Com dois jogadores expulsos, Flamengo vira contra o Atlético-GO

O time da casa saiu derrotado no jogo de estreia do Brasileiro, marcado por controvérsias na arbitragem
por
Daniel Santana Delfino
Arthur Pessoa
Pedro Paes
|
16/04/2024 - 12h

Na tarde do último domingo (14), Atlético Goianiense e Flamengo se enfrentaram pela rodada de estreia da Série A do Brasileirão, no Estádio Serra Dourada, na capital goiana. O que tinha tudo para ser uma partida tranquila, acabou sendo um dos jogos mais polêmicos da primeira rodada.

O gramado do estádio não estava em condições de receber um jogo desse porte, tendo areia levantada a cada lance, e até mesmo um buraco no meio de campo. Entretanto, maior do que a polêmica do Serra Dourada, foi a da arbitragem. O juiz André Luiz Skettino Policarpo Bento, da Federação Mineira de Futebol, foi alvo de reclamações dos dois clubes, mas principalmente do lado goiano.

Logo aos 13 minutos de jogo, o técnico do Dragão, Jair Ventura, foi expulso por excesso de reclamações, fato que indignou até mesmo o técnico do outro clube rubro-negro, Tite. Aos 46 do primeiro tempo, o árbitro deu cartão vermelho para o zagueiro Alix Vinícius, gerando a segunda polêmica do jogo. Na segunda etapa, aos 22 minutos, Léo Pereira, zagueiro do time carioca, deu um encontrão em Luiz Felipe, ocasionando um pênalti para o Atlético Goianiense,que viria a ser desperdiçado dessa vez gerando reclamações do lado flamenguista.

Com tantas ações da arbitragem, o mineiro deu 11 minutos de acréscimo e no finalzinho da partida, aos 98, assinalou penalidade máxima para o Flamengo, aos 101’ expulsou Maguinho, do ACG, por conduta violenta e aos 103’ o pênalti finalmente foi cobrado. O lado flamenguista ainda reclamou do chute de Alejo no peito do Ayrton Lucas ter resultado apenas em amarelo.

Ao final do jogo, na súmula (documento oficial do confronto), o árbitro André Luiz escreveu nas observações que foi insultado pelo ''Dragolino'', mascote do time de Goiás, após o fim do duelo: “Relato que após o término do jogo quando a equipe de arbitragem se dirigia para o vestiário, foi abordado pelo mascote, identificado como senhor Paulo Marcos, proferiu as seguintes palavras: seus filhos da p***, ladrões, vai tomar no seu c*’”.

Pelo lado goiano, o time de Jair Ventura até conseguiu dar sustos no gol de Rossi, mas com todas as ocasiões do primeiro tempo, o Atlético-GO foi para o vestiário com a derrota parcial.

.......
Atlético-GO e Flamengo se enfrentaram na estreia do Brasileirão - Imagem: Ingryd Oliveira / ACG
 
 

Na volta para o segundo tempo, mesmo com um a menos, o time da casa trabalhou bem a bola e em um cruzamento certeiro de Maguinho, Luiz Fernando com uma boa cabeçada empatou o jogo no Serra Dourada. A equipe goiana tinha chances de virar o jogo, mas com o pênalti desperdiçado e anulação do gol pelo VAR, o Atlético-GO saiu com a derrota.

O Flamengo não demonstrou uma boa partida. O time dependeu de lances de bola parada para fazer os seus gols, na cobrança de falta majestosa de De la Cruz, — no lance do primeiro vermelho polêmico — que fez o seu primeiro gol com a camisa do clube carioca, e com o pênalti do Pedro — também vindo de um lance polêmico de arbitragem. Essas foram as únicas finalizações flamenguistas ao alvo.

Fluminense comemorando o título de campeão carioca// (Reprodução Mailson Santana/Fluminense FC)
Pedro comemorando o gol da virada do Flamengo - Imagem: Marcelo Cortes/CRF
 

É verdade que o estado do gramado, já citado anteriormente, atrapalhou o estilo de jogo do Tite, que envolve mais a troca de passes rápidos, mas ainda assim, a equipe decepcionou. Um dos principais pontos negativos foi a escalação de Ayrton Lucas na lateral direita. O técnico não quis mudar seu estilo de jogo na partida, mesmo com os desfalques no elenco, o que resultou em dois laterais perdidos e um time pouco produtivo, além da falta de variação tática do time.

Pela rodada do Brasileirão, o Atlético-GO encara o Botafogo, na quinta-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos. O Flamengo enfrenta o São Paulo na quarta-feira (17), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.