Conheça os principais candidatos à prefeitura de Goiânia (GO)

Veja os nomes em destaque na disputa pela prefeitura de Goiânia e quais são suas propostas para o futuro da cidade.
por
Luane França
|
01/10/2024 - 12h

Na cobertura eleitoral da disputa à prefeitura de Goiânia, a AGEMT fará reportagens com perfis dos principais candidatos. Como critério, foram considerados os candidatos que marcaram acima de 10% nas pesquisas de intenção de votos registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Adriana Accorsi

Adriana Accorsi na Câmara dos Deputados  - Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados
Adriana Accorsi na Câmara dos Deputados  - Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Adriana Sauthier Accorsi, mais conhecida como Delegada Adriana Accorsi, é a candidata à prefeitura de Goiânia, tendo como vice o professor Jerônimo Rodrigues, do Partido Socialista Brasileiro (PSB) . Atualmente, Adriana é deputada federal filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ela nasceu em Itapuranga em 17 de março de 1973, é formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especializou-se em Segurança Pública e Ciências Criminais.

A candidata participa da militância político-partidária desde a infância. Na década de 1990, participou de atividades políticas da juventude do PT, chegando a presidir a juventude do partido. Sua participação na militância cessou apenas quando foi aprovada em um concurso para delegada estadual no ano 2000.

Ela também participou ativamente das campanhas de seu pai, o ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi, atuando como líder da juventude petista. Em janeiro de 2013, foi convidada pelo prefeito Paulo Garcia (PT) para assumir a Secretaria Municipal de Defesa Social. Em 2014, a delegada se candidatou a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e se tornou a primeira candidata petista eleita para o cargo. Em 2016, concorreu à prefeitura de Goiânia, mas terminou a eleição em quinto lugar.

Em 2018, foi reeleita deputada estadual, sendo a quinta mais votada no estado de Goiás. Em 2020, tentou novamente a prefeitura de Goiânia e obteve o terceiro lugar.

Em 2022, Adriana Accorsi foi uma das dez pessoas mais votadas para o cargo de deputada federal em sua primeira eleição para este cargo pelo estado de Goiás, conquistando a sexta posição no ranking de votação. Sua candidatura é focada em segurança pública e na defesa de minorias.

Na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), o Plano de Governo de Adriana Accorsi para Goiânia visa transformar a cidade em um lugar moderno, sustentável e inclusivo, com foco no bem-estar das pessoas e no desenvolvimento urbano. O plano abrange várias áreas-chave, começando pela governança, com a intenção de melhorar a gestão da prefeitura, implementar um planejamento estratégico mais eficiente, adotar novas tecnologias para serviços digitais e promover a participação cidadã. Na área de mulheres, o objetivo é fortalecer a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, promovendo proteção, apoio, justiça, saúde integral e educação para a igualdade de gênero, entre outras propostas.

 

 

Sandro Mabel

Sandro Mabel na tribuna da Câmara dos Deputados, discursando para os parlamentares - Foto: Câmara dos Deputados
Sandro Mabel na tribuna da Câmara dos Deputados, discursando para os parlamentares - Foto: Câmara dos Deputados

Sandro da Mabel Antônio Scodro, conhecido como Sandro Mabel, empresário e sócio-proprietário da MABEL, uma fabricante de bolachas com sede em Goiânia, fundada por sua família cinco anos antes de seu nascimento, é o candidato à prefeitura da cidade. Ele conta com a tenente-coronel da Polícia Militar, Cláudia Silva Lira, do partido Avante, como sua candidata a vice. Atualmente, Sandro Mabel é filiado ao União Brasil (UB).

Mabel iniciou sua carreira em 1992, candidatando-se à prefeitura de Goiânia, na época filiado ao PMDB, mas acabou sendo derrotado por Davi Accorsi, do Partido dos Trabalhadores (PT) . Nas eleições de 2024, sua maior concorrente é a deputada federal Adriana Accorsi, que é filha de Davi. Em 1990, Sandro Mabel se elegeu deputado federal pelo estado de Goiânia. Após quatro anos, conseguiu uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília, onde contabilizou cinco mandatos como deputado federal, entre 1995 e 2015.

Suas principais propostas envolvem a mobilidade, permitindo que motocicletas possam transitar pelos corredores de ônibus, acelerando o fluxo do trânsito, com a garantia de que a medida é segura e não aumenta o risco de acidentes. 

Para a segurança, o candidato quer fazer o uso de drones para fiscalizar escolas da capital, em conjunto com a forças de segurança, como a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, a Polícia Militar de Goiás e a Polícia Rodoviária. Segundo o empresário, um guarda fica dentro de um carro e consegue monitorar várias escolas simultaneamente e, quando o vigia perceber uma movimentação estranha, aciona a polícia, que chegará no momento da ação suspeita.

Já no campo da saúde, prometeu que, caso eleito, vai promover atendimento pediátrico 24 horas nas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) e Centro de Atenção Integrada à Saúde da cidade assegurando o funcionamento da ação, valorizando o profissional da pediatria "dentro do que for possível". 

Sandro Mabel nasceu em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, em 1958. É técnico em Contabilidade e Administração de Empresas pela Associação de Ensino de Ribeirão Preto, SP - UNAERP. Também foi assessor especial da presidência da República, quando Michel Temer, do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), era presidente, cargo que assumiu após o golpe que destituiu a presidenta Dilma Rousseff (PT) em 2016.