Os anfitriões da Eurocopa garantiram sua classificação de forma antecipada após vencerem a Hungria por 2 a 0 pela segunda rodada da competição, na última quarta-feira (19), o destaque da partida foi İlkay Gündoğan, com uma assistência e um gol marcado. Apesar de terem criado algumas chances e ainda marcado um gol, que foi anulado, os húngaros não conseguiram ter controle do jogo e encerraram mais uma rodada sem conseguir somar pontos na tabela.
Na primeira etapa, mesmo sem ter domínio da partida, a Hungria conseguiu finalizar ao gol e produzir chances perigosas. Mas não conseguiu segurar o ataque alemão por muito tempo, e aos 21 minutos, depois de um passe de Jamal Musiala para Gündoğan e uma lambança da defesa na sequência do lance, Ílkay conseguiu tocar a bola novamente para o camisa 10 da equipe, que apareceu livre dentro da área para finalizar e abrir o placar do jogo.
Cinco minutos depois, os húngaros ainda ensaiaram uma reação com Dominik Szoboszlai em uma cobrança de falta, que acabou em uma defesa de Manuel Neuer. E já nos acréscimos do primeiro tempo, novamente em um tiro livre, Szoboszlai levantou a bola na área e Rolland Sallai cabeceou para o fundo das redes, mas o gol foi anulado pelo bandeirinha. A partida foi para o intervalo com um gol de vantagem para a equipe de Nagelsmann.
O segundo tempo não foi muito diferente do inicial, porém nos 45 minutos restantes a Alemanha conseguiu dominar a Hungria e empurrar os adversários ainda mais para seu campo de defesa, sem que conseguissem se organizar para atacar os alemães. E na metade da etapa final, depois de uma troca de passes envolvente, Musiala encontra o lateral Mittelstädt que cruza na área para o capitão Gündoğan finalizar livre para o gol, e aumentar o marcador a favor da Alemanha.
No último minuto antes dos acréscimos, os húngaros conseguiram ir ao ataque uma última vez com outra bola aérea, Neuer saiu mal do gol, mas para a felicidade dos anfitriões, Kimmich estava em cima da linha para afastar o chute de Kleinheisler e garantir o placar de 2 a 0.
Após o jogo, o capitão húngaro, Dominik Szoboszlai ainda disse: "O resultado não era o que imaginávamos. [...] Tivemos boas oportunidades, defendemos da melhor forma que pudemos, mas muitas pessoas esquecem que jogamos contra a Alemanha, que é uma equipe de alta qualidade. Nós nos esforçamos, mas não foi o suficiente hoje”.
A Alemanha chega despreocupada para o jogo contra a Suíça na última rodada da fase de grupos, já que está classificada para as oitavas de final. Porém, a Hungria irá enfrentar a terceira colocada Escócia em um confronto direto, que é sua última chance de ir à fase de mata-mata do torneio.