Corinthians joga mal e se complica na Copa do Brasil

Na partida de estreia na competição, equipe paulista poupa titulares e é dominada pelo Remo.
por
Vinícius Evangelista
|
12/04/2023 - 12h

Nesta quarta-feira (12), o Remo, clube do estado do Pará, recebeu o Corinthians no estádio Mangueirão em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil 2023 e venceu pelo placar de 2 a 0. Por estar na Libertadores, o Timão estreou apenas agora na competição, enquanto a equipe paraense já havia eliminado o Vitória-ES (primeira fase) e o São Luiz-RS (segunda fase).

 

O Leão Azul foi com força total para a partida e dominou as ações, garantindo o resultado na partida de ida do confronto. Por outro lado, o Timão não contou com a presença do meio-campista Renato Augusto, considerado a referência técnica da equipe, que se recupera de uma artroscopia devido a lesão sofrida no joelho. No confronto da Copa do Brasil, a escolha do técnico Fernando Lázaro para o lugar deixado pelo camisa oito foi o meia Paulinho, que apesar de ter presença ofensiva, não conta com o poder de armação de Renato Augusto. 

 

Além desse desfalque, o técnico corintiano promoveu outras mudanças na equipe com relação ao time que jogou a maior parte dos jogos do Campeonato Paulista. O meio-campo Du Queiroz - negociado com o Zenit, da Rússia - fez a lateral-direita substituindo o titular Fágner. Fausto Vera deu lugar a Maycon e, por fim, Róger Guedes iniciou o jogo no banco para a estreia do garoto Pedro, de apenas 17 anos.

 

Dentro de campo, a equipe do Remo teve como estratégia o contra-ataque, não dando espaços defensivos e apostando na eficácia de suas descidas ao campo adversário. E foi assim que o Leão azul abriu o placar aos 12 minutos, com Richard Franco se aproveitando de um erro na saída de bola do Corinthians para puxar o contra-golpe. A jogada terminou nos pés de Pablo Roberto que finalizou para a defesa do goleiro Cássio, porém, no rebote, Franco apareceu na área e colocou a bola no fundo das redes para abrir o marcador. 

 

Com a vantagem no placar, o Remo passou a ter total domínio das ações da partida, não dando espaços ao clube paulista e colocando velocidade em suas transições da defesa para o ataque. O domínio do clube paraense resultou, além do gols, em uma bola na trave e exigiu boas defesas de Cássio. As estatísticas gerais de chute a gol mostram o domínio do Remo, ao final do jogo o time paraense havia finalizado 15 vezes, acertando oito delas no gol; já o Corinthians teve 12 arremates e acertou apenas um - ainda no primeiro tempo.

 

O Corinthians não conseguia criar situações de jogo para vencer a defesa adversária, ficando refém de jogadas individuais pelas pontas com Adson e, principalmente, Pedro. O estreante do Timão conseguiu alguns escapes pelo lado esquerdo, mas não criou chances reais de gol.

Jogador do Remo comemorando gol enquanto os do Corinthians lamentam.
Foto: Vitor Reis

No intervalo de jogo, com o Remo vencendo por um gol, Fernando Lázaro decidiu mexer na equipe, colocando seus principais jogadores com a intenção de correr atrás do resultado. Róger Guedes entrou no lugar de Pedro e conseguiu dar um fôlego ofensivo maior para a equipe, mas o Remo, com eficiência, tratou de ampliar a vantagem. Aos 15 minutos do segundo tempo, Lucas Mendes cruzou para dentro da área e encontrou Muriqui na segunda trave, livre de marcação, apenas para empurrar para dentro do gol, ampliando a vantagem para 2 a 0 e dando números finais ao jogo.

 

Na entrevista coletiva depois do jogo, o técnico Fernado Lázaro reconheceu o mau desempenho da equipe e valorizou a atuação adversário. 

“Não estivemos bem em nenhuma fase do jogo, temos que melhorar taticamente, competitivamente, poder de decisão, todos os aspectos temos que melhorar. Remo foi competitivo, soube explorar bolas paradas e teve méritos no resultado", disse o treinador. 

 

Lázaro também comentou sobre a estreia do garoto Pedro, considerado uma promessa da equipe. 

“Ele (Pedro) participou bem do jogo. Buscou, se movimentou. Traz essa jogada mais aberta, de velocidade. É um cara agudo. Participou bem da primeira parte do jogo. Mas, dentro do que a partida mostrou, o resultado, a necessidade de buscar, precisei trocar pelo Róger Guedes", finalizou o comandante do Corinthians. 

 

Fator Renato Augusto

 

Na temporada, o Corinthians chegou a sua quinta partida sem vencer com a ausência de Renato Augusto, somando três derrotas e dois empates. Para conquistar a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, o clube não contará com o meia que deve ficar afastado por cerca de dois meses, mas precisará reverter o resultado e vencer por uma diferença de, pelo menos, dois gols para levar a disputa para os pênaltis. Caso vença por diferença de três ou mais gols, o time estará classificado.

 

As equipes voltam a se enfrentar pela vaga nas oitavas de final no dia 26 de abril, às 21h30, na Neo Química Arena. Antes do confronto, o Corinthians têm compromisso pela brasileirão contra o Cruzeiro e o Goiás, e pela Libertadores contra o Argentino Juniors.