Com três gols de Ary Borges, Brasil domina e goleia o Panamá.

Seleção brasileira vence com tranquilidade na estreia e assume a liderança do Grupo F.
por
Matheus Monteiro da Luz
Vitório Fleury
|
25/07/2023 - 12h

Na manhã desta  segunda-feira (24), Brasil e Panamá fizeram sua estreia na Copa do Mundo Feminina FIFA 2023, em confronto válido pelo grupo F. O jogo que marcou a primeira partida entre as duas seleções foi realizado no Hindmarsh Stadium. A seleção brasileira manteve seu histórico de vencer em estreias e goleou a seleção panamenha por 4x0.

    O Panamá iniciou a partida com o time fechado lá atrás com uma linha de cinco defensores e praticamente 10 jogadores de linha jogando atrás da bola. A técnica da seleção, Pia Sundhage, que deixou a craque Marta no banco, apostou em uma marcação pressão com saídas e um jogo de controle de posse para furar o sistema defensivo adversário.

    Depois de oferecer perigo por diversas vezes ao time de Nacho Quintana, aos 19’, o Brasil abriu o placar após Tamires acionar Debinha, que dominou e viu Ary Borges entrando livre na área. De cabeça, a camisa 17 empurrou para o gol livre de marcação e abriu o placar.

Atrás do marcador, o Panamá passou a ensaiar uma saída de jogo com sua principal jogadora, Marta Cox. Porém, a falta de precisão nos passes impediu um avanço para o campo ofensivo, servindo de munição contra a própria equipe, que ficou exposta para os contra-ataques brasileiros.

Sem deixar o ataque, o Brasil acelerou pela esquerda com Tamires, após passe em profundidade de Adriana e, aos 39’, a ponta esquerda achou Ary Borges que, em dois tempos, finalizou e fez o segundo da seleção canarinha. A primeira etapa finalizou em 2 x 0 a favor das brasileiras.

Após retornar do intervalo, o técnico Nacho Quintana sabia do desafio que teria para diminuir o prejuízo na estreia na Copa do Mundo. Sem alterações, o Panamá tentou impedir o 4-4-2 brasileiro, com avanços pelas alas. Contudo, com apenas 3 minutos do segundo tempo, em uma jogada magistral, o Brasil tabelou sem dificuldades na entrada da área panamenha e Debinha achou novamente Ary Borges na área. Ela dominou frente a marcação adversária, tocou de calcanhar e deixou para Bia Zaneratto marcar o terceiro gol brasileiro.

Se não bastasse os dois gols e a assistência em sua estreia, ainda teve tempo de Ary Borges fechar um hat-trick perfeito antes de deixar o campo para a entrada da Rainha Marta. Novamente de cabeça, a atacante finalizou por baixo das pernas da goleira Bailey e aumentou a goleada na Austrália.

 

Hat trick a Ary Borges
Com hat-trick Ary Borges se torna artilheira da Copa Feminina - Imagem/FIFA

Apesar de chegar mais vezes ao gol adversário, o Brasil fechou a vitória por 4x0 e assumiu a liderança do grupo F da Copa do Mundo Feminina 2023. Na próxima rodada, o time brasileiro irá encarar a França, no sábado (29), às 7h (horário de Brasília). O Panamá, por sua vez, volta a campo diante da Jamaica, no mesmo dia, às 9h30, em um clássico continental, para seu jogo mais importante na competição.