Depois de um mês conturbado o treinador Vanderlei Luxemburgo foi anunciado na segunda feira (01), o contrato de Luxa com o Timão vai até dezembro, quando termina também o mandato do presidente Duílio Monteiro Alves.
Vanderlei Luxemburgo já comandou o treino no mesmo dia em que foi anunciado e fez sua estreia com derrota por 2 x 1 contra o Independiente del Valle, na Neo Química Arena, pela fase de grupos da Conmebol Libertadores, no dia seguinte, terça-feira (2).
Esta será a terceira passagem de Luxemburgo no Timão, onde possui uma trajetória de sucesso. No clube alvinegro, foi campeão brasileiro em 1998 e deixou o clube para treinar a seleção Brasileira no ano seguinte, após a saída de Zagallo. Em 2001, em sua segunda oportunidade como técnico do Corinthians, Luxa voltou a comandar um clube após acusações na CPI do Futebol, para vencer o campeonato paulista do mesmo ano.
Após três técnicos, Luxemburgo é o quarto nome a treinar o Corinthians. Fernando Lázaro foi o primeiro comandante, mas saiu do cargo após a derrota para o Argentinos Jrs., no dia 20 de abril. Na mesma data, Cuca foi anunciado como o novo treinador da equipe, entretanto, depois de seis dias no clube e dois jogos, pediu demissão após pressão da torcida, que foi contra sua contratação devido o caso de abuso sexual de uma adolescente de 13 anos na Suíça em 1987, quando era atleta do Gremio.
No meio tempo entre a saída de Cuca e a chegada de Luxemburgo, Danilo Andrade, ídolo da torcida e atual treinador do sub-20 do Corinthians, assumiu o cargo dos profissionais de forma interina, para comandar o time contra o Palmeiras, no dia 29 de abril. O time alvinegro foi derrotado por 2 x 1.
A diretoria do Corinthians buscou outros nomes no mercado que rejeitaram assumir o time, sendo os principais deles o ex-técnico da seleção brasileira Tite e o atual comandante do Internacional, Mano Menezes, ambos com passagens vitoriosas no Timão. Dessa forma, após diversas sondagens a outros treinadores, Vanderlei Luxemburgo foi o nome definido para treinar a equipe.
Há um diagnóstico de dentro do clube que às vezes alguns jogadores não entendem o que significa "ser Corinthians", a carreira vitoriosa do novo treinador do Timão pesou na balança ao contratá-lo.
Vanderlei Luxemburgo tem um longo currículo, os principais títulos são: cinco Campeonatos Brasileiros, sendo um deles pelo Corinthians em 1998, oito Campeonatos Paulistas sendo um pelo Timão em 2001. Além disso, o técnico possui também a Copa do Brasil de 2003, com o Cruzeiro que conquistou a tríplice e coroa (Liga Nacional, Copa Nacional e Estadual). Pela seleção brasileira, foi campeão da Copa América de 1999.