No último domingo (8) Corinthians e Palmeiras se enfrentaram no Estádio do Canindé - palco inédito do Derby - para disputar um lugar na final do Brasileirão Feminino de 2024. Apesar da vitória alviverde, as brabas da fiel garantiram a classificação e avançaram mais um passo em busca de manter a hegemonia corinthiana no campeonato.
PRIMEIRO TEMPO
O verdão começou dominando o jogo, mas foi após o primeiro gol adversário que o Timão despertou e terminou o primeiro tempo equilibrado.
Logo no começo do primeiro tempo, o Corinthians teve a chance de abrir o placar em uma cobrança de falta realizada por Duda Sampaio. A bola chegou nos pés da zagueira Mariza, mas acertou a trave da goleira Natascha.
Aos 8 minutos o Palmeiras abriu o placar em um levantamento feito pela lateral direita Bruna Calderan. A bola encontrou Lais Estevam, que clareou o lance e chutou para dentro do gol alvinegro.
Aos 24 minutos, após erro na saída de bola do Palmeiras, Duda recebeu com espaço na entrada da área e chutou a bola que morreu no fundo do gol.
O Corinthians tentou ampliar o placar aos 33 minutos, com um contra ataque que deixou 6 jogadoras alvinegras contra duas alviverdes na área. Já a última tentativa do Palmeiras ocorreu ao final do tempo em cobrança de escanteio defendida pela goleira Nicole.
SEGUNDO TEMPO
Após um primeiro tempo muito ofensivo por parte do Palmeiras, o Corinthians voltou mais perigoso para a segunda etapa. Ainda no começo, Vic Albuquerque quase ampliou o placar, mas a bola passou por cima do gol e rendeu apenas um tiro de meta para as adversárias.
Aos 24 minutos, Duda Sampaio tenta mais um gol, dessa vez de dentro da área, sem sucesso. Alguns minutos depois, Yaya, que entrou no segundo tempo, quase marcou para o Corinthians quando disparou um chute certeiro para o gol alviverde, que foi barrado pela goleira Natascha.
Mas foi aos 42 minutos que aconteceu a grande chance das palestrinas. Leticia Ferreira cabeceou a bola para dentro do gol após um ótimo levantamento de Dudinha para a grande área, ambas entraram em campo segundos antes do lance.
Apesar de um bom desempenho das palestrinas nesse confronto, a vitória não foi o suficiente para escapar da eliminação e a classificação ficou com as adversárias, que garantiram um 4 a 3 no placar agregado.
PÓS JOGO
Com a derrota no placar agregado, a técnica Camilla Orlando admitiu erros cometidos em relação a substituição das jogadoras em campo e reconheceu a não classificação. “Acho que faltaram mais uns cinco minutinhos, a gente precisava de mais um pouquinho (de tempo), talvez eu pudesse ter feito trocas antes, a gente sabe que é um desafio e, depois que o jogo acaba, a gente sempre tem uma nova solução.”, disse Camilla em coletiva.
Já do lado alvinegro, o placar foi suficiente para a classificação, mas a derrota e o sofrimento para segurar o resultado não agradou. “Tivemos excelentes oportunidades, mas precisamos matar um jogo desse tamanho. Se você não matar o adversário ele vai começar a acreditar.” Analisou o técnico Lucas Piccinato, que assumiu o comando do Corinthians em dezembro de 2023, após a saída de Arthur Elias para a seleção brasileira. Essa é a primeira chance de Piccinato ganhar um título brasileiro à frente de uma equipe na primeira divisão.
PRÓXIMO CONFRONTO
A final do Campeonato Basileiro Feminino 2024 será inédita, o hegemônico Corinthians vai em busca do seu 6º título brasileiro, enquanto o São Paulo - que passou nos pênaltis contra a Ferroviária - quer garantir a sua primeira taça. Os jogos de ida e volta ainda não tem data confirmada, porém é previsto que ocorram nos dias 15 e 22 de setembro, sem local definido.