Colômbia se impõe e vence Paraguai na estreia

Em jogo movimentado, a seleção colombiana aproveita as chances e começa sua jornada com vitória no grupo do Brasil
por
Gustavo Oliveira de Souza
|
27/06/2024 - 12h
Muñoz comemora gol com companheiros. Crédito: Logan Riely/Getty Images
Muñoz comemora gol com companheiros. Crédito: Logan Riely/Getty Images

Nessa segunda-feira (28), Colômbia e Paraguai se enfrentaram abrindo os confrontos do grupo D da Copa América. O jogo aconteceu no NRG Stadium, em Houston, no estado do Texas.

A expectativa era que esse fosse o confronto mais equilibrado da primeira rodada, mas ele acabou sendo um pouco diferente. O primeiro tempo começou disputado, com os dois times procurando impor seu ritmo. A Colômbia tentou passes rápidos e o Paraguai, com uma forte marcação, buscou uma jogada de contra-ataque. Aos 5 minutos o volante colombiano Richard Ríos teve uma boa finalização, que passou ao lado do goleiro Morínigo.

Aos 16 minutos, o jovem meia paraguaio Enciso obrigou o goleiro Vargas a fazer a defesa em uma cobrança de falta rasteira. Aos vinte e cinco, a Colômbia fez sua primeira substituição: O zagueiro Lucumí deixou o campo por lesão para a entrada de Mina, e depois da alteração o jogo mudou, a Colômbia conseguiu tomar as rédeas. Aos 31, o são-paulino James Rodríguez acertou o cruzamento e o lateral Muñoz cabeceou e abriu o placar para os colombianos.

Aos 49 minutos, o meia e capitão da equipe colombiana apareceu novamente para uma nova assistência, e dessa vez, o volante Lerma que aproveitou o passe na área e com mais um desvio de cabeça, aumentou o placar. Com 2 a 0, os Cafeteros terminaram o primeiro tempo confirmando sua superioridade.

Lerma celebrando o gol com seus companheiros. Crédito: Logan Riely/Getty Images
Lerma celebrando o gol com seus companheiros. Crédito: Logan Riely/Getty Images

No segundo tempo o jogo começou mais morno, com o Paraguai abatido pelo resultado sofrido, mas tentando se recuperar, enquanto a Colômbia recuou seu time, esperando a chance para definir o resultado. Até os primeiros quinze minutos, os dois ainda não haviam tido chances claras de movimentar o placar e apenas aos 18 minutos, o lateral paraguaio Espinoza conseguiu criar a primeira chance, com a boa intervenção de Vargas.

Aos vinte e quatro, Enciso, que foi o destaque dos paraguaios durante o jogo, aproveitou a bola aérea de Córdoba, que saiu do banco e diminuiu o placar com um gol de cabeça, que colocou mais emoção na partida. Mas mesmo com o gol, a Albirroja não conseguiu ter tantas chances, e a Colômbia voltou ao jogo com oportunidades criadas por James Rodríguez e Luís Díaz, que não foram convertidas.

Aos trinta e oito, o árbitro argentino Darío Herrera, que havia marcado um pênalti de Velázquez em cima de Mina voltou atrás em sua decisão após checagem do lance no árbitro de vídeo. O bom jogo terminou com a vitória da Colômbia por 2 a 1.

Na sexta-feira (28), a Colômbia enfrenta a Costa Rica em Phoenix no Arizona às 19h no horário de Brasília, enquanto o Paraguai enfrenta o Brasil em Paradise, Nevada às 22 do horário de Brasília.