A primeira partida pela semifinal da Sul-Americana entre Corinthians e Fortaleza terminou empatada na Neo Química Arena. O jogo ocorreu nesta quinta-feira (26), e deixou em aberto o confronto que se estenderá para a partida de volta, no dia 03 de outubro na Arena Castelão, em Fortaleza.
No início do jogo, o time de Juan Pablo Vojvoda, tomou iniciativa e começou pressionando a equipe da casa com a tentativa de abrir o placar. Assim, aos 21 minutos de jogo o volante José Welison aproveitou o belo cruzamento de Marinho para subir mais alto que a zaga corinthiana e abriu o placar para o tricolor de aço. O gol foi inicialmente anulado pelo árbitro Esteban Ostojic, devido a uma suposta ação faltosa em Fábio Santos, mas foi confirmado após o árbitro revisar no VAR.
Com vantagem no placar, o Fortaleza que pressionava desde o começo, tomou uma reação mais defensiva e buscou o controle do jogo. Por outro lado, o Timão cresceu no restante do primeiro tempo e tentou a qualquer custo o empate.
Aos 40 minutos do primeiro tempo, com uma jogada linda de Fagner que acertou um belo chapéu no Zé Welison, a bola sobrou para Renato Augusto, que com um lindo passe para o Yuri Alberto, que fez o “facão” entre os defensores do Fortaleza, deixou o camisa 9 em condições de finalizar no canto do João Ricardo e empatar a partida.
Ainda no primeiro tempo teve um lance polêmico. Em jogada individual, Marinho invadiu a área, fintou o Fábio Santos e foi derrubado pelo lateral. Apesar do choque na área, o atacante do Leão se jogou pouco antes do impacto e valorizou a queda, levando o árbitro a não marcar o pênalti no lance.
Na segunda etapa, o Corinthians levou perigo com Wesley na esquerda e o Fortaleza com Yago Pikachu pela direita. Apesar disso, sem muitas chances criadas, o jogo terminou empatado.
Na semana que vem, na Arena Castelão, Fortaleza e Corinthians decidem a vaga para a final da Sul-Americana, às 21h30. Um dia depois, ocorrerá o jogo de volta da outra chave do torneio, entre LDU e Defensa y Justicia. O primeiro confronto entre eles ocorreu na última quarta-feira (27), com uma vitória por 3 a 0 para o LDU.