Colômbia e Panamá se enfrentaram na sexta-feira (06) pelas quartas de final da Copa América. O duelo aconteceu no State Farm Stadium em Phoenix, Arizona.
EXPECTATIVA INICIAL
O confronto colocou frente a frente duas seleções que realizavam ótimas campanhas na competição. A Colômbia, embalada pelo bom desempenho na primeira fase, coroado com o primeiro lugar no grupo do Brasil, e o Panamá, que chegou como azarão e desbancou os Estados Unidos, os anfitriões, e a Bolívia, sendo derrotada apenas pelo Uruguai.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo já começou com a Colômbia mostrando suas credenciais e pressionando o adversário. Com 7 minutos, após escanteio cobrado pelo meia e capitão James Rodríguez, o atacante Córdoba ganhou a jogada aérea e cabeceou para abrir o placar. Com 1 a 0 antes dos dez minutos, os colombianos já colocaram toda a pressão pro lado panamenho, que precisaria sair pro jogo para buscar o empate. Mesmo vencendo, a seleção colombiana continuou com seu estilo de jogo agressivo e ampliou o placar. Aos 13 minutos, o meio campista Arias foi derrubado dentro da área pelo goleiro Mosquera, e o árbitro italiano Maurizio Mariani marcou o pênalti. James Rodríguez bateu de perna esquerda e deslocou o goleiro para o canto oposto, 2 a 0.
Após sofrer os dois gols, o Panamá precisava dar uma resposta para tentar voltar ao jogo. Aos 17, depois de uma cobrança de falta na primeira trave, o zagueiro panamenho Miller cabeceou a bola e acertou a trave. Aos 33, o volante Welch finalizou de longe e Vargas apareceu novamente para defender. A reação panamenha foi interrompida após novo lance brilhante de James Rodríguez. Aos 40 minutos, em uma cobrança de falta rápida no campo de defesa, James encontrou o atacante Luis Díaz, que, frente a frente, encobriu o goleiro Mosquera.
SEGUNDO TEMPO
Em desvantagem, o Panamá fez mudanças para a segunda etapa. O zagueiro Roderick Miller deu lugar ao meia Carlos Harvey, enquanto o meia César Blackman foi substituído por Eduardo Guerrero. As alterações, juntamente com os colombianos jogando em um ritmo mais lento, fizeram a seleção panamenha melhorar na partida, mas ainda sem eficiência. Como os panamenhos não marcaram, Richard Ríos acertou um belo chute de longa distância e fez o quarto gol aos 25 minutos. O Panamá não desistiu do jogo e continuou pressionando, buscando marcar ao menos um gol, porém não obtiveram sucesso. Para piorar a situação, o zagueiro José Córdoba cometeu um pênalti infantil em Santiago Arias. Miguel Borja cobrou e fechou a goleada por 5 a 0 aos 49 minutos.
DESEMPENHO GERAL
A Colômbia demonstrou mais uma vez porque pode ser campeã da Copa América. Enfrentou um adversário mais fraco tecnicamente e não teve medo de golear, com mais uma grande atuação de seu meio-campo, encabeçado por James Rodríguez e seus companheiros, Richard Ríos e Jhon Arias. Apesar do resultado, o Panamá fez uma grande competição. Conseguiu uma classificação histórica jogando de maneira muito aguerrida e não teve receio de ir para cima dos colombianos.
PRÓXIMOS PASSOS
A Colômbia volta a jogar na quarta-feira, dia 10/07, às 21h00, horário de Brasília, contra o Uruguai, no Bank of America Stadium, em Charlotte, pelas semifinais, enquanto o Panamá dá adeus à competição.