Croácia se classifica nos pênaltis e elimina o Japão

Croatas superam os japoneses nas oitavas e disputam com o Brasil as quartas de final.
por
João Victor Martins Fogagnolo
|
06/12/2022 - 12h

Nesta segunda-feira (05), às 12h, Japão e Croácia se enfrentaram no estádio Al Janoub, o jogo valia a permanência na Copa do Mundo, e quem se deu melhoram foram os croatas, com vitória nos pênaltis por 3 a 1, com destaque para o goleiro Dominik Livakovic.

A seleção croata entrou em campo com uma formação de 4-3-3, dessa vez com seu camisa 9, Andrej Kramaric, jogando pela ponta esquerda. A seleção japonesa começou o jogo pressionando e tendo mais chances de gol durante o primeiro tempo até abrir o placar, no final do primeiro tempo, com Daizen Maeda, em uma jogada após cobrança de escanteio.

Para o segundo tempo, a Croácia voltou com pressa, sabendo que jogava contra o relógio. E deu certo, aos 10 minutos da segunda etapa, o camisa 4 da Croácia, Ivan Perisic, lançou um foguete com a cabeça que só para no fundo da rede japonesa, 1 a 1 no placar.

Aos 18 minutos de partida, Luka Modric arrisca um chute e obriga uma grande defesa do goleiro Shūichi Gonda, que espalmou o ‘foguete’ para fora. O jogo foi disputado no segundo tempo, mas com maior domínio croata, com relação a primeira etapa.

O jogo não se resolveu nos 90 minutos e então acontece a primeira prorrogação dessa edição de Copa do Mundo. Nos primeiros 15 minutos de prorrogação, o técnico da Croácia, Zlatko Dalic, substituiu dois dos seus principais jogadores, Luka Modric e Mateo Kovacic para as entradas de Lovro Majer, que entra muito bem no lugar de Modric, e Nikola Vlasic, no lugar de Kovacic.

No segundo tempo de prorrogação, mais uma vez, Dalic tira uma de suas estrelas, dessa vez saiu Ivan Perisic, autor do gol de empate, para a entrada de Mislav Orsic. Também saiu Ante Budimir para a entrada de Marko Livaja.

Com muita cautela de ambos os lados, a prorrogação foi de mais troca de passes do que chances criadas, levando o jogo para a primeira disputa de pênaltis da Copa do Mundo de 2022, sem os principais jogadores da seleção croata, que foram substituídos.

Livakovic defendendo

Matthew Ashton - AMA/Getty Images

O Japão abriu as cobranças com Takumi Minamino, e então começou a noite inspirada do goleiro croata. Na primeira cobrança, defesa Dominik Livakovic. A Croácia converteu sua batida com Vlasic. Na segunda chance japonesa, Livakovic pega mais uma cobrança.

Para ampliar a vantagem, Brozovic bateu e marcou. O único a vencer Livakovic nos pênaltis foi Asano, que diminuiu para o Japão, 2 a 1. Descansado, Livaja chutou na trave e foi o único croata a errar uma das cobranças. Podendo empatar as cobranças, provisoriamente, o capitão Maya Yoshida bateu mal e entregou a bola nas mãos do goleiro Livakovic. Coube a Pasalic marcar o gol da vitória.

A atuação de gala do goleiro Dominik Livakovic o tornou o herói da partida. A Croácia, sem seus jogadores principais, conseguiu ser superior nas penalidades e se classificar para as quartas de final da Copa do Mundo de 2022.