
O presidente do conselho, Romeu Tuma Jr, oficializou nesta quinta-feira (21) a data de votação para o impeachment do presidente do clube, Augusto Melo. Tuma oficializou por meio de um ofício como que a votação, apresentação de argumentos e defesa acontecerá no mesmo dia, 28 de novembro às 18h, no Parque São Jorge.
Tendo tomado posse no início deste ano, o mandato de Augusto Melo vai até 2026. A decisão do impeachment vem, no entanto, por uma investigação em cima da comissão de ética do clube em relação ao contrato assinado esse ano com a casa de apostas VaideBet.
Na votação, o presidente do Conselho abrirá a reunião explicando os motivos para a convocação da votação, destacando a importância do tema em discussão. Em seguida, os conselheiros farão uma avaliação inicial sobre o assunto, compartilhando suas opiniões e considerações. Haverá espaço para a manifestação dos representantes, incluindo a defesa do pedido de impeachment pela Comissão de Justiça ou pelos conselheiros requerentes. O relatório da Comissão de Ética e Disciplina será apresentado, acompanhado da defesa do parecer. Também será reservado um momento para que Augusto Melo ou seu representante possa apresentar sua defesa. Por fim, ocorrerá a votação secreta, que decidirá pela permanência ou destituição do presidente.

A aprovação do impeachment depende da maioria entre os conselheiros presentes. Caso isso ocorra, Augusto Melo será afastado preventivamente, e o Conselho terá cinco dias para organizar uma Assembleia Geral, onde os sócios do clube terão a palavra final. Na Assembleia, os sócios decidirão, também por maioria, se confirmam ou não o afastamento. Durante esse período, o 1º vice-presidente, Osmar Stábile, assumirá o comando temporariamente e terá 30 dias para convocar uma eleição indireta, destinada a conselheiros vitalícios ou com, no mínimo, dois mandatos.