Colômbia vence Costa Rica em jogo tranquilo

Sem dificuldades, os colombianos fazem o resultado e garantem a classificação
por
Gustavo Oliveira de Souza
|
30/06/2024 - 12h

Colômbia e Costa Rica se enfrentaram na última sexta-feira (28) em duelo válido pela segunda rodada do grupo D da Copa América. O jogo ocorreu no State Farm Stadium, em Phoenix, Arizona.

Foto do jogo
Sánchez abraçando James Rodríguez. Crédito: Chris Coduto/Getty Images

O duelo que contava com favoritismo colombiano, acabou com o placar sendo construído com tranquilidade. O primeiro tempo começou pouco jogado e muito disputado. A Colômbia tentando passes rápidos contra a retranca costarriquenha, mesma estratégia utilizada por eles contra o Brasil.

A primeira chance do jogo aconteceu aos seis minutos, com o atacante Luis Díaz chegando de cabeça na pequena área, finalização que passou perto da meta do goleiro Sequeira. Os primeiros quinze minutos foram marcados por muitas faltas e disputas de bola no meio-campo.

Aos 20 minutos, o meia e capitão James Rodríguez bateu cruzado e obrigou Sequeira a fazer a sua primeira grande defesa após o bom contra-ataque colombiano. Depois desse lance, a Colômbia começou a amadurecer seu gol, e conseguiu passar pelo forte sistema defensivo da Costa Rica, que apenas conseguia se defender.

Aos 27, numa jogada de velocidade, Sequeira se precipitou e derrubou o atacante Córdoba dentro da área, e o árbitro Gustavo Tejera marcou o pênalti. Aos 31 minutos, Luis Díaz de perna direita bateu e fez 1 a 0 para o time colombiano. Depois do gol, o zagueiro Sánchez e o lateral Mojica desperdiçaram outras boas chances de aumentar o placar, e o primeiro tempo terminou com a vantagem magra dos Cafeteros.

Foto do jogo
Luis Díaz comemorando gol. Crédito: Chris Coduto/Getty Images

O segundo tempo começou com a Costa Rica tentando ter um pouco mais de controle do jogo. Com duas alterações promovidas pelo técnico Gustavo Alfaro e mais posse de bole, a seleção buscava o empate, mas a Colômbia não ofereceu espaço. Aos 13, após escanteio cobrado pelo atacante Árias, o zagueiro Sanchéz venceu o duelo com o zagueiro adversário e de cabeça aumentou o placar.

Aos 16, Córdoba recebeu lindo passe de James Rodríguez e avançou sozinho, bateu forte e venceu o goleiro, deixando a vantagem ainda maior. Depois do terceiro gol, o técnico colombiano Néstor Lorenzo poupou alguns de seus jogadores mais importantes, mas a Colômbia continuou pressionando a saída de bola costarriquenha e o time ainda produziu outras boas chances de gol. O jogo terminou 3 a 0 com a Colômbia chegando aos seis pontos e garantindo a classificação para as oitavas de final.

No dia 2 de julho, a última rodada do grupo D acontece com a Colômbia enfrentando o Brasil em Santa Clara na Califórnia, enquanto a Costa Rica enfrenta o Paraguai em Austin, no Texas. Os dois jogos começam às 22h do horário de Brasília.