Coreanos dão adeus ao mundial, após uma ótima campanha

Depois de deixar Uruguai pelo caminho na fase de grupos, Coreia do Sul foi presa fácil para o Brasil.
por
Gustavo Zarza
|
07/12/2022 - 12h

Na segunda-feira (05), às 16h, Brasil e Coreia do Sul se enfrentaram valendo a vaga nas quartas de final no Estádio 974. Uma hora antes do jogo saiu  a escalação da Coreia, deixando evidente qual seria a estratégia. Com duas linhas de quatro e somente Son e Cho à frente, os coreanos iriam se defender e apostar na velocidade do seu contra-ataque.

 

Pelo que apresentou na competição, especialmente na virada contra Portugal por 2 a 1 na última rodada da fase de grupos, a Coreia indicava que poderia dar trabalho ao Brasil. Mas aos 6 minutos do primeiro tempo, Raphinha fez uma boa jogada e tocou para Vinícius Júnior fazer o gol.

 

Nos primeiros minutos de jogo a defesa da Coreia, que seria fundamental para cumprir a risca a estratégia pensada antes do jogo, parecia não se entender, sentindo a pressão do jogo. Após uma jogada que não representaria tanto perigo, o volante Jung fez um pênalti muito infantil em cima de Richarlison. Neymar bateu e colocou o Brasil com dois gols de vantagem à frente.

neymar
Neymar desloca o goleiro ao bater o pênalti. Foto: Globo Esporte

Depois de um apagão nos minutos iniciais, a Coreia tentou se reestabelecer, buscar mais segurança para começar a competir. Tentavam jogadas pelo lado esquerdo, mas sem muito sucesso. Heechan teve uma boa tentativa e Alisson defendeu seu ótimo chute.

 

A equipe asiática parecia estar com mais segurança, até Richarlison tabelar com os zagueiros do Brasil na entrada da área e marcar mais um gol. 3 a 0.

 

A partir do terceiro gol os coreanos se lançaram, a estratégia inicial não atingiu seu objetivo, e a chance de vexame era maior. Os coreanos deram o contra-ataque para o Brasil, e em boa trama, Paquetá fez o quarto gol brasileiro ainda na primeira etapa.

 

No segundo tempo o Brasil veio mais tranquilo, em um clima de vitória garantida. A Coreia até tentava, mas parava em Alisson. Depois de algumas tentativas, aos trinta minutos do segundo tempo, após uma bola rebatida na área, Paik Seung-Ho acertou um belo chute e diminuiu o placar, 4 a 1. Mas não foi suficiente.

coreanos
Coreanos se abraçam após o gol. Foto: Sportbuzz

Os asiáticos foram com a estratégia certa, porém, não contavam com o improviso brasileiro, que acabou com todo o sonho coreano. A Coreia sai orgulhosa dessa Copa, além de apresentar um bom futebol, venceu de Portugal e deixou o Uruguai pelo caminho.

Apesar da campanha, chegando as oitavas de final pela terceira vez na história, o técnico Paulo Bento anunciou sua saída do cargo na entrevista coletiva após o final da partida. O treinador estava no comando da equipe desde 2018.