Após três rodadas sem gols no Campeonato Brasileiro, os torcedores do Corinthians comemoram a vitória em cima do Fluminense. No domingo, (28) na Neo Química Arena, Wesley marcou dois gols e Cacá um para o timão, que dominou a partida inteira.
Primeiro tempo
A primeira etapa começou com novidade no gol do Corinthians, Carlos Miguel entrou como goleiro titular enquanto um dos maiores ídolos da história da equipe, Cássio Ramos, estava no banco. Logo aos cinco minutos a equipe de António Oliveira começou a subir a marcação, indo contra uma das maiores características do Fluminense, que é sair tabelando da grande área. Em uma bola longa o atacante Pedro Henrique se lesionou, sendo substituído aos 7 minutos. No seu lugar entrou o ponta esquerda Gustavo Silva.
Nos primeiros 10 minutos, as defesas das duas equipes funcionaram muito bem. A partir dos 20 minutos a equipe paulista dominou a partida, não dando a possibilidade para os cariocas chegarem ao ataque. O primeiro cartão amarelo do jogo saiu para Guga após uma entrada faltosa em Wesley, que resultou em uma pequena discussão entre os jogadores das duas equipes, e esquentou ainda mais o jogo.
A primeira finalização ao gol da partida veio aos 38 minutos, com o zagueiro corintiano Felix Torres, que finalizou de cabeça após um escanteio cobrado, mas a bola bateu na trave.
No minuto seguinte, o atacante Gustavo Silva roubou a bola no campo de ataque e tocou para Wesley, que abriu o placar com um chute de fora da área e marcou seu primeiro gol no Campeonato Brasileiro. Esse foi o milésimo gol marcado pelo Corinthians na história do Brasileirão em pontos corridos.
No primeiro minuto dos acréscimos o lateral Breno Bidon roubou a bola no meio campo e tocou para Wesley, o jovem seguiu sozinho em direção ao ataque, driblou o zagueiro Manoel e o lateral Felipe Melo, deixando os dois no chão, e colocou a bola no fundo da rede, fazendo um gol sensacional.
Segundo tempo
A segunda etapa começou com a saída de Felipe Melo e Guga para a entrada de Felipe Andrade e Douglas Costa, respectivamente. Logo no início do segundo tempo, com cobrança de falta de Rodrigo Garro, Cacá completou de cabeça e ampliou o placar para o Corinthians. Foi o primeiro gol do zagueiro vestindo a camisa do clube paulista.
Aos cinco minutos, o Fluminense perdeu uma oportunidade com o meio-campista Lima que recebeu de Martinelli e tentou finalizar com o pé direito de fora da área. Depois, aos 9 minutos, a equipe tricolor perdeu mais uma chance com o zagueiro Manoel, que tentou marcar de cabeça, mas o goleiro Carlos Miguel defendeu.
Aos 15 minutos da segunda etapa, houve a substituição de Ganso por Renato Augusto, ex-jogador do Corinthians e ídolo, que foi aplaudido pela torcida alvinegra quando entrou em campo. Assim como no primeiro tempo, o Tricolor das Laranjeiras manteve-se sob pressão da equipe alvinegra, que criou oportunidades significativas. Aos 18 minutos, Fagner tentou um chute de fora da área, mas a bola desviou e acertou a trave, mantendo a tensão no jogo. Apesar do Fluminense ter tido mais algumas oportunidades, nenhuma delas foi bem-sucedida, e o Corinthians dominou o resto do jogo.
Com a vitória, o clube alvinegro somou quatro pontos, alcançou a 12º posição na competição e deixou a zona de rebaixamento. O Fluminense, também com quatro pontos, ficou com a 15º posição.
Pós jogo
Em seu primeiro gol, o atleta Wesley fez o número “36” como homenagem ao seu companheiro de equipe , Raul Gustavo, após polêmica no jogo de terça-feira da Copa Sul-Americana onde o zagueiro corintiano foi expulso por dar uma cotovelada no juiz.
Depois de ser questionado ao vivo na TV Globo, Wesley comentou a comemoração: "Raul Gustavo é meu irmão, estou muito chateado pelo que aconteceu na terça-feira. Tem pessoas que falam como se ele fosse uma pessoa briguenta e eu, como amigo dele, conheço ele particularmente e sei a pessoa que ele é, sei o bom coração que ele tem. Acho que as pessoas acabam julgando sem conhecer e isso me chateou muito, ver o que as pessoas estavam falando sobre ele. Isso foi uma homenagem para ele, porque ele é um grande amigo meu. Obrigado, meu irmão, te amo, Raul"
Na coletiva de imprensa, o técnico António Oliveira criticou as cobranças e críticas direcionadas ao Corinthians, decorrentes dos resultados insatisfatórios nas últimas partidas: “Desse lado, estão pessoas, não estão robôs nem animais, pessoas que têm sentimentos, emoções, família e que merecem respeito. Nós sabemos a responsabilidade que é representar um clube desta dimensão, nós não fazemos de propósito para não ter resultado, foram 3 jogos sem resultado. Sobre a decisão de deixar o goleiro Cássio no banco, o técnico reforçou: ”Aqui o Cássio não é culpado de nada, estamos aqui para ajudá-lo, ele vai voltar forte, mas primeiramente temos que olhar sempre para o ser humano”.
Já Fernando Diniz, afirmou que o time repetiu muitos erros e não fez uma boa partida: “Os gols do Corinthians, principalmente os dois primeiros, foram erros que a gente não costuma cometer, temos cometido de maneira recorrente nesse ano. E os adversários estão sabendo aproveitar”. O técnico ainda destacou as áreas em que a equipe precisa melhorar “ a gente precisa melhorar bastante, principalmente no que diz respeito a parte tática, a construção; não errar coisas tão simples; ser um time mais consistente e voltar o quanto antes a ser um time mais competitivo do que nós temos sido”.
Próxima partida
O próximo confronto do Corinthians é fora de casa contra o América - RN, na Arena das Dunas na próxima quarta-feira (01) às 20h00 pela Copa do Brasil. O Fluminense também volta aos campos no feriado do dia do trabalho, fora de casa contra o Sampaio Corrêa às 16h00 (horário de Brasília) pela Copa do Brasil.