No sábado (29), a anfitriã da competição venceu a Dinamarca por 2 a 0 no Signal Iduna Park, em Dortmund, e avançou de fase. Empurrada pela torcida, o time da casa se lançou ao ataque nos primeiros minutos. Com uma marcação muito intensa e mostrando força na bola parada, os donos da casa marcaram logo aos três minutos, mas Schlotterbeck cometeu falta no lance, e o gol foi anulado.
Acuada, a Dinamarca não conseguiu trocar passes em sequência antes dos 20 minutos. O gol anulado não esfriou a Alemanha, que seguiu em cima. Kimmich, Schlotterbeck e Havertz pararam em boas defesas de Schmeichel, o grande personagem do início da partida.
Passados 34 minutos de jogo, o árbitro Michael Oliver interrompeu a partida por conta das condições climáticas. A chuva, que havia começado há cerca de cinco minutos, ganhou a companhia de raios e os jogadores voltaram para o vestiário. A partida foi retomada 25 minutos depois e continuou com a mesma intensidade.
A Dinamarca se acertou e ameaçou os alemães com contra-ataques velozes e eficientes. Eriksen, aos 44 minutos, acertou um passe de gênio para Delaney, que cruzou no meio da área em busca do atacante Hojlund, e Manuel Neuer foi obrigado a fazer uma intervenção crucial para manter o empate no placar.
Após um primeiro tempo bastante equilibrado, os donos da casa conseguiram assumir o controle da partida na segunda etapa, para o alívio dos torcedores. Mas, apesar do domínio alemão, a Dinamarca ainda conseguiu assustar os anfitriões. Com menos de 5 minutos depois da volta do intervalo, os dinamarqueses abriram o marcador com o zagueiro Joachim Andersen em um lance de bate-rebate dentro da área vindo de um cruzamento de Christian Erisken, porém o gol foi anulado por conta da posição irregular do meio-campista Thomas Delaney.
Com o placar novamente zerado, a Alemanha cresceu no jogo e logo após a anulação do lance anterior, Andersen acabou cometendo um pênalti, a bola bateu em seu braço dentro da grande área. A penalidade máxima foi marcada pelo árbitro de vídeo, Kai Havertz converteu a cobrança e assim marcou o primeiro gol dos anfitriões no jogo.
Mesmo com a vantagem, os alemães não pararam de atacar o adversário, utilizando o atacante do Arsenal como principal arma ofensiva. Porém, quem aumentou o placar foi Jamal Musiala, depois de receber um longo lançamento do zagueiro Schlotterbeck, fechando assim, o caixão da Dinamarca e chegando no posto de um dos artilheiros da Eurocopa, sendo o único dos três que joga por uma equipe ainda viva na competição.
Com a equipe classificada para as quartas de final, Julian Nagelsmann prepara a Alemanha para enfrentar a única seleção ainda com 100% de aproveitamento, a Espanha de Luis de la Fuente.