A última pesquisa Datafolha, que foi encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, divulgados na última sexta-feira (2), mostrou que a maioria massiva dos brasileiros não se encontra satisfeita com as ações de Jair Bolsonaro à frente da Presidência da República. O candidato que está em segundo nas pesquisas e luta para alcançar uma vaga no segundo turno do pleito foi o referencial para a pesquisa.
Segundo a publicação 72% dos brasileiros esperam que as ações do próximo governo, que se iniciará em 2023, sejam diferentes. Já 26% disseram aprovar as ações e esperam que no próximo mandato, as mesmas ações ocorram. Apenas 2% não opinaram sobre o assunto.
Dentro da recusa, o percentual é maior entre as mulheres e público jovem. Dentre as mulheres, 76% querem ações diferentes e nos jovens, entre 16 e 24 anos, 81% querem mudanças. Na faixa dos homens, o índice encontrado é de 68%. Entre os mais pobres, 79% querem mudança.
Já na aprovação do governo, se destacam os empresários, eleitores com maior renda e evangélicos. 53% dos empresários aprovam e querem as mesmas ações, entre eleitores com renda superior a 10 salários mínimos o índice é de 40% e evangélicos 36%.
Entre os eleitores do Bolsonaro, 68% querem que as ações na maioria sejam iguais, enquanto 29% desejam mudanças. Entre os petistas, 96% querem mudanças e 3% desejam um mantimento.
Entre as areas que mais impactaram e que os eleitores querem ver ações diferentes é a saúde com 75%, seguida por geração de emprego e renda 71%, educação 71% e combate à violência 66%.