Criciúma aplica goleada histórica em São Januário

Tigre domina Vasco fora de casa, vence por 4 a 0 e escancara crise no clube carioca
por
Philipe Mor
Leonardo Nunez
|
06/05/2024 - 12h

No último sábado (27), Vasco da Gama e Criciúma se enfrentaram em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O jogo aconteceu no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, e terminou com um placar de 4 a 0 para os visitantes. A partida foi marcada por um total domínio da equipe do Tigre, dirigida pelo técnico Claudio Tencati, que aplicou a maior derrota do Gigante da Colina como mandante na atual temporada.

Com o resultado positivo, o Criciúma, que ainda está invicto no torneio, chegou ao seu terceiro jogo sem perder e aos cinco pontos conquistados na competição. Já o Vasco, que viu sua torcida aplaudir o rival após o quarto gol, amargou sua terceira derrota consecutiva no Brasileirão de 2024 e tem apenas três pontos. O revés, por parte dos cariocas, também culminou na demissão do técnico argentino Ramón Díaz, que deixou o cruzmaltino após 41 jogos.

Fellipe Mateus, autor de dois gols na vitória do Criciúma sobre o Vasco da Gama Foto: Cleiton Ramos / Criciúma
Fellipe Mateus, autor de dois gols na vitória do Criciúma sobre o Vasco da Gama Foto: Cleiton Ramos / Criciúma

A primeira etapa começou equilibrada e o Criciúma, que atuava longe de seus domínios, começou o jogo na busca de explorar os contra-ataques cedidos pelo Vasco da Gama. Por outro lado, o Gigante da Colina, que contou com o retorno do meia francês Dimitri Payet, tentou impor pressão sobre os visitantes logo nos minutos iniciais de partida.

Aos 11 minutos o Vasco teve sua primeira chance no duelo. Após cruzamento de Hugo Moura, o atacante Vegetti subiu mais alto que toda a defesa rival e cabeceou para fora. A finalização do argentino incendiou os vascaínos em São Januário, que acreditavam na recuperação do time diante do Criciúma.  O Tigre, por sua vez, criava suas oportunidades de ataques a partir de recuperações na defesa e dos erros de passe por parte de jogadores do Vasco da Gama no setor ofensivo.

Após uma pausa para hidratação devido ao intenso  calor, aos 31 minutos, a defesa vascaína cometeu um erro crucial. A falha em questão deu uma grande oportunidade para Bolasie, que levantou a bola para Fellipe Mateus, o atacante dominou com o peito e soltou um forte chute de fora da área, para inaugurar o placar a favor dos visitantes no Rio de Janeiro.

Aos 39 minutos, em uma disputa de bola na área, o atacante Vegetti foi tocado por trás pelo único autor do gol em jogo até então, Fellipe Mateus. A falta resultou em um pênalti a favor do Vasco. Entretanto, Gustavo, goleiro do Criciúma, defendeu e evitou o gol cruzmaltino. Esse foi o sexto pênalti defendido pelo guarda-redes no ano

Após a penalidade defendida, a equipe do Criciúma melhorou no jogo e assumiu o controle do meio-campo. O time de Santa Catarina ainda terminou o primeiro tempo com chances de ampliar o placar. Aos 52 minutos, Yannick Bolasie finalizou de perna direita na grande área e Léo Jardim agarrou.

Na segunda etapa o Criciúma seguiu no embalo do primeiro tempo. Aos 3 minutos, a  equipe comandada pelo técnico Claudio Tencati  aumentou sua vantagem no placar. Um passe de Bolasie atravessou quase toda a área e sobrou nos pés de Fellipe Mateus, que marcou seu segundo gol no jogo. Já o Vasco, que estava dominado na partida, não conseguiu reagir e assistiu a equipe adversária controlar as ações do embate.

Apenas 7 minutos depois, outro gol do Tigre. O goleiro vascaíno, Léo Jardim, errou defensivamente e Bolasie aproveitou. O camisa 11 invadiu a área e chutou de canhota para ampliar a vantagem. Estava estabelecido um 3 a 0 a favor do Criciúma. Após o terceiro gol, a equipe de Santa Catarina adotou uma estratégia de controle de jogo. Apesar da maior posse de bola especialmente no meio-campo, o Vasco não conseguiu ameaçar o time visitante.

Aos 23 minutos, em um escanteio bem executado por Fellipe Mateus, Maia desviou na primeira trave, Meritão concluiu de cabeça para as redes e fechou o placar em 4 a 0. A reação da torcida da casa foi de reconhecimento e protesto. Eles aplaudiram o desempenho dos rivais como forma de enaltecer a atuação adversária, mas também criticaram a atuação cruzmaltina no duelo.

Depois do quarto gol, o cruzmaltino, já nocauteado, enfrentou dificuldades para criar oportunidades e diminuir o placar. Os visitantes, por sua vez, mantiveram a estratégia e conquistaram os três pontos 

Jogadores do Vasco lamentam goleada sofrida em São Januário, pela quarta rodada do Brasileirão 2024 Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Jogadores do Vasco lamentam goleada sofrida em São Januário, pela quarta rodada do Brasileirão 2024 Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

O resultado da partida entre os clubes escancarou uma crise no clube carioca. A terceira derrota do Vasco na competição resultou na saída de Ramón Díaz do comando da equipe. O técnico, em entrevista coletiva, disparou:  "Não esperávamos ser despedidos por Twitter. Merecíamos outra coisa". Ele refere-se à maneira em que o desligamento da comissão foi conduzido.

A comissão técnica de Ramón Díaz deixa o Vasco após 41 jogos. Durante esse período a equipe conquistou 17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas.

Ambas as equipes voltam a atuar pelo Campeonato Brasileiro no próximo final de semana. O Vasco visita o Athletico Paranaense, no domingo, às 16:00 (horário de Brasília). Enquanto o Criciúma, no mesmo dia e horário, encara o Grêmio, em Porto Alegre, pela quinta rodada do Brasileirão 2024.