Corinthians e Palmeiras se enfrentam para decidir o campeão paulista de 2025, após o Verdão perder o primeiro jogo da final em casa por 1x0 com gol de Yuri Alberto. Já o Alvinegro vem com histórico de ser o time da Série A do Campeonato Brasileiro que menos perdeu, apesar da eliminação precoce na Pré-Libertadores.
O jogo da volta acontece na Neo Química Arena, em Itaquera, na próxima quinta-feira (27).
Além da partida se tratar de um dos maiores clássicos do país, nomeado como derby paulista, o jogo pode coroar o alviverde como o primeiro tetracampeão do torneio desde 1919, quando o Club Athletico Paulistano foi campeão quatro vezes seguidas, antes mesmo da profissionalização do campeonato.
No entanto, o alvinegro tem a chance de frustrar o sonho palmeirense, assim como o Verdão fez com o Corinthians em 2018, quando o timão tinha a mesma oportunidade do tetracampeonato.
Retrospecto dos Derbys Paulista nas finais do Paulistão
Ao todo, foram oito finais do Paulistão entre Palmeiras e Corinthians: o primeiro confronto aconteceu em 1936 e o último em 2020. Até o momento, a equipe Alviverde leva a melhor no retrospecto das finais, tendo cinco vitórias contra três dos Alvinegros do Parque São Jorge.
● 1936 - Palmeiras campeão
● 1938 - Palmeiras campeão
● 1974 - Palmeiras campeão
● 1993 - Palmeiras campeão
● 1995 - Corinthians campeão
● 1999 - Corinthians campeão
● 2018 - Corinthians campeão
● 2020 - Palmeiras campeão
Em 2018, o Corinthians estava com um elenco totalmente diferente do campeão paulista e brasileiro no ano anterior e por isso, de acordo com a mídia da época, tinha um time inferior ao do Palmeiras, que contava com o centroavante Miguel Borja. O atacante fez o gol que deu a vitória à equipe alviverde no jogo de ida da final, na Arena Corinthians.
Já no segundo jogo, o alvinegro venceu a partida com gol de Rodriguinho ainda no primeiro tempo e um pênalti polêmico retirado pela arbitragem após uma conversa com o quarto árbitro, levou a partida às penalidades.
Nas cobranças de pênaltis, o ex -goleiro do Timão, Cássio, defendeu as batidas de jogadores palmeirenses badalados como Dudu e Lucas Lima. Porém, o chute decisivo caiu nos pés do menino da base Maycon, que converteu a cobrança que deu o título para o Corinthians, dentro do Allianz Parque.

Este último confronto, seguiu um roteiro muito parecido com o da atual edição. Na época, o Corinthians, campeão das últimas três edições (2017, 2018 e 2019), encontrou dificuldades para se classificar no Paulistão 2020, conseguindo uma vaga para as quartas de final na última rodada da fase de grupos, na vitória de 2 a 0 contra o Oeste.
Com Palmeiras e Corinthians avançando de fase, as duas equipes se encontraram na grande final e após um jogo truncado e de poucas chances criadas, a partida de ida acabou empatada em 0 a 0 na Neo Química Arena. Já na volta, o Verdão levava a melhor desde os 49 minutos do segundo tempo, com um gol de cabeça do atacante Luiz Adriano. Porém, foi no último lance do jogo, aos 97 minutos, que o Timão empatou o jogo após Gustavo Gómez derrubar o Jô dentro da área em um pênalti - visto pela imprensa e torcedores - como “infantil”, levando a disputa para as penalidades. No final, o Palmeiras se sagrou campeão após 12 anos, tirando a chance do tetracampeonato do seu rival.

Tal edição aconteceu no período da pandemia da Covid-19, o que consequentemente, afastou as torcidas dos estádios e impediu que o espetáculo fosse ainda maior. Já nesta edição (2025) - longe dos perigos pandêmicos - o destino quis novamente um derby cheio de emoções para a final, com um roteiro parecido da edição de 2020. O Palmeiras, que conseguiu sua vaga para as quartas na última rodada do Paulistão, na vitória de 3 a 2 contra o Mirassol, também chega para esta final como campeão dos últimos três anos consecutivos do torneio (2022, 2023 e 2024). A diferença é que logo no Allianz Parque, o Verdão sofreu uma derrota de 1 a 0 com gol do atacante Yuri Alberto, proporcionando mais emoções para o jogo da volta na Neo Química Arena.
Palmeiras ainda acredita no título
Após a derrota dentro de casa na partida de ida, o lateral-esquerdo do Verdão, Joaquín Piquerez, desabafou na entrevista pós jogo e disse que Corinthians “só chegou uma vez e fez o gol” e acredita no título paulista: “Palmeiras vem de três finais virando no 2° jogo”
O jogador uruguaio, se refere aos confrontos contra os times São Paulo, Água Santa e Santos, no qual o Palmeiras reverteu a desvantagem em todos os confrontos. Em 2022, a equipe alviverde perdeu para o tricolor paulista no Morumbis por 3 a 1, e reverteu o placar com uma goleada de 4 a 0 no Allianz Parque. No ano seguinte, o Palmeiras havia perdido por 2 a 1 na Arena Barueri, para o Água Santa - perdendo a chance de ser campeão invicto daquela edição. Repetindo o mesmo placar da final anterior no jogo da volta, o Verdão aplicou um sonoro 4 a 0 em seu estádio, conquistando o bicampeonato. Por fim, no ano de 2024, foi a vez do Santos se tornar uma outra vítima do Palmeiras. Após a vitória por 1 a 0 na Vila, a equipe palestrina novamente reverteu o placar no jogo de volta em seu estádio, vencendo o jogo por 2 a 0 e conquistando o tricampeonato.
Apesar do resultado, Corinthians mantém pés no chão
Claro que o alvinegro conseguiu buscar uma excelente vantagem no Allianz Parque ao vencer o primeiro jogo da final do campeonato, mas ainda não tem nada ganho, muito menos fácil.
Além do clube alviverde ter viradas nas últimas finais do estadual, o timão vem sofrendo com a defesa durante o ano, principalmente em bolas aéreas e sofrendo gols na maioria dos jogos. Os exemplos mais recentes em jogos decisivos são nas partidas pela pré-Libertadores, as quais o Corinthians enfrentou clubes abaixo tecnicamente, mas mesmo assim sofreu muitos gols, principalmente contra o Universidad Central, da Venezuela, tomando dois gols em casa.
No entanto, o clube sofreu apenas 1 gol nos últimos 4 jogos e a defesa se firmou com os zagueiros Gustavo Henrique e Félix Torres, o que pode ser um trunfo.
Ramon Díaz já demonstrou ser um treinador experiente, campeão da Libertadores pelo River Plate, logo sabe que administrar a vantagem pode ser perigoso com um time tão forte mental e tecnicamente do outro lado.
Esse Derby promete entrar para a história, independente do resultado. Podendo marcar a volta do Corinthians aos títulos ou a continuação da supremacia verde no maior estadual do país.
O clube alvinegro contará com mais de 48 mil pessoas no estádio para fazer valer a vantagem de um gol para voltar a levantar taças em Itaquera. Já o Palmeiras aposta suas fichas no ataque jovem e estrelado com Vitor Roque e Estevão para diminuir a vantagem e virar o placar, ficando assim com o título na casa de seu maior rival.