Competição noturna traz desafios para Red Bull

Nessa próxima corrida, Max Verstappen pode encontrar dificuldades para a vitória, e Sergio Pérez sofre ofensa de consultor da equipe.
por
Eduarda Teixeira Basso
|
15/09/2023 - 12h

O GP da Singapura acontecerá neste final de semana, sendo o 15° circuito da temporada.Com 4,940 km de extensão, a corrida será composta por 62 voltas.

Esse vai ser o décimo quarto GP disputado no país, sendo realizado desde 2008 no circuito urbano de Marina Bay. Nesse período , o atual campeão mundial Max Verstappen, nunca ganhou nessa pista, e há algumas semanas atrás, declarou ter dificuldades nesse circuito. Isso pode se revelar como uma oportunidade tanto para seu companheiro de equipe, Sergio Perez, que vem apresentando um bom desempenho  na competição, quanto para Fernando Alonso,, que afirmou que Singapura é sua maior chance de vitória. 

Sobre o circuito

Em Marina Bay é o piloto Alemão Sebastian Vettel, quem possui mais vitórias. Já a volta mais rápida pertence ao atual piloto da Haas, Kevin Magnussen,  com a marca de 1m 41s 905. No último GP de Singapura, ano passado , o pódio foi composto por Sergio Perez na primeira posição, seguido por Charles Leclerc e Carlos Sainz. 

A competição  acontece à noite, assim, o circuito contabiliza  1500 refletores, totalizando 3,18 milhões de watts, alimentados por  108 km de cabos elétricos. 

Esse percurso é um dos mais desafiadores para os pilotos, por conta das condições climáticas extremamente quentes do país. O  francês Romain Grosjean relatou que perdeu 4 kg durante a etapa  de  2013. Normalmente os pilotos  perdem no mínimo 1,5 kg. 

Esse ano foram feitas algumas alterações no percurso, antes  com 23 curvas, agora  reduzido a  19. Normalmente em circuitos  de rua, a ultrapassagem é mais difícil, mas com a redução  das  curvas, o percurso  pode  trazer uma emoção maior para a corrida. Com mais de 100 metros a menos no comprimento da pista,  foi acrescentada mais uma volta na corrida, que antes possuía 61. 

ft1
Imagem do novo circuito de Singapura, mostrando quantidade de curvas. Arte por: Insidef1 
ft2


Circuito antigo de Singapura,  mostrando setores de DRS e curvas. Imagem: Site Oficial F1

Acontecimentos nos times 

Hoje (14) a empresa Suíça de automobilismo “Sauber” anunciou a renovação do contrato com o piloto Guanyu Zhou por mais uma temporada. A empresa, atualmente,tem parceria com a Alfa Romeo, mas esse contrato também está para acabar, pois a Audi comprou participação nela, oficializando sua entrada em 2026 na Fórmula 1. 

Ainda se encontram 3 vagas disponíveis para uma possível mudança no grid. As duas posições da Alpha Tauri não estão definidas, nem a posição do piloto da Williams, Logan Sergent. 

O consultor da Red Bull, Marko Helmut, fez um comentário xenofóbico contra um dos pilotos de sua equipe, Sérgio Pérez. Essa semana Marko falou a um programa de televisão da Áustria, que a falta de foco do piloto mexicano está relacionada com sua nacionalidade. “Vamos lembrar que ele (Pérez) é sul-americano e é por isso que sua cabeça não está tão focada quanto a de Max Verstappen ou Sebastian Vettel, mas correr é o seu forte e ele fez uma corrida muito boa”

ft3
Sergio Perez e Helmut Marko Imagem: Esporte News Mundo

 

Mesmo Pérez não sendo sul-americano, o comentário do consultor repercutiu. A declaração que o piloto fez na coletiva do GP de Singapura: “Tive uma conversa particular com ele, ele se desculpou. Essa era a coisa mais importante para mim” declarou Pérez. 

A competição vai passar na BAND, domingo às 9h00. O primeiro treino livre será às 6h30, e o segundo às 10h, na sexta feira. Já sábado acontecerá o terceiro treino livre às 6h30 e seguido pela classificatória às 10h.