O Instituto Datafolha divulgou nesta quinta feira (15) mais uma pesquisa eleitoral para o governo de São Paulo. Fernando Haddad (PT) segue na liderança das intenções de votos com 36%, um aumento de 1% em relação a pesquisa de 01 de setembro. O candidato do PT também viu seus adversários crescerem na nova pesquisa. Tarcísio de Freitas (Republicanos) também subiu um ponto e agora tem 22%, já Rodrigo Garcia (PSDB), teve um acréscimo além da margem de erro e agora tem 19%, encostando no candidato de Bolsonaro.
- Fernando Haddad (PT): 36% (na pesquisa anterior, de 01/9, estava com 35%)
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 22% (21% na pesquisa anterior)
- Rodrigo Garcia(PSDB): 19% (15% na pesquisa anterior)
RODRIGO GARCIA: UM SOPRO DE ESPERANÇA
O novo cenário apresentado pela pesquisa mostra um empate técnico entre Tarcísio e Rodrigo Garcia. O candidato do PSDB vem colhendo os frutos de sua maior exposição no horário eleitoral e o conhecimento dos paulistas sobre o seu trabalho. Garcia vem investindo fortemente na estratégia de se apresentar como atual governador do estado e afirmar que é um candidato de centro, que tenta fugir da polarização que acontece nacionalmente. A subida além da margem de erro mostra que o trabalho do peessedebista e a utilização da máquina do estado vem rendendo frutos.
TARCÍSIO GARCIA: PERIGO À VISTA
Para Tarcísio de Freitas, a nova pesquisa não é uma boa notícia. Isso porque o candidato de Jair Bolsonaro vê Garcia encostar na sua porcentagem de votos e ameaçar a sua ida para o segundo turno contra Fernando Haddad. O candidato do Republicanos, que teve um bom desempenho no debate da TV Cultura na última terça-feira, sofreu com um dos seus aliados, o deputado estadual Douglas Garcia, atacar covardemente a jornalista Vera Magalhães no final do evento e ter a repercussão negativa respingar no seu desempenho. Com a máquina do estado nas mãos de Rodrigo Garcia e a herança maldita da rejeição de seu tutor Jair Bolsonaro e sua trupe truculenta, a nova pesquisa mostra uma ameaça iminente de Tarcísio não ir ao segundo turno.
SEGUNDO TURNO
A pesquisa Datafolha também mostrou cenários de 2° turno para o governo de São Paulo. Em uma eventual disputa entre Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas, o petista aparece com 53% das intenções de votos, contra 36% do candidato de Republicanos. A diferença entre os candidatos aumentou para 18% por conta da subida acima da margem de erro de Fernando Haddad.
- Fernando Haddad (PT): 54% (na pesquisa anterior, de 01/9, estava com 51%)
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 36% (36% na pesquisa anterior)
- Brancos e nulos: 8% (9% na pesquisa anterior)
- Não sabe: 2% (3% na pesquisa anterior)
Já em um cenário de 2° turno entre Fernando Haddad e Rodrigo Garcia, o candidato do PT segue na dianteira com 47% das intenções de votos, mas vê sua vantagem diminuir. O atual governador agora tem 41%, uma diferença de 6 pontos percentuais.
- Fernando Haddad (PT): 47% (na pesquisa anterior de 01/9, estava com 48%)
- Rodrigo Garcia(PSDB): 41% (38% na pesquisa anterior)
- Brancos e nulos: 11% (14% na pesquisa anterior)
- Não sabe: 3% (4% na pesquisa anterior)
O Datafolha ouviu 1.808 pessoas entre os dias 13 de agosto e 15 de setembro em 74 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06078/2022.