Na cobertura eleitoral da disputa à prefeitura de Belo Horizonte, a AGEMT fará reportagens com perfis dos principais candidatos. Como critério, foram considerados os candidatos que marcaram acima de 10% nas pesquisas de intenção de votos registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na cidade do Mineirão, Belo Horizonte, os moradores se preparam para as eleições municipais que irão ocorrer dia 6 de outubro deste ano. Os 10 candidatos para prefeito são variados e 2 disputam o segundo lugar nas pesquisas, conheça suas propostas e partidos.
Mauro Tramonte - Republicanos
Bacharel em Direito, jornalista e apresentador há 16 anos do programa Balanço Geral da Record TV Minas, o candidato iniciou sua carreira política quando concorreu para vereador em Poços de Caldas pelo PMDB no ano de 2004.
Filiado ao Republicanos, Mauro Tramonte foi o segundo deputado estadual mais votado no Brasil e o mais votado de Minas Gerais no ano de 2018 pelo PRB. Tem como vice Luísa Barreto, ex-secretária de Planejamento e gestão de Minas Gerais do governo de Romeu Zema e ex-candidata à prefeita da cidade de Belo Horizonte pelo PSDB em 2020.
Em sua campanha reforça as áreas da saúde, transporte e educação. Com o plano “Zap da Saúde”, as consultas e exames serão confirmadas pelo aplicativo Whatsapp para evitar consultas perdidas. Para a redução de filas e a falta de médicos, o “Corujão da Saúde” e a parceria com faculdades de medicina estão nos seus projetos. Na educação, as vagas de creches para crianças de 0 a 3 anos vão ser ampliadas e terá o fortalecimento do “Programa Saúde nas Escolas”. Em suas propostas para transporte, temos a “Gestão Inteligente do Trânsito” e a implantação de Wi-fi gratuito nos ônibus.
Fuad Noman - PSD
Atual prefeito da cidade de Belo Horizonte, Fuad assumiu o cargo após a renúncia de Alexandre Kalil em março de 2022. Ex-secretário Executivo da Casa Civil da Presidência da República no governo de Fernando Henrique Cardoso e foi Secretário Municipal de Fazenda de Belo Horizonte no primeiro mandato de Kalil, antes de se tornar vice em 2020.
Em julho, anunciou o vereador Álvaro Damião do União Brasil, o político é apresentador da TV Alterosa e radialista na Rádio Itatiaia e responsável pelo o Instituto Bacana Demais, uma instituição voltada para atender crianças, jovens e idosos. Em 2017 teve seu primeiro mandato como vereador e em 2020 foi reeleito.
Em suas propostas Fuad cita a entrega de 12 escolas novas até 2025, a criação de 1.800 vagas para horário integral para crianças, a implantação de um sistema eletrônico de prontuário médico dos pacientes, a criação do Parque Ciliar do Córrego da Onça para o aumento da cobertura vegetal da cidade e a continuação do programa “Estamos Juntos”.
Bruno Engler - PL
Bruno Engler está em seu segundo mandato como deputado estadual pelo Partido Liberal, ao qual é filiado desde 2022, e é coordenador do Movimento Direita Minas. Com uma política conservadora, o candidato tem o apoio do deputado federal Nikolas Ferreira, do mesmo partido.
Em sua chapa tem como vice a Coronel Cláudia Romualdo, que foi anunciada em agosto durante uma convenção do Partido Liberal na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Em suas propostas tem como previsão a criação de salas sensoriais para escolas que tenham alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), a criação de um aplicativo voltado para a área da saúde que possa informar a situação das filas, marcação de consultas e exames em tempo real, além da ampliação da guarda municipal em postos de saúde, escolas e hospitais pela cidade.
Duda Salabert - PDT
Formada em Letras pela PUC-Minas e Gestão Pública na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), foi a primeira pessoa transgênero a se candidatar para o cargo de Senadora da República em 2018. É a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte em 2020 e junto a Erika Hilton foram as primeiras deputadas transgêneros do Brasil.
Duda está na disputa acirrada para o segundo lugar nas pesquisas. A candidata não possui vice em seu primeiro turno, houve negociações com o político Rogério Correia (PT) mas não chegaram a um consenso, Rogério também está na disputa para prefeito de Belo Horizonte.
Seu programa de governo destaca as áreas de educação, saúde e meio ambiente: garantir que os salários dos professores de Belo Horizonte seja o maior entre as capitais, despoluir o Lago da Pampulha para torná-lo navegável, universalizar a água e saneamento básico para toda a cidade. Além disso, seu plano também traz propostas de criar um programa de apoio à saúde dos Guardas Municipais, implantação de VLTs e a revisão dos salários dos servidores de saúde.