Com Rock no frio, Lollapalooza 2024 entrega o esperado

Mesmo com garoa e ingressos sobrando, primeiro dia do festival recebeu um público entusiasmado
por
Victória da Silva
Vitor Nhoatto
|
23/03/2024 - 12h

Em sua décima primeira edição no Brasil, o Lollapalooza 2024 começou nesta sexta (22) no Autódromo de Interlagos, e continua nos dias 23 e 24. Com nomes nacionais e internacionais de peso como Luisa Sonza e Baiana System, Blink-182 e Arcade Fire, o primeiro dia do festival animou, mas algumas reclamações marcaram presença.

Os portões do autódromo foram abertos às 11h, e apesar da grande fila que começou a se formar por volta das nove da manhã, não houveram relatos de incidentes na entrada. Devido a virada no clima de São Paulo, nesta sexta-feira os fãs enfrentaram chuva durante os shows. Além disso, pela primeira vez o público teve acesso a 24 horas de transporte público na cidade, mas tiveram que lidar com a confusão nas linhas de metrô e trem, com circulações interrompidas e superlotação.

Outro ponto a destacar são as reclamações dos fãs sobre a Line-up da edição, considerada uma das mais fracas do festival. Esse ano, nomes de peso foram muito menores do que de edições anteriores, fazendo com que o festival não tivesse tanta adesão. A exemplificar, 2023 foi marcado pelos shows de Billie Eilish, Kali Uchis, Lil Nax X, The 1975, Rosalía, Twenty One Pilots e vários outros grandes nomes da música. Em compensação, esse ano contará apenas com as apresentações de SZA, Blink-182 e Sam Smith como headliners internacionais.

As notícias de vários cancelamentos foi outro gatilho para que as pessoas sentissem menos apreço por essa edição ao ponto de ainda existirem ingressos disponíveis. Por exemplo, a banda Paramore, uma das mais esperadas pelo público e prometida para o sábado, cancelou, decepcionando muitos que aguardavam esse momento.

Os trabalhos começaram com apresentações tímidas mas energéticas de artistas nacionais. A primeira a tocar foi a DJ de Porto Alegre Ella Whatt, ao meio dia, no palco Perry's by Johnnie Walker. Logo em seguida, às 12:45, a banda paulista Rancore se apresentava no palco principal Budweiser, enquanto o grupo de rock originário de Florianópolis, Nouvella, estreava o Palco Alternativo. Cada vez mais grandes festivais internacionais como o Lollapalooza vem dando voz e espaço para artistas emergentes e nacionais, devido a demanda do público e por necessidade de maior representatividade nos line-ups. 

Com temperaturas amenas e garoa, o dia seguiu sem grandes reclamações em relação à infraestrutura do festival e a organização da Live Nation, além de performances que esquentavam o clima. Um dos destaques da tarde de sexta foi Luisa Sonza, entregando um show cheio de sucessos, coreografia e diversão.

Ainda colhendo os frutos do seu último projeto, Escândalo Intimo, a gaúcha levou ao palco Samsung Galaxy uma estrutura bem semelhante a apresentada no The Town no ano passado, e apesar da falta de novidades, fez o público cantar. Usando um chapéu de cowboy, Sonza iniciou cantando a faixa 'Não Sou Demais', liberada no começo desse ano, mas ainda parte do seu álbum recente.

Estiveram presentes também sucessos dos outros discos da cantora, como 'Modo Turbo', 'sentaDONA' e 'Cachorrinhas', mas como já era de se esperar, os pontos altos do show ficaram com as canções do seu último álbum. Apesar do horário ruim para festivais, o hit em referência ao antigo namorado da cantora, 'Chico', ecoou pela plateia em plenos pulmões após Luísa ter cantado alguns versos de 'Folhetim', de Chico Buarque e Gal Costa. Ainda houve homenagem a Marília Mendonça na hora de 'Melhor Sozinha', música em parceria com a cantora falecida, e um encerramento animado com a faixa 'Lança Menina', tributo a Rita Lee.

Outro grande show foi o da cantora Fletcher, com seus hits atemporais pop, como 'Bitter' e 'girls girls girls'. Com vocais impecáveis e um carisma que animou o público do palco principal, ansioso pelo headliner do dia, Blink-182, a americana entregou presença de palco, e lançou no Lolla o seu novo álbum In Search Of The Antidote, surpreendendo seus fãs.

Cantora americana Fletcher de lado sorrindo com o braço direito para cima segurando o microfone no Lollapalooza Brasil 2024. Ela veste um traje todo preto de mangas compridas
Fletcher performando pela primeira vez em solo brasileiro. Foto: Twitter Lollapalooza Brasil / Reprodução

Enquanto isso, Marcelo D2 agitava o público no palco Alternativo, trazendo muito reggae, samba e hip-hop para Interlagos. Diferente do The Town, em que recebeu muitas críticas por não ter transmitido as apresentações dos palcos secundários em nenhum dos quatro canais da Globo, transmissora oficial de ambos os eventos, todos os shows dos quatro palcos do evento puderam ser acompanhados de casa pelos assinantes do aplicativo GloboPlay. 

Cantor Marcelo D2 de frente sorrindo no Lollapalooza Brasil 2024. Ele veste um terno cinza esverdeado sem mangas, uma gravata colorida, uma camiseta social oversized branca de mangas curtas e luvas de couro pretas.
Marcelo D2 no palco Alternativo do Lollapalooza Brasil 2024. Foto: Isabella Zeminian / Tracklist​​​

As apresentações do dia seguiram com a banda de punk rock, The Offspring, no palco Budweiser no início da noite, agradando os metaleiros de plantão. Na mesma hora, o grupo Baiana System animava muito no palco Alternativo. Mais tarde, a dose roqueira aumentou, com a apresentação animada da banda canadense, Arcade Fire, fechando as atividades de sexta do palco Samsung Galaxy.

Para os menos chegados ao rock, o evento ainda contou com apresentações da dupla parisiense de música eletrônica, The Blaze, que encerrou o primeiro dia do palco alternativo. Além disso, o DJ americano Diplo animou o festival com seus hits globais, como 'Where Are Ü Now' com Justin Bieber e 'Genius', parceria com Sia. Mesmo tendo se apresentado no palco Perry's by Johnnie Walker simultaneamente ao principal headliner do dia, o hit maker levantou uma multidão com seu estilo que mistura pop, alternativo e house.

Fechando o primeiro dia do Lolla, a grande atração da noite, Blink-182, entregou muita emoção e sucessos no palco principal Budweiser em sua primeira vinda ao Brasil. Tendo cancelado seu show em 2023 por causa de uma cirurgia que o baterista Travis Barker teve de fazer após fraturar seu dedo, as expectativas eram altas. Às 21:30 os fãs finalmente puderam matar a vontade e prestigiar os artistas da banda americana de rock, cantando e dançando ao som de hits como 'More Than You Know', 'Feeling This' e 'All The Small Things'. Conectados à plateia, os integrantes se despediram com 'ONE MORE TIME' e muitos aplausos.

O segundo dia do Lollapalooza, sábado (23), manterá os esquemas especiais de transporte público e o clima fresco e chuvoso segundo a previsão do tempo. Estarão presentes em Interlagos nomes como Manu Gavassi, Xamã, Kevin O Chris e Titãs representando o cenário nacional, enquanto as bandas Kings Of Leon, Limp Bizkit e Thirty Seconds To Mars prometem contagiar o público e repetir o sucesso em meio aos roqueiros desse dia de abertura.

Tags: