Na cobertura eleitoral da disputa à prefeitura de São Paulo, a AGEMT fará reportagens com perfis dos principais candidatos. Como critério, foram considerados os candidatos que marcaram acima de 10% nas pesquisas de intenção de votos registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta reportagem, será apresentado o perfil do candidato José Luiz Datena, do PSDB.
Quem é Datena?
Datena está na disputa pela prefeitura pela segunda vez/Foto: Luis Blanco/Wikimedia Commons
José Luiz Datena é apresentador, jornalista, radialista, locutor esportivo e político, formado na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Ficou conhecido por apresentar o programa policial Brasil Urgente, na TV Band, do qual de licença não remunerada para focar na campanha.
Iniciou sua carreira em campanhas políticas em 2015, quando o Partido Progressista o anunciou como pré-candidato à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2016, mas ele acabou desistindo. Atualmente, Datena está no PSDB, filiado desde abril de 2024.
Desistências eleitorais
Datena já teve quatro desistências em eleições entre 2016 e 2022. Em 2016, anunciou que sairia do PP, após um ano de filiação, alegando que não poderia permanecer no partido por causa da denúncia de um esquema corrupção na época da Lava Jato.
Foi filiado ao PT por 23 anos, mas abandonou o partido em 2015. Antes de se filiar ao seu partido atual (PSDB), passou pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) no qual ficou por apenas quatro meses. O apresentador também tem passagem pelo Democratas, MDB, União Brasil, entre outros. Ao todo, já passou por 11 partidos filiados.
Em 2022, se lançou ao Senado pelo Partido Social Cristão (PSC), mas desistiu, afirmando que a política não era seu espaço natural.
O apresentador já havia sido pré-candidato ao senado em 2018, mas não deu continuidade afirmando que foi aconselhado por amigos e família a desistir. Em 2020, se candidatou para vice-prefeito de São Paulo, mas novamente não deu continuidade, alegando que havia recebido um pedido para continuar no seu programa, o programa policial Brasil Urgente.
E o vice?
Legenda: José Aníbal em uma coletiva/ Foto: Poder360
Presidente do diretório municipal do PSDB em São Paulo, José Aníbal foi o escolhido como vice na chapa. Nascido em Rondônia e com 76 anos, é um nome conhecido por sua trajetória política na capital paulista. Por cinco mandatos, foi deputado federal pelo estado de São Paulo, além disso, também foi senador por São Paulo e vereador da capital.
Aníbal se exilou no Chile e depois na França, durante a ditadura militar, onde concluiu seus estudos em Economia na Universidade Sorbonne. Além de seu histórico legislativo, teve uma atuação relevante na política brasileira, como a criação de Comitês pela Anistia no Brasil.
Principais Propostas
Em parceria com a PM, Datena promete coibir furtos de celulares. Assim, destacando esse objetivo na Operação Delegada, mesmo que o plano de governo não detalhe a execução. Na área da saúde, o peessedebista promete aumentar o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) até às 21h e ampliar o número de UBS’s 24 horas.
O candidato tucano também pretende expandir a telemedicina, facilitando consultas online com especialistas. Datena fala em reforçar o programa Remédio em Casa, que entrega medicamentos diretamente à população, visando melhorar o acesso à saúde em São Paulo.
Sobre a área de habitação, o jornalista diz que o setor privado teria incentivos fiscais para construir casas na periferia. Em relação à educação, o candidato do PSDB propõe atividades nas escolas do município em período integral, como: ensino de idiomas, aulas de reforço e formação técnica e profissional.