Colômbia vence Uruguai e vai a final da Copa América

Com a vitória, a seleção colombiana enfrenta a argentina na sua terceira final disputada na história da Copa América
por
Gustavo Oliveira de Souza
|
17/07/2024 - 12h
foto do jogo
Castaño celebrando a vitória. Crédito: Chandan Khanna/AFP

Uruguai e Colômbia se enfrentaram na quarta-feira (10), em confronto válido pela semifinal da Copa América. O jogo ocorreu no Bank of America Stadium, em Charlotte, Carolina do Norte.

EXPECTATIVA INICIAL

A expectativa era de um jogo muito disputado, com grande equilíbrio entre as equipes. Apesar da ótima campanha, a Colômbia ainda enfrentava certa desconfiança, já que o Uruguai seria a melhor adversária até o momento. Pelo lado uruguaio, também havia uma incerteza, já que os comandados de Marcelo Bielsa também haviam enfrentado adversários inferiores. 

PRIMEIRO TEMPO 

O primeiro tempo começou melhor para a seleção colombiana. A primeira chance surgiu aos 5 minutos, com o volante John Arias recebendo a bola da ponta direita e arriscando de fora da área, uma bola que passou perto da meta do goleiro Rochet. Nesses movimentos iniciais, o atacante Luis Díaz foi o que mais procurou jogo pelo lado da Colômbia. 

Aos 14 minutos, após ganhar a disputa de dois defensores uruguaios, Luis Díaz cruzou e o lateral direito Muñoz chegou na área para cabecear, mas errou o alvo. Apesar da pressão colombiana, o Uruguai chegou muito próximo de abrir o placar. Aos 16, o centroavante Darwin Núñez recebeu a bola do meia Valverde, girou, e de frente com o goleiro Vargas chutou para fora. 

Após esse bom início colombiano, o Uruguai conseguiu produzir boas chances, principalmente com Darwin. Mas o perigo uruguaio foi interrompido pela forte bola aérea colombiana. Aos 38 minutos, após escanteio cobrado pelo meia e capitão James Rodriguez, a bola cruzou toda a extensão da área e o volante Lerma apareceu na segunda trave, cabeceou e abriu o placar. Com 1 a 0, o jogo ganhou contornos dramáticos. 

Pouco antes do fim do primeiro tempo, Munõz acertou uma cotovelada no zagueiro Ugarte, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. A Colômbia jogou durante todo o segundo tempo com um jogador a menos. 

foto do jogo
Lerma comemorando o gol. Crédito: Nick Tre. Smith/Icon Sportswire

SEGUNDO TEMPO

Como medida para tentar o empate, Marcelo Bielsa iniciou o segundo com duas alterações. Com um homem a mais, o Uruguai teve mais espaços, principalmente no setor de meio campo. Os primeiros quinze minutos foram de muita valorização dos colombianos, com pouca bola rolando. O volante Richard Ríos fez o jogo parar por cinco minutos, devido a uma lesão. Após esse início, o técnico Nestor Lorenzo também promoveu duas alterações, para fechar o time.

A equipe uruguaia conseguiu ter mais volume de jogo. As chances começaram a surgir e a Colômbia demonstrou dificuldades para segurar o ímpeto uruguaio. Mesmo com esse volume de jogo intenso, não houveram grandes chances de gol. 

Aos 22 minutos, o centroavante Luis Suárez, que veio do banco de reservas, fez a jogada pela esquerda e cruzou, e após o rebote oferecido pelos defensores, o meia De La Cruz finalizou, para a defesa de Vargas. Aos 25, após boa trama no ataque, Ugarte encontrou Suárez, que quase da marca do pênalti acertou a trave. Foi a chance mais clara do segundo tempo para o Uruguai. 

A essa altura do jogo, pouco a seleção colombiana fez. Todas as chances de gol vinham do lado uruguaio e chegavam com perigo. Aos 29 minutos, Valverde recebeu uma bola na intermediária e finalizou com grande perigo à direita de Vargas. O empate parecia questão de tempo, já que a Colômbia não conseguia reagir. 

Mas aos 42 minutos, após boa jogada do atacante Sinisterra, o volante Mateus Uribe ficou cara a cara com o goleiro Rochet, mas chutou para fora. Aos 48, outra chance perdida que garantiria a classificação para os colombianos. Numa jogada muito parecida com a anterior, o Uribe ficou novamente de frente com o goleiro, mas dessa vez Rochet conseguiu fazer a defesa. O ótimo jogo terminou com confusão dentro e fora das arquibancadas. 

foto do jogo
Confusão nas arquibancadas. Crédito: Nick Tre. Smith/Icon Sportswire

PRÓXIMOS PASSOS

A Colômbia enfrenta a Argentina na final da Copa América, no Hard Rock Stadium, em Miami, no próximo domingo (14), às 21h pelo horário de Brasília. O Uruguai vai para a disputa do terceiro lugar contra o Canadá no sábado (13). O jogo acontece no mesmo Bank of America Stadium, também às 21h pelo horário de Brasília.