Cruzeiro derrota Botafogo na estreia do Brasileirão

Em casa, a Raposa conquistou três pontos e segue para o segundo lugar da série A
por
Chloé Dana e Mariane Beraldes
|
16/04/2024 - 12h

No último domingo (14), o Cruzeiro recebeu o Botafogo no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes, sob o comando de novos treinadores, estavam dispostas a buscar a vitória. Após as derrotas nos campeonatos estaduais, os antigos treinadores dos dois times foram demitidos, e seguiram com Fernando Seabra no lugar de Nicolás Larcamón na equipe mineira e Artur Jorge no lugar de Tiago Nunes na equipe carioca. Os dois técnicos haviam estreado um jogo antes, sem nenhuma vitória.
 
A partida começou agitada, nos primeiros cinco minutos de jogo, o Fogão abriu o placar com o gol do centroavante Tiquinho Soares, com assistência de Júnior Santos. O jogo seguiu com duas interrupções devido a lesão do jogador Marlon Freitas, levando a substituição no Botafogo com a entrada de Tchê Tchê em campo. Aos 19 minutos de jogo, Lucas Silva recebeu a bola de Arthur Gomes e fez o gol de empate do Cruzeiro. Após algumas finalizações defendidas, Arthur Gomes marcou o gol da virada cruzeirense, mas foi anulado pelo VAR devido a um toque de mão do jogador.
 
Nos primeiros minutos da segunda etapa, o técnico do Botafogo apostou em Hugo na lateral-esquerda e em Jefferson Savarino como opção ofensiva para buscar novamente a vantagem no placar. A equipe começou demonstrando mais eficiência nas marcações e conseguiu criar boas chances de gol. Apesar do desempenho da equipe, a parte defensiva botafoguense voltou a errar e a Raposa, aos 19 minutos, fez o gol da virada com Rafa Silva em uma finalização com o pé esquerdo.
 
Aos 21 minutos, Alexander Barboza entrou para substituir Bastos, que sentiu câimbras. Com apenas três minutos em campo, em uma entrada forte do jogador botafoguense no tornozelo de Matheus Pereira, ocorreu a expulsão do zagueiro do time carioca. Ao longo do segundo tempo, os técnicos das duas equipes realizaram importantes trocas para o andamento do jogo. Fernando Seabra mexeu no meio de campo com quatro substituições e no ataque, trocando Rafa Silva por Rafael Elias. Já Artur Jorge substituiu o meia Gregore por Danilo Silva e o atacante Tiquinho Soares por Óscar Romero. 

jsjsjsjss
Jogador cruzeirense Rafael Elias, comemorando seu 1º gol na estreia do campeonato.
-Reprodução: Fabio Barros da Gazeta Press

 

Com um jogador a menos sob a pressão do Cruzeiro, o time carioca não desistiu e, aos 37 minutos do segundo tempo, buscou o empate. Após uma cobrança de escanteio, Danilo Barbosa, de cabeça, acertou a rede adversária do meio da área. Porém, a felicidade do torcedor botafoguense durou pouco, já que nos últimos minutos da partida, aos 45 do segundo tempo, Rafael Elias, com assistência de William fez o gol que garantiu a vitória da Raposa.
 
A derrota para o Cruzeiro mostrou ainda mais a carência do Botafogo em relação a sua defesa, tendo em vista as últimas 3 derrotas dadas pela falta de amparo. O jogo de domingo não foi diferente, a fragilidade do time carioca criou muitas chances para que os gols da equipe mineira fossem marcados por cruzamentos pelos dois extremos do campo, principalmente no lado direito.
 
O Cruzeiro e o Fortaleza se enfrentam nesta quarta-feira (17), às 20:00, na Arena Castelão, no Ceará. Já o Botafogo enfrenta o Atlético Goianiense na quinta-feira (18), às 21h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
As duas partidas valerão pela segunda rodada do Brasileirão.