Dia 2 (quinta-feira), o Chase Center será o palco do primeiro jogo das Finais da NBA entre Boston Celtics e Golden State Warriors. A final foi decidida no último domingo (29), após a vitória do Celtics contra o Heat; já a equipe dos Warriors, aguardava seu adversário após vencer o Dallas Mavericks, dia 26, em uma série de 5 jogos.
A última aparição da franquia de São Francisco (Golden State Warriors) nas finais foi há dois anos, quando perdeu para o Toronto Raptors. Nessa ocasião a equipe fora prejudicada pelas lesões dos craques Klay Thompson e Kevin Durant.
No entanto, essa é uma ótima fase para a equipe da Califórnia, cujos feitos ficaram marcados na história, como por exemplo: uma sequência de 6 aparições, em finais, em 8 anos, sendo que, das 5 partidas jogadas, em 3 delas conquistou o campeonato; na temporada de 2016/17 bateu o recorde de melhor campanha na temporada regular, com 73 vitórias e somente 9 derrotas, superando o Chicago Bulls da temporada de 1995/96, com 72 vitórias e 10 derrotas; em 2016, Stephen Curry (armador dos Warriors) se torna o primeiro MVP (Most Valuable Player) unânime da história, recebendo todos os 131 votos para primeiro lugar.
Do lado leste, o Celtics não vai à final de NBA desde 2010, quando perdeu para o Lakers em uma série de 7 jogos. Desde lá, Boston passou por uma fase de reconstrução, até conseguir draftar (recrutar jovens que saem do basquete universitário) craques como Jaylen Brown em 2016 e Jayson Tatum em 2017. A partir de então, a franquia vem retomando a competitividade pouco a pouco, voltando a disputar o troféu Bob Cousy (novo nome do troféu de Campeão da Conferência Leste, em homenagem ao ex-jogador). A equipe venceu essa conferência, após perdê-la em 3 ocasiões, em 2016/17 e 2017/18 para Cleveland e em 2020, na bolha da Disney, para Miami.
Caso, neste ano, a equipe de Boston venha a ganhar a NBA, voltará a ser a franquia com mais títulos na história da liga (18), atualmente empatada com os Los Angeles Lakers, com 17 títulos cada. Já o Golden State Warriors, se vencer, se tornará a terceira franquia com mais títulos, no momento empatada com 6 campeonatos conquistados, juntamente com o Chicago Bulls.
Historicamente, essa será somente a segunda vez em que as duas franquias se enfrentam em uma final da NBA, passados 58 anos. Na primeira ocasião, em 1964, o título veio para a equipe celta após uma vitória de 4x1. Esse embate também foi marcado por ser a primeira final em que Bill Russell, lenda de Boston e 11 vezes campeão, enfrentou seu rival Wilt Chamberlain, um jogador que é dono de mais de 70 recordes da liga, dentre eles: 100 pontos em único jogo, 55 rebotes em uma partida, entre outros.
As duas equipes tiveram começos distintos nessa temporada; enquanto era perceptível que o Golden State brigaria pelo título desde o início, o Boston Celtics tinha um começo mais lento, o time também contava com a chegada do novo técnico, Ime Udoka, em sua primeira temporada como treinador.
Ao longo da temporada, os Warriors tiveram a recuperação de Klay Thompson, que não jogava há 2 anos (desde a final perdida contra o Toronto Raptors); porém, mesmo com a sua volta, o time teve um baixo desempenho, resultando em uma queda para a terceira colocação na tabela da conferência oeste.
Para o Celtics, aconteceu exatamente o oposto. O time, que estava mal colocado e não conseguia emendar uma sequência de vitórias, começou a vencer a partir de janeiro, chegando a ficar mais de 10 jogos invictos. Com isso a equipe demonstrou a melhor defesa do campeonato e terminou na segunda posição da tabela do lado leste.
As expectativas para os jogos das finais são as melhores possíveis. Trata-se de dois grandes times e de duas franquias cujas camisas são indiscutivelmente de peso.