Como a mudança de cidade ou de casa para estudar influencia a vida de jovens

Lorena em Campinas, Mariana em Limeira e Júlia em Bauru. Elas contam como foi o processo de cada uma.
por
beatriz preto gabriele
|
15/11/2022 - 12h

Por Beatriz Gabriele

Com o fim do colégio, as mudanças entram com tudo na vida dos jovens. A hora de fazer escolhas importantes chega e é necessário lindar com um turbilhão de emoções. Escolha de curso, vestibulares, sair de casa e lidar com a saudade são algumas das principais sensações. Lorena, Júlia e Mariana passaram por todas essas questões.  As três viveram a mesma experiência de passar na faculdade, mas vivências muito diferentes na hora de mudar.

Lorena Martinez, que cursa Psicologia na PUC Campinas, conta que como passou na faculdade no início da pandemia, teve bastante tempo para se planejar e como ingressou no período de quarentena começou as aulas por EAD e teve o tempo de um semestre inteiro para se planejar com calma.

Já Mariana Okada, que se mudou de São Paulo para Limeira para cursar Ciências do Esporte teve uma experiência bem diferente. Quando foi aprovada, as aulas já tinham iniciado, então precisou se mudar com urgência. O lugar que encontrou foi uma República e começou a morar com várias meninas, mas mesmo assim, ela explica que não se adaptou e saiu,. Aos poucos, procurado casas e kitnets para morar, sempre levando em conta o conta o valor já que, como tudo foi muito rápido, ela não se planejou para morar com ninguém nesse semestre “Só no ano que vem” 

A estudante de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo Júlia Catelli, se mudou para Bauru em poucas semanas. Ela conta que foi de São Paulo para Bauru e neste tempo teve que buscar o melhor bairro e entender a dinâmica da cidade. Em São Paulo morava com os pais e com a irmã. Já hoje, mora com uma amiga que veio junto. Júlia conta das dificuldades práticas de se mudar para uma cidade mais de 370 quilómetros de distância. Uma dessas dificuldades foi trazer todas as suas coisas e organizar sua casa de maneira que conseguisse compreender a dinâmica do novo espaço. 

Sobre o processo de adaptação, elas contam que continuam a se adaptar. Júlia, que se mudou em abril de 2022, diz que ainda está aprendendo a lidar com a cidade que é muito diferente de São Paulo. Para ela, lidar com o tempo é um desafio. Compreender seus compromissos, responsabilidades, separar e dividir o tempo entre limpeza e vida social é uma dificuldade. Essa transição de cabeça mesmo, de ter que ligar uma chavinha de ‘opa, aqui você tem que se virar sozinha”. 

Para a Lorena a adaptação é constante, ela conta que desenvolveu sistemas para cuidar da casa, estudar e cozinhar. Ela conta que busca entender o sistema que funciona melhor para ela, o que faz sentido e o que não faz. Essa busca, segundo ela, a mantem no processo de adaptação. ”Então eu acho que eu estou continuamente me adaptando”.

Mariana pontua “apesar de ter sido muito atropelado, as coisas estão começando a se construir”. 

Sobre a rotina, as três se mostram focadas para tentar administrar o tempo e a vida social. Como as três cidades são universitárias o os eventos não param de acontecer, sendo assim, fica mais difícil organizar a vida. 

Mariana conta que além das matérias, ela começou agora uma iniciação científica e está na atlética da universidade. “São muitos compromissos, muitas responsabilidades”. A estudante conta que faz um cronograma para conseguir se organizar e ter uma base. “Eu tento limpar pelo menos a minha casa no final de semana porque a minha casa não é grande (...) então dá pra arrumar todo final de semana, dia de semana quando dá tempo”

Júlia faz o mesmo esquema de cronograma e vai marcando conforme completa as atividades. Como Bauru é uma cidade universitária, ela conta que é difícil de ser organizar com festas e compromissos sociais durante as semana. 

Sobre a saudade, talvez a maior dificuldade de todo esse processo, Júlia pontua que tenta abafar a saudade mas ela “coexiste com a gente”. Apesar de ser cansativo, ela conta que pode ir par São Paulo quando quiser, mas lembra: “no dia a dia é uma coisa constante e acho que o jeito de aprender a lidar é viver com ela e também ligando, ter esse contato online”. 

Quem também conta desse contato virtual com a família é Lorena. Apesar do contato existir, ela conta que sente mais falta de quem fala menos “eu sinto mais falta de ter um contato próximo com minhas avós, meu irmão, com pessoas que eu não costumo falar muito por mensagem. Eu acabo sentindo essa distância”Diferente de Júlia, Lorena sente mais saudades em momentos específicos: “Eu sinto que no cotidiano, como eu tenho muitas coisas para fazer, eu acabo não dando muita atenção para a saudade (...) mas ela se faz muito presente quando eu estou em São Paulo e vou voltar pra cá, no caminho de volta eu fico com o coração apertadinho, ou quando meus pais vem me visitar e a gente faz alguma coisa por aqui, são momentos que aperta o peito, assim  de saudade”. 

Mariana sente mais saudades à noite quando está sozinha “tem dias de noite que eu me pego pensando no que que está acontecendo em casa, saudade do meu irmão, das nossas conversas à noite, de dormir no mesmo quarto mesmo porque antes eu tinha companhia toda a hora e agora eu estou sozinha. Acho que é uma questão que você vai acostumando”. Mariana também pensa que só talvez no último ano da faculdade entenda tudo o que passou. “A cada momento é uma coisa nova que eu descubro ou uma coisa nova que acontece”. 

Nos três casos, a maneira que as jovens encontraram em comum para lidar com a saudade é visitar quando dá e ligar quando sente falta. Elas mostram que, existem dificuldades, mas não é preciso desistir dos sonhos e dos objetivos por conta desses obstáculos. 

 

 

Tags: