O Palmeiras, atual tricampeão paulista, conquistou sua sexta final seguida após derrotar o São Paulo por 1 a 0, no Allianz Parque. A vitória foi definida por um pênalti polêmico, marcado em cima do estreante Vitor Roque e convertido por Raphael Veiga.

Antes do início do jogo, os jogadores do Palmeiras e do São Paulo, além das torcidas organizadas do Palmeiras, demonstraram apoio ao jovem atacante Luighi, vítima de racismo em um jogo da Libertadores sub-20 no Paraguai.
O rapper Rincon Sapiência, um conhecido torcedor do Palmeiras, foi convidado a se pronunciar sobre o tema. "Não é só hashtag, precisamos combater o racismo", enfatizou. "Se torcemos para o Palmeiras, somos antirracistas.”

O Choque-Rei começou equilibrado, com ambos os times encontrando dificuldades para atacar. No entanto, aos poucos, o São Paulo passou a dominar o meio de campo e controlar as ações do jogo.
Calleri e Lucas Moura criaram boas chances, mas não levaram perigo ao gol defendido por Weverton. Após os 15 primeiros minutos, o Palmeiras começou a pressionar a saída adversária e levou perigo com Estêvão, que driblou a zaga tricolor, mas finalizou por cima do gol.
Nos acréscimos, Vitor Roque aproveitou um vacilo de Rafael e caiu na área após ser impactado por Arboleda. O juiz marcou pênalti, para desespero dos jogadores do São Paulo, que alegaram que o atacante se jogou antes de trombar com o zagueiro. O VAR confirmou a penalidade, Raphael Veiga cobrou e marcou para o Palmeiras, que foi para o intervalo com a vantagem.
No segundo tempo, o São Paulo tentou pressionar o rival, mas sem eficácia. Zubeldía optou por tirar um dos três zagueiros e passou a atuar com uma linha de quatro defensores. O Tricolor tentou pressionar nos minutos finais, mas o Palmeiras manteve a bola longe do gol de Weverton e garantiu a classificação para a decisão do Paulistão.
Com essa vitória, a equipe de Abel Ferreira busca o tetra, um feito que não é alcançado há mais de cem anos. O Paulistano, extinto, foi o último time a conquistar quatro títulos seguidos, entre 1916 e 1919. Agora, o Palmeiras tem a chance de igualar esse recorde e escrever um novo capítulo na história do futebol paulista.
Agora, Corinthians e Palmeiras se enfrentam em busca do título do Paulistão 2025. As finais serão disputadas em dois jogos. O primeiro jogo acontecerá neste domingo, às 18h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque. O segundo jogo está marcado para o dia 27 de março, uma quinta-feira, às 21h35 (horário de Brasília), na Neo Química Arena. Essa definição ocorreu após uma reunião do Conselho Técnico da Federação Paulista de Futebol (FPF).
Para a segunda partida, tanto o Palmeiras quanto o Corinthians poderão lidar com a ausência de jogadores importantes que foram convocados para suas seleções nacionais para a Data Fifa.