Como Podemos Combater as Fake News

As fake news são notícias falsas feitas com a intenção de enganar as pessoas, e já se mostraram muito poderosas em nossa sociedade, por isso todos devem tomar cuidado com o que compartilham.
por
Thomaz G. Cintra
|
16/06/2022 - 12h

Logo no início da pandemia, em abril de 2020, o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que não estávamos apenas lutando contra a epidemia da COVID-19, mas também com uma “infodemia”. Esse termo foi utilizado para se referir ao alto número de informações que são difundidas, verdadeiras ou não, sobre algum tópico em específico, neste caso, a pandemia.

Na minha visão, a melhor maneira de tentar combater as fake news é educando as pessoas, e tentando atingir o maior número delas, por isso, eu diria que investir nessa educação através da internet seria a melhor maneira, visto que é nesse território que mais são passadas fake news à frente. O twitter e o reddit já foram mídias que as pessoas viram se iniciar grandes teorias da conspiração criadas a partir de notícias falsas, como o movimento QAnon ou a Pizzagate.

As escolas também podem ser um meio fundamental para ajudar no combate às fake news, as instituições devem apenas entender que podem auxiliar nessa luta e como devem fazer isso. A jornalista Marinella de Souza, idealizadora do projeto Mídia Na Família e multiplicadora do Educamídia, explica: “As fake news são só a ponta de um iceberg muito maior que envolve a capacidade de acessar, analisar, criar e participar do ambiente informacional de uma maneira mais crítica e mais responsável”, e ela também defende essa tese de que começando a educar as crianças desde cedo nas escolas, ficará muito mais fácil de combater as notícias falsas.

Escola

Segundo ela, o estudo do jornalismo pode auxiliar nessa educação, visto que o trabalho dos repórteres são justamente o de ouvir diversas histórias e fontes diferentes para escrever uma matéria, por isso deve pesquisar e investigar para saber o que deve ou não ser falado. O Diretório Acadêmico de Gestão de Informação, UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), criou sete passos para ajudar as pessoas a identificar as fake news:

  1. Avalie a fonte, o site, o autor do conteúdo: muitos sites publicadores de fake News têm nomes parecidos com endereços de sites de notícias. Portanto, avalie o endereço e verifique se o site é confiável, missão. Também veja se outros conteúdos do site também são duvidosos.
  2. Avalie a estrutura do texto: sites que divulgam fake News costumam apresentar erros de português, de formatação, letras em caixa alta e uso exagerado de pontuação.
  3. Preste atenção na data da publicação: veja se a notícia ainda é relevante e está atualizada.
  4. Leia mais que só o título e o subtítulo: leia a notícia até o fim. Muitas vezes, o título e o subtítulo não condizem com o texto.
  5. Pesquise em outros sites de conteúdo: duvide se você receber uma notícia bombástica que não esteja em outros sites de notícia.
  6. Veja se não se trata de site de piadas: alguns sites de humor usam da ironia para fazer piada.
  7. Só compartilhe após checar se a informação é correta: não compartilhe conteúdo por impulso. Você é responsável pelo que você compartilha.

             Os colégios não precisam ser necessariamente tão técnicos assim ao educar os alunos, até porque eles ainda serão muito jovens, mas essa lista feita pela UFPE, já ajuda bastante no combate às fake news. E se cada vez mais pessoas conhecem esse método ou algo parecido dele, seria de grande auxilia nessa luta.

Tags: