Corinthians é campeão do Brasileirão feminino

Timão goleia Internacional em jogo com recorde de público e conquista o tetra
por
Lucas G. Azevedo
|
27/09/2022 - 12h

No último sábado (24), Corinthians e Internacional se encontraram na Neo Química Arena para o jogo decisivo do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol. No jogo de ida, as duas equipes empataram no Beira-Rio com um gol para cada lado. Millene marcou para as coloradas e Jheniffer empatou para o Timão. Antes do fim, a lateral-esquerda Belinha, do Inter, foi expulsa após uma consulta ao VAR. 

A partida contou com 36.330 pessoas presentes no estádio e bateu o recorde de maior público no futebol feminino de clubes no Brasil. A marca acabou não durando tanto. No jogo decisivo, a torcida corinthiana compareceu em peso com o apoio da #invasãoporelas, criada por torcedores. Na Neo Química Arena, 41.070 torcedores assistiram de perto a grande final. 

Neo Química Arena lotada de torcedores. Divulgação: Twitter/Corinthians.
Neo Química Arena lotada de torcedores. Divulgação: Twitter/Corinthians.

O número não apenas bateu o recorde da ida, se tornando o maior público no futebol feminino de clubes no Brasil, como também se tornou o maior público da modalidade entre clubes em todo o continente sul-americano.

A competição desse ano também contou com a maior premiação da história, rendendo ao campeão o direito de levar R$1 milhão para casa, enquanto o vice faturou metade desse valor.

A bola começou a rolar as 14h no horário de Brasília, o Corinthians foi a campo com a seguinte escalação:

Escalação do Corinthians. Divulgação: Twitter/Corinthians.
Escalação do Corinthians. Divulgação: Twitter/Corinthians.

O Internacional foi escalado da seguinte forma:

Escalação do Internacional. Divulgação: Twitter/Internacional.
Escalação do Internacional. Divulgação: Twitter/Internacional.

O 1º tempo foi digno da grande final, Corinthians e Internacional se apresentaram para o jogo e fizeram um espetáculo para o torcedor. Logo aos 2 minutos, Gabi Zanotti, meia-atacante do Corinthians, aproveitou um cruzamento para mandar, de cabeça, uma bola para o fundo da rede colorada. Porém, o VAR revisou o lance e encontrou uma falta na origem da jogada, o que acabou anulando o gol.

As brabas, como são chamadas as jogadoras do Corinthians, estavam melhores em campo e chegaram a acertar uma bola no travessão, mas foi o time do Sul que abriu o placar. Aos 13 minutos, foi cobrado um escanteio na área corintiana, a bola foi dividida e acabou sobrando para Sorriso abrir o placar para o Inter.

As coloradas aproveitaram o ânimo do gol e chegaram algumas vezes com perigo, mas logo o time anfitrião se organizou e voltou a controlar a partida. Aos 22 minutos, Yasmim avançou até a linha de fundo pelo lado esquerdo e cruzou para Jaqueline, na segunda trave, pegar de primeira e deixar tudo igual no placar.

O jogo começou a ficar mais confortável para o Timão que passou a criar mais chances até que, aos 45 minutos, as donas da casa viraram o jogo. Em jogada ensaiada na cobrança de escanteio, Tamires cobrou curto para Adriana que devolveu para a lateral-esquerdo que, com muito capricho, cruzou para Diany cabecear, a bola ainda desviou em uma zagueira adversária e tirou as chances da goleira. O Timão foi para o intervalo a frente.

No 2° tempo, o Corinthians não deu chance da conversa no intervalo surtir efeito e, logo no 1º minuto, Gabi Portilho partiu pelo lado direito e rolou na entrada da área para Vic Albuquerque bater de primeira no canto direito e ampliar o placar, 3 a 1.

Comemoração da Vic Albuquerque. Divulgação: Twitter/Corinthians - Rodrigo Gazzanel.
Comemoração da Vic Albuquerque. Divulgação: Twitter/Corinthians - Rodrigo Gazzanel.

O Inter sentiu o gol e a partir daí as Brabas dominaram o jogo. Apesar de ter criado chances, o placar permaneceu o mesmo até que, aos 46 minutos, Jheniffer aproveitou um cruzamento para fechar a conta e decretar a vitória, 4 a 1.

Esse foi o 4º título do Corinthians na competição, o terceiro seguido. Além disso, foi a sexta final consecutiva do time de Itaquera.

Comemoração do título pelas jogadoras do Corinthians. Divulgação: Twitter/Corinthians - Rodrigo Gazzanel.
Jogadoras do Corinthians levantando o troféu. Divulgação: Twitter/Corinthians - Rodrigo Gazzanel.

Pelo lado colorado, essa foi a 1ª final disputada pelas meninas, além disso, garantiram a participação do Inter na Libertadores de 2023, outro feito inédito.

Agora, o time do Sul direciona sua atenção para o Campeonato Gaúcho. Enquanto o Timão foca no Paulista e começa a olhar para a Libertadores desse ano.