Conheça os principais candidatos à prefeitura de Guarulhos (SP)

Assim como na capital paulista, município enfrenta eleição polarizada
por
Matheus Henrique
|
25/09/2024 - 12h

Na cobertura eleitoral da disputa à prefeitura de Guarulhos, a AGEMT fará reportagens com perfis dos principais candidatos. Como critério, foram considerados os candidatos que marcaram acima de 10% nas pesquisas de intenção de votos registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O segundo mandato de Gustavo Henric Costa, conhecido como Guti (PSD), à frente da Prefeitura de Guarulhos, a maior cidade não capital do Brasil e uma das principais da Região Metropolitana de São Paulo, chega ao fim em 2024. De acordo com o Instituto Real Time Big Data divulgado em 20 de agosto, o atual mandatário mantém uma aprovação de 57% da população guarulhense. Apesar da sua aprovação, o candidato apoiado pelo atual gestor, Jorge Wilson, não lidera a pesquisa, que inclui seis concorrentes disputando o cargo.

Elói Pietá, Solidariedade, Coligação Experiência e Futuro para Guarulhos (MDB / União Brasil / Solidariedade)

L
Pietá, figura histórica do PT, busca pela terceira vez o cargo de prefeito, agora pelo Solidariedade - Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

Nascido em Gaurama, Rio Grande do Sul, Pietá acumula mais de quatro décadas de experiência na política, principalmente pelo Partido dos Trabalhadores (PT), do qual foi um dos fundadores. Ele se desvinculou da legenda em 2024, criticando duramente o diretório do partido em Guarulhos. Aos 80 anos, é advogado e professor e disputa seu terceiro mandato, já tendo sido prefeito entre 2001 e 2008. Seu programa de governo começa com uma crítica contundente às decisões tomadas pela atual gestão municipal, como o fechamento da empresa de zeladoria urbana PROGUARU e o processo de concessão da SAAE. Na área da saúde, promete a contratação de novos profissionais e a ampliação do horário de funcionamento das UBS. Na educação, pretende aumentar o número de creches e construir novos CEUs, além de novas escolas — sem especificar números exatos. No transporte, promete ampliar o tempo de uso do bilhete único. O plano apresentado é vago, sem precisão quanto à quantidade de obras e aos bairros que receberão o investimento, além de não fornecer informações sobre o investimento necessário.

A escolhida para compor a chapa de Pietá é a empresária de 47 anos, Fran Corrêa, do MDB, que em 2020 disputou o comando do município, obtendo pouco mais de 60.000 votos. Corrêa, que também é presidente do MDB em Guarulhos, foi recentemente cobrada pela prefeitura da cidade por uma dívida de 60 milhões em IPTU atrasado.

Jorge Wilson "Xerife do Consumidor", Republicanos, Coligação Guarulhos, Bora Resolver! (PP / Republicanos / PODE / Federação PSDB/Cidadania / Mobiliza / PRTB / PSD)

H
Jorge Wilson é o candidato apoiado por Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Guti, prefeito de Guarulhos - Foto: Agência Alesp

Empatado tecnicamente com Pietá, Jorge Wilson Gonçalves de Mattos, conhecido como 'Xerife do Consumidor', é o candidato apoiado pelo atual prefeito de Guarulhos, além de Tarcísio de Freitas e Jair Messias Bolsonaro. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela FIG-Unimesp e em Jornalismo pela UnG - Universidade de Guarulhos, fez carreira atuando em prol da defesa do consumidor, ganhando popularidade com o quadro “Xerife do Consumidor” no programa Balanço Geral, exibido pela Record TV. Atualmente, está em seu terceiro mandato como deputado estadual e exerce a função de Líder do Governo na Assembleia Legislativa. Em 2024, o projeto de lei de sua autoria, que propunha a mudança do nome da atual Estação CECAP para CECAP - Mamonas Assassinas, foi negado por Tarcísio de Freitas. O concorrente pela chapa do "Xerife" para o cargo de vice era o candidato Professor Jesus (Podemos), que, no último mês, teve sua candidatura rejeitada devido a um processo por improbidade administrativa relacionado à criação de cargos quando era presidente da Câmara Municipal. Edna Sarlo (PRTB), conhecida como Edna da Saúde e que disputa sua primeira eleição, é a nova candidata a vice da chapa.

O candidato promete a construção de novas unidades escolares e novos CEUs, a criação do Centro de Esportes Olímpicos e Paralímpicos, da "Secretaria da Mulher e Família" e o "Observatório Municipal de Segurança Pública", que analisará dados de criminalidade e violência, com a promessa de auxílio na formulação de políticas públicas e redução da criminalidade.

Relacionado a transporte, o plano de governo do candidato inclui a implantação da "Catraca Livre" aos sábados e a criação de um aplicativo que permitirá aos usuários acessar informações em tempo real sobre o sistema público de transporte.

Lucas Sanches, Partido Liberal, Coligação A Mudança Começa Agora (PL / PMB / DC / NOVO)

l
Marcando o racha no PL em Guarulhos, Sanches não conta com o apoio da maior personalidade do partido - Foto: Reprodução/Facebook

O engenheiro civil de 28 anos é apoiado por Waldemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), o que marca uma divisão no partido na cidade. Com 20% das intenções de voto, seu primeiro mandato como vereador de Guarulhos tem sido marcado por algumas polêmicas, incluindo acusações de seu ex-chefe de gabinete, Caíque Marcatti, sobre um esquema de rachadinha e a condução de um esquema de desinformação eleitoral que supostamente disparava informações falsas visando prejudicar seus adversários. O candidato, por meio de suas redes sociais, também informou que sofreu duas ameaças de morte durante uma caminhada no bairro do Pimentas, em Guarulhos. Em sabatina realizada pelo UOL/FOLHA, Sanches afirmou: "Não enxergo que tenho um adversário na direita, sendo o Xerife do Consumidor uma criação do PT. A única direita que existe em Guarulhos é a do PL". O vereador Thiago Surfista (NOVO), que também estava concorrendo à prefeitura, agora concorre como vice na chapa de Sanches.

O plano de Sanches na área da saúde inclui a reforma de todas as UBS do município. Além disso, apresenta a proposta "Remédio em Casa" para pacientes que fazem uso contínuo de medicação. Na educação, o plano prevê a abertura de escolas aos finais de semana, além da implementação de Escolas Cívico-Militares. Em segurança pública, propõe a instalação de câmeras de segurança com reconhecimento facial, o mapeamento preventivo para coibir os "pancadões" e o aumento do efetivo da Guarda Municipal.