A maioria dos matches das oitavas de final da Copa do Mundo de Xadrez se encerraram na etapa de clássicas. Os Grandes Mestres (GMs) Magnus Carlsen, Dommaraju Gukesh, Nijat Abasov, Fabiano Caruana, Dominguez Perez Leinier, Arjun Erigaisi e Rameshbabu Praggnanandhaa garantiram suas vagas durante as partidas pensadas e aproveitaram um dia de descanso para a próxima fase. O único duelo que avançou às etapas de rápidas foi o do GM russo Ian Nepomniachtchi contra o indiano Vidit Gujrathi. O russo, duas vezes vice-campeão do Campeonato Mundial de Xadrez, acabou sendo eliminado ao empatar quatro partidas seguidas e sofrer duas derrotas na última série.
O duelo entre o número 1 do mundo, Magnus Carlsen, contra o ucraniano Vasyl Ivanchuk foi resolvido com duas vitórias para Carlsen. Jogando de brancas na primeira partida, o norueguês disputou uma batalha difícil contra Ivanchuk, mas pouco a pouco tornou a posição cada vez mais confusa e forçou um erro do ucraniano, e assim, conseguiu o primeiro triunfo. Na segunda, Ivanchuk jogou precisando de uma vitória para levar o match ao desempate, mas Carlsen forçou muitas trocas e chegou ao final do jogo com um peão a mais, fazendo com que Ivanchuk, sem chances de vitória, abandonasse a partida. Ao final da partida, em entrevista, Magnus ainda afirmou que seu adversário chegou a oferecer um empate, algo que já garantiria sua classificação, mas a oferta foi recusada pelo norueguês, que disse: “Eu não sou comumente conhecido por ser piedoso”.
Outro fato curioso do match foi a rapidez de Ivanchuk em seus movimentos. Nas partidas clássicas dessa Copa, cada jogador tem 90 minutos, além de um acréscimo de 30 minutos após o lance 40 e 30 segundos de incremento por lance. O ucraniano, entretanto, abandonou a segunda partida ainda tendo uma hora e oito minutos restantes, além dos acréscimos, enquanto Magnus só tinha mais 15 minutos. Apesar de já ter sido campeão mundial de blitz (três minutos para cada jogador com dois segundos de incremento por lance), inclusive contra o próprio Magnus Carlsen, enfrentar um dos maiores enxadristas da história em um ritmo tão acelerado não teve um bom resultado.
Em outro confronto muito esperado, o GM americano Fabiano Caruana, atualmente na terceira posição do ranking mundial, enfrentou o polonês Jan-Krzysztof Duda, número 19 do mundo e atual campeão da competição. Na primeira rodada, ambos tiveram a incrível precisão de 98.8% segundo os computadores, e a partida terminou empatada. Na segunda, o polonês jogou de brancas e buscou evitar um desempate nas rápidas, mas foi Caruana que ditou o ritmo da partida e encontrou os melhores lances, avançando para a próxima fase.
Ian Nepomniachtchi, atualmente número 5 do mundo, enfrentou o indiano Vidit Santosh Gujrathi, que com 2723 pontos, é o vigésimo terceiro do ranking mundial. O equilíbrio entre os jogadores já era esperado, com dois empates nas clássicas o duelo avançou às rápidas, onde empataram mais duas vezes na primeira série. (A etapa de desempate ocorre nas rápidas, em que a primeira série começa com 25 minutos para cada jogador, além de 10 segundos de incremento por lance. Em caso de empate, mais uma série de dois jogos é realizada, assim seguindo até que um dos jogadores conquiste uma vantagem definitiva).
Na primeira partida, após um meio-jogo extremamente disputado, com boas chances para ambos os lados, uma imprecisão do russo fez com que Gujrathi chegasse ao final do tabuleiro com um peão há poucos lances de ser promovido. Essa vantagem fez com que Nepo ficasse com suas peças engessadas, e o indiano pôde ir pouco a pouco desestabilizando a posição do russo, que rapidamente abandonou a partida. O segundo jogo teve rumo parecido com a do match de Hikaru Nakamura e Praggnanandhaa, na rodada anterior. Nepo jogou de pretas, e precisou buscar uma vitória contra um excelente jogador. Por conta dessa urgência, o russo acabou se apressando em seu ataque, deixando Gujrathi em posição confortável. Apesar de algumas imprecisões de ambos os lados, o indiano conseguiu mais uma vitória, avançando na competição.
Com isso, restam apenas oito jogadores na competição. Como partidas em destaque para a próxima rodada, vale ressaltar o embate entre dois jogadores presentes no top 10 mundial, o confronto entre Magnus Carlsen e o prodígio indiano Gukesh. O campeonato ainda conta com a presença de quatro Grandes Mestres indianos, mas pelo menos um deles se despede nas quartas de final. Arjun Erigaisi enfrenta Praggnanandhaa, ambos com a mesma faixa de idade. Gujrathi enfrenta o azerbaijano Nijat Abasov, que vem surpreendendo desde o início da competição, eliminando o top-7 mundial Anish Giri. Fabiano Caruana enfrenta o compatriota Dominguez Perez, décimo sexto no ranking mundial com 2739 pontos.
Copa do Mundo de Xadrez Feminina chega a semifinal
No torneio feminino, a competição já alcança a semifinal, restando quatro enxadristas na busca pelo título. Dentre as jogadoras, a búlgara Nurgyul Salimova se destaca por ser a única que ainda não conquistou o título de Grande Mestre, o mais alto da FIDE. A jogadora tem 2403 pontos de rating e ainda é ranqueada como Mestre Internacional.
Na semifinal, a búlgara enfrenta a ucraniana Anna Muzychuk, que vem de vitórias contra a GM alemã Elisabeth Paehtz e sua própria irmã, Mariya Muzychuk. Na outra chave, a número 3 do ranking feminino Aleksandra Goryachkina, da Rússia, joga contra a chinesa Tan Zhongyi.
É possível acompanhar todas as partidas pelos canais da FIDE no Youtube ou através de plataformas como o Chess.com e o Lichess.com, que mostram a partida lance a lance com análises de computador. O torneio ocorre até o dia 25 de agosto, com o Feminino se encerrando um pouco mais cedo, no dia 22.