Corinthians e Grêmio empatam em jogo alucinante

O confronto se tornou a partida com mais gols nessa edição do Brasileirão
por
Daniel Santana Delfino
|
22/09/2023 - 12h

 

Nesta segunda-feira, na Neo Química Arena, Corinthians e Grêmio fizeram uma partida histórica pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 4 gols para cada lado e 8 goleadores diferentes, o confronto é o jogo com o maior número de gols na atual edição do Brasileirão.

.......
Corinthians e Grêmio empataram em 4 a 4 na Neo Química Arena Foto: Mauro Horita/Getty Images
 

O duelo começou com a equipe gaúcha utilizando de ataques pelo meio, explorando a fraqueza do adversário. Cássio foi obrigado a agir e defendeu chutes de Nathan e JP Galvão após erros da zaga corinthiana. O ataque do Corinthians optou pelos contra-ataques, mas só chutou uma vez em 20 minutos.

Os gaúchos fizeram questão de trocar passes e foram recompensados. Nathan roubou a bola do Fábio Santos pela direita, acionou Cristaldo e correu para a área. O argentino mandou lindo passe para o camisa 14, que abriu o placar após se livrar do goleiro adversário.

Vanderlei Luxemburgo no CT Joaquim Grava/ Foto: Rodrigo Coca/Corinthians
Nathan comemorando o primeiro gol em Corinthians x Grêmio, jogo do Campeonato Brasileiro. Foto: Victor Froes/Estadão
 

Cinco minutos depois, o time visitante não teve problemas para ampliar o placar. Em uma transição ofensiva, Reinaldo cruzou para a área e encontrou Cristaldo, que apareceu nas costas da defesa e com habilidade cabeceou para o gol de Cássio. A equipe da casa procurou uma reação no ataque com Yuri Alberto, que tentou um golaço de voleio, mas foi bloqueado por Gabriel Grando, e logo após Rojas desperdiçou uma oportunidade clara dentro da área e mandou a bola para a arquibancada.

O Corinthians aumentou o ritmo nos minutos finais do primeiro tempo, Pedro saiu da marcação na ponta esquerda e passou rasteiro para Renato Augusto, que foi derrubado por Villasanti na grande área. Wilton Pereira Sampaio apitou o pênalti e Fábio Santos chutou forte para diminuir o placar.

.......
Início da reaçao com Fábio Santos comemorando gol em Corinthians x Grêmio.
​​​​​Foto: Caio de Sousa/Estadão
 

 

O Corinthians empatou no início dos acréscimos, Rojas obrigou Grando a fazer uma bela defesa, que resultou no escanteio. O paraguaio lançou a bola para Lucas Veríssimo, que cabeceou e fez seu primeiro gol com a camisa do Corinthians. Antes do apito final, Maycon fez um lindo lançamento para Yuri Alberto, que apareceu entre os zagueiros e cabeceou para o gol, fazendo a torcida explodir na comemoração. Corinthians virou o jogo em um intervalo de 6 minutos.

Vanderlei Luxemburgo no CT Joaquim Grava/ Foto: Rodrigo Coca/Corinthians
Yuri Alberto celebra gol da virada sobre o Grêmio em partida do Campeonato Brasileiro. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

 

O Grêmio entrou mais concentrado no segundo tempo e empatou o placar em apenas cinco minutos. Everton Galdino, que substituiu Nathan, recebeu passe de Galvão, limpou e, sem as marcações apertadas de Fábio Santos e Moscardo, marcou um golaço em Itaquera.

Suárez não poderia deixar este jogo emocionante sem marcar. Em nova jogada pela direita, o time visitante superou as dificuldades com o uruguaio, que recebeu passe de Villasanti e venceu Cássio no chute rasteiro. Foi o primeiro gol da lenda do Uruguai fora da Arena do Grêmio no Brasileirão.

Vanderlei Luxemburgo no CT Joaquim Grava/ Foto: Rodrigo Coca/Corinthians
Suárez comemora gol do Grêmio sobre o Corinthians em partida do Campeonato Brasileiro. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

 

O técnico do Corinthians colocou Wesley e Giuliano no lugar de Pedro e Moscardo, e viu sua ação dar resultado aos 21 minutos. Wesley acionou Giuliano com um drible em uma jogada individual pela lateral, e o camisa 20 deu um leve toque para o gol, e empatou o jogo. O Corinthians tentou ficar à frente no placar, principalmente com Wesley na esquerda, mas a defesa do Grêmio prevaleceu. Nos minutos finais de jogo, os gaúchos pediram pênalti após um toque na mão de Yuri Alberto, mas Wilton Pereira Sampaio e o VAR não marcaram.

 

O PÊNALTI NÃO MARCADO

 

De acordo com o site UOL, a comissão de arbitragem da CBF, reconheceu o erro do Wilton Pereira Sampaio, que foi afastado após a divulgação do áudio do var.

Aos 49 minutos da segunda etapa, o atleta número 9 da equipe de branco e preto (Yuri Alberto), em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal, intercepta um cruzamento à área. O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza a infração de pênalti, portanto uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação" disse Pericles Bassols, gerente técnico do VAR após analisar o lance.

A explicação para a movimentação, tanto em campo quanto na cabine, foi que Yuri Alberto estaria em posição natural para disputar a bola – que sem dúvida o atingiu diretamente no braço.

Corinthians e Grêmio jogam ainda esta semana. O Timão enfrenta o líder Botafogo na sexta-feira (21), enquanto os gaúchos enfrentam o Palmeiras um dia antes.