos à Irlanda, e caminhava para uma derrota parcial justa. Mas, aos 49 do primeiro tempo, no último minuto de acréscimo, Julia Grosso cruzou para a área e a zagueira Megan Connolly tentou afastar mas acabou mandando para o fundo das redes e empatou a partida.
O 1 a 1 não contou o que foi o primeiro tempo. A Irlanda produziu mais, mas não foi efetiva. O Canadá pouco fez e foi premiado com um gol contra no final da etapa. Para o segundo tempo, a técnica do Canadá apostou em três mudanças: Sophie Schmidt no lugar de Julia Grosso; Shelina Zardosky entrou na vaga de Kadeisha Buchanan; e a experiente Christine Sinclair substituiu Évelyne Viens, que não fez um bom primeiro tempo.
Logo no início da segunda etapa, a goleira irlandesa Courtney Brosnan precisou fazer uma boa defesa depois de chute de Jordyn Huitema. O Canadá continuou na pressão e aos 7 do segundo tempo, Schmidt - que entrou na segunda etapa - lançou Adriana Leon. A camisa 19 teve tranquilidade de entrar na área e bater na saída da goleira para virar o confronto, 2 a 1. Se no primeiro tempo o setor ofensivo canadense pouco participou, na segunda parte do jogo as canadenses criaram mais chances e poderiam ter ampliado a vantagem.
Aos 17 do segundo tempo, Sinclair recebeu dentro da grande área e bateu de perna canhota para a defesa da goleira Brosnan. Cinco minutos depois, após cruzamento de Ashley Lawrence, Sinclair apareceu sozinha nas costas da defesa, mas não pegou bem na bola e mandou nas mãos da goleira irlandesa. Vale lembrar que Sinclair, assim como a Rainha Marta, buscam o gol para se tornar a primeira pessoa na história a marcar em seis edições de Copas do Mundo, tanto no masculino quanto no feminino.

Apesar de algumas chances na reta final, o placar se manteve 2 a 1 para as canadenses. O resultado eliminou, matematicamente, a Irlanda da Copa do Mundo. Em um jogo de boa produção ofensiva, ao contrário da partida de estreia, as irlandesas chutaram 14 vezes a gol e acertaram 6 no gol. No segundo tempo, a seleção perdeu o controle do meio-campo que teve na primeira etapa, e ficou restrita apenas aos contra-ataques.
Do lado canadense, depois de um primeiro tempo para se esquecer, Bev Priestman mexeu bem na equipe no intervalo. As alterações mudaram a postura do time principalmente em um duelo equilibrado no meio-campo. No ataque, a presença de Sinclair, mais uma vez, fez a diferença para conduzir o time a virada no placar. A seleção trocou 508 passes ao longo do jogo, e acertou 76% deles. A média baixa reflete a dificuldade das campeãs olímpicas em impor o seu ritmo ao jogo.
Na liderança provisória do grupo, o Canadá depende apenas de si para garantir a classificação nas oitavas de final. Na próxima segunda-feira (31), o Canadá joga contra a Austrália, às 07h (horário de Brasília), para encerrar a fase de grupos. No mesmo dia e horário, a Irlanda cumpre tabela contra a Nigéria para se despedir da Copa do Mundo.