Clubes colocam estrutura a disposição de times do RS

Palmeiras, Flamengo e São Paulo se solidarizam com a população gaúcha vítimas dos temporais; estádios de Grêmio, Juventude e Inter foram tomados pela água
por
Júlia Polito
Maria Fernanda Muller
Nathalia de Moura
Thomaz Cintra
|
08/05/2024 - 12h

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (7), os presidentes Rodolfo Landim, Leila Pereira e Julio Casares, que representam Flamengo, Palmeiras e São Paulo, respectivamente, discutiram mais ações de apoio ao Grêmio, Internacional e Juventude, que foram afetados pelos desastres climáticos que assolam o Rio Grande do Sul. Os times gaúchos, assim como toda a população do estado, têm sofrido com as enchentes causadas pelas fortes chuvas.

A SITUAÇÃO DAS EQUIPES GAÚCHAS

No final de abril, chuvas intensas ganharam força no Rio Grande do Sul e causaram desastres em diversas áreas do estado. Com os temporais, rios inundaram e deixaram diversas cidades debaixo d'água. Cerca de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas e viram suas casas serem invadidas pela correnteza.

A situação afeta a população e também os times gaúchos. Internacional, Grêmio e Juventude, representantes do RS na série A do Brasileirão, viram seus estádios e centros de treinamento serem tomados pelas enchentes. O Juventude até conseguiu retomar os trabalhos em seu estádio, o Alfredo Jaconi, mas o maior desafio seria se deslocar para disputar as partidas dos campeonatos e também receber os times em Caxias do Sul.

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CT Parque Gigante tomado pelas águas do Rio Guaíba, em Porto Alegre. - Reprodução: Miguel Noronha

Impossibilitados de treinar e mandar seus jogos em seus estádios, além do fechamento por pelo menos um mês do Aeroporto Salgado Filho, os clubes solicitaram à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através da Federação Gaúcha de Futebol, o adiamento das partidas do Campeonato Brasileiro por 20 dias. De início, havia a pressão de interromper o campeonato, porém, a entidade nacional aceitou a solicitação nesta terça-feira (7) de adiar apenas as partidas dos clubes do RS e estendeu a medida para outros torneios organizados por ela, como as três divisões do Brasileirão Feminino, a Copa do Brasil, as séries C e D do Brasileiro, além do Brasileirão Masculino e Feminino Sub-20. A Série B do campeonato nacional não foi afetada, pois não há equipes gaúchas na disputa.

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Gramado da Arena do Grêmio alagado por causa das enchentes no RS. - Reprodução: Diego Baldi

OS CLUBES SOLIDÁRIOS

Pelo menos três equipes do futebol brasileiro já estenderam a mão para Grêmio, Internacional e Juventude, em gesto de apoio durante tempos desafiadores. Flamengo, Palmeiras e São Paulo abriram suas portas e instalações para proporcionar suporte logístico e estrutural às equipes gaúchas.

O Flamengo ofereceu acesso ao Centro de Treinamento Ninho do Urubu, enquanto o Palmeiras disponibilizou não apenas sua Academia de Futebol, mas também os estádios Allianz Parque e Arena Barueri para os clubes necessitados. O São Paulo também entrou na ação e cedeu o seu Centro de Treinamento e o MorumBIS para os times do Rio Grande do Sul, em um gesto solidário que transcendeu qualquer rivalidade em campo.

 

 

AS AÇÕES NÃO PARAM

SÃO PAULO

Luciano, camisa 10 do São Paulo, apareceu na comemoração de seu gol no último jogo do Brasileirão apontando o QR Code na manga da camisa para incentivar o apoio financeiro às vítimas. Nas redes sociais, o jogador recebeu muitos elogios pelo gesto, e a imagem foi divulgada por outras páginas para incentivar. Mais tarde o clube fez uma postagem para enfatizar novamente o QR Code e disponibilizar a chave PIX CNPJ: 92.958.800/0001-38.  A Banrisul é a instituição que recebe essa contribuição para a SOS Rio Grande do Sul.

 

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Luciano na vitória do São Paulo sobre o Vitória - Reprodução: Rubens Chiri/Saopaulofc.net

Além disso, o Tricolor criou na última segunda-feira (6) a campanha “SOS Chuvas Rio Grande do Sul” e está arrecadando, na sede social localizada no MorumBIS, alimentos não perecíveis, água potável, roupas e calçados, cobertores e itens de higiene e limpeza. O time também pede a ajuda de voluntários para receber as doações, que podem ser entregues de segunda a sexta, das 9h às 19h, sábados e domingos, das 10h às 17h, no Portão 5 do MorumBIS, localizado na Av. Jules Rimet, n°300.

 

PALMEIRAS

Na última terça-feira (7), o Departamento de Comunicação do Palmeiras anunciou em suas redes sociais as ações que serão promovidas em ajuda aos times do Sul, após as fortes chuvas na região.  Em dois jogos, válidos pela Conmebol Libertadores e Brasileirão, respectivamente, os jogadores vão usar camisas estampadas com QR codes, com o intuito de divulgação da campanha de doações feita pela ONG Ação da Cidadania.

Além disso, o time alviverde vai doar toda a renda líquida que receber do jogo contra o Athletico-PR, que acontecerá no domingo, às 16h, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Em parceria com o Allianz Parque, o Palmeiras também divulgou na internet que o estádio, os CTs de treinamento do elenco profissional e da base, além do clube social e de toda a rede de lojas oficiais do Verdão serão pontos de coleta para doações. Os itens arrecadados serão entregues ao Fundo Social de São Paulo e à Defesa Civil.

 

Através de nota, a presidente Leila Pereira se manifestou sobre o assunto: “Estamos todos devastados com a tragédia que acomete o Rio Grande do Sul e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para contribuir com o povo gaúcho neste momento tão difícil”.

FLAMENGO

O Flamengo, através de suas redes sociais, também iniciou as campanhas em apoio à população do Rio Grande do Sul. Juntamente com outras equipes, o Rubro Negro se juntou a campanha da ONG Ação da Cidadania, o clube carioca disponibilizou a chave pix e dados bancários para que seus torcedores apoiassem a causa e ajudassem as vítimas.  

 

Na última segunda-feira (6), com o apoio do seu patrocinador master, a Pixbet, o Flamengo decidiu entrar em campo na próxima partida do Brasileirão, contra o Corinthians, estampando a chave pix para doação em sua camisa de jogo no lugar do destaque ao patrocinador, o que gerou ainda mais visibilidade para a campanha.