Colômbia derrota a Coreia do Sul na estreia

Pela primeira vez na história, “Las Cafeteras” vencem um jogo de estreia na Copa do Mundo.
por
Laura Teixeira
Maria Clara Magalhães
|
25/07/2023 - 12h

A última partida da primeira rodada da Copa do Mundo Feminina de 2023, aconteceu nesta segunda-feira (25), no Sydney Football Stadium, na Austrália. Colômbia e Coreia do Sul foram a campo em busca dos três pontos e da primeira vitória em estreia no mundial. A seleção sul-americana venceu a sul-coreana por 2 a 0. Catalina Usme abriu o placar com um gol de pênalti, enquanto a promessa Linda Caicedo matou o jogo com o primeiro gol de fora da área da edição.

Linda Caicedo e Leicy Santos, da Colômbia, comemorando o gol no gramado.
Linda Caicedo, da Colômbia, celebra gol contra a Coreia do Sul na Copa feminina. Foto: Reprodução/James Chance/Getty Images 

Com um público presente de 24 mil pessoas, o confronto foi cotado como equilibrado, mas a equipe colombiana conseguiu neutralizar a adversária e ser superior em momentos decisivos. Apesar da superioridade coletiva e da potência individual, alguns embates no meio de campo deixaram o jogo truncado. Foram 10 faltas marcadas para as coreanas, enquanto 16 para as colombianas. 

A primeira oportunidade de gol foi construída pela Coreia que, aos 2 minutos, encontrou uma finalização de fora da área, desviada pela camisa 19 da Colômbia, a zagueira Jorelyn Carabalí. Um importante destaque nesse início de jogo foi a goleira colombiana Catalina Pérez. Com boas intervenções, Pérez impediu que a equipe sul-coreana abrisse o placar. 

Aos 28 minutos, um pênalti foi marcado depois de a bola bater na mão da Seo-Yon. A experiente Catalina Usme, camisa 11 da Colômbia, dona das bolas paradas, abriu o placar e, esfriou a partida. O gol tranquilizou o jogo e deu confiança as colombianas que ditaram as ações até o segundo gol. No minuto 38, com domínio no meio-campo, Linda Caicedo fez sua primeira descida pelo lado esquerdo e marcou o segundo gol do jogo após uma falha da goleira Young-Geul.

Nos acréscimos do primeiro tempo, a camisa 9 sul-coreana, Lee Geum-min, tentou o primeiro gol do time, mas novamente Pérez defendeu e evitou que vantagem no placar para a equipe sul-americana fosse diminuída. 

Os primeiros 45 minutos foram de muita imposição física nos embates de pressão pós-perda. As equipes apostaram nas bolas roubadas para partir ao ataque com transições velozes, acionando os lados do campo. Porém, faltou efetividade para ambas as seleções.

Disputa de bola entre a coreana Ji So-yun e a colombiana Catalina Usme em frente à entrada da área.
Disputa de bola entre a coreana Ji So-yun e a colombiana Catalina Usme. Foto: Reprodução/Twitter @FIFAWWC 

No segundo tempo, a Coreia se expôs mais para buscar o placar. A linha de cinco postada defensivamente no primeiro tempo, não foi mais visível no segundo. As sul-coreanas tentaram realizar a transição de defesa para ataque rapidamente com as atletas posicionadas mais à frente. A metade final do jogo foi menos emocionante, com menos jogadas ofensivas. A maior oportunidade foi da Colômbia, com um cabeceio de Ramírez, que saiu rente a trave.  

As estatísticas do jogo mostraram uma melhor precisão de passe pelas colombianas (70% contra 59%), mas o jogo pegado, principalmente no meio da partida, mostrou uma dificuldade de segurar a posse de bola para ambas as equipes.

A sul-coreana Casey Phair se tornou a atleta mais jovem da história a disputar uma partida de Copa do Mundo Feminina. A novata de 16 anos entrou no segundo tempo para tentar algo de diferente no lado coreano, mas não conseguiu nenhuma oportunidade ofensiva. 

Casey Phair entrando em campo para a sua estreia na partida.
Casey Phair, a atleta mais jovem atuando pela Copa do Mundo, em sua estreia. Foto: Reprodução/Twitter @FIFAWWC 

O jogo foi decisivo para as equipes já que a Alemanha lidera o grupo H após uma goleada de 6 a 0 contra o Marrocos. Os dois times buscavam a vitória para largar na frente pela classificação para as oitavas, já que a Alemanha é vista como a franca favorita para passar de fase

Apesar de ter sentido muita dificuldade com a marcação da Coreia do Sul no início do jogo, a Colômbia realizou uma boa partida de estreia e dominou o duelo em alguns momentos. Nelson Abadia, que cumpriu suspensão na partida, manteve seu time organizado, com velocidade e boa movimentação sem a bola. Mayra Ramirez foi responsável por atrair a marcação nas ligações diretas realizadas pelas Colombianas. No segundo gol, a camisa 9 foi essencial para deixar Linda Caicedo – eleita a melhor jogadora da partida – livre da marcação. Outro destaque foi Lorena Bedoya, no meio-campo auxiliou nos embates e fez a distribuição da bola rapidamente.

Linda Caicedo segurando um troféu azul e dourado, de melhor jogadora da partida, na zona mista, após o jogo.
A promessa sul-americana, Linda Caicedo, com o troféu de melhor jogadora da partida. Foto: Reprodução/Twitter @realmadridfem.

A intensidade que o técnico Collin Bell esperava das sul-coreanas pareceu não ser suficiente nessa primeira partida. O jogo físico das colombianas desarmou rapidamente o ataque das asiáticas. Além disso os possíveis destaques da equipe, Ji So-yun e Casey Phair, não tiveram boa atuação. O comportamento pouco ofensivo em campo pode fazer com que as asiáticas não saiam da fase de grupo. Isso porque a derrota na estreia força as sul-coreana a ter um bom resultado contra a seleção da Alemanha, adversária mais forte do grupo.

A Coreia do Sul enfrenta a seleção de Marrocos no domingo (30), às 01h30 (horário de Brasília), precisando de pelo menos um empate para seguir com chances de classificação. A próxima partida da Colômbia acontece também no domingo (30), contra a Alemanha, às 06h30 (horário de Brasília).