Clássico Choque-Rei termina sem gols

O resultado marca o terceiro empate entre São Paulo e Palmeiras em 2024
por
Maria Fernanda Müller
Júlia Polito
|
06/05/2024 - 12h

Na noite de segunda-feira (29/04) o São Paulo recebeu o Palmeiras no MorumBIS em jogo válido pela quarta rodada do Brasileirão. O clássico teve muita luta, pouca inspiração e terminou sem gols. Um empate duro para ambos lados. No comando de seu segundo jogo pelo time Tricolor, o novo técnico argentino Luis Zubeldía conseguiu segurar o sólido time de Abel Ferreira. O jogo contou com o maior público do estádio no ano, 55.694 torcedores marcaram presença.


 

PRIMEIRO TEMPO

 

  A primeira etapa do clássico Choque-Rei foi de poucas oportunidades para ambos os lados. Foram 45 minutos de um jogo truncado, onde as duas equipes prezaram pela marcação de bola. 

 

 O São Paulo protegeu bem suas linhas, iniciando com um sistema de três zagueiros, mas encontrando dificuldade para criar oportunidades ofensivas. Enquanto a equipe Alviverde apostou em avançar, resultando em apenas uma chance clara de gol. Aos 28 minutos, Raphael Veiga cobrou escanteio e o zagueiro Gustavo Gómez cabeceou forte em direção ao gol. Bem posicionado, o goleiro Rafael conseguiu espalmar a bola e realizar a defesa. 

 

  O primeiro tempo terminou com quatro cartões amarelos aplicados para cada lado. A posse de bola foi equilibrada, 55% para o mandante e 45% para o visitante. 

 

SEGUNDO TEMPO  

 

 Ao voltarem do vestiário, ambos os times iniciaram a segunda etapa do jogo com sede de vitória. Aos 11 minutos, Endrick criou uma chance para o Verdão quando roubou a bola de Arboleda, quase na linha de fundo, e lançou para Lázaro. O goleiro Rafael não estava devidamente posicionado, e concedeu uma chance clara de gol. Mas o volante Alisson defendeu e impediu que o Palmeiras abrisse o placar.

 

 Já para o lado Tricolor, aos 21 surgiu uma chance. Ferreirinha construiu uma jogada e avançou numa disputa 3 contra 2, com essa vantagem encontrou Luciano próximo à área. O camisa 10 cruzou e achou o Calleri, que arriscou um gol de letra mas sem sucesso. A bola bateu na trave e foi para fora, e resultou apenas em um tiro de meta para o goleiro Weverton.  

spfc x pal
Ferreirinha e Murilo disputando a posse de bola (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)

Os torcedores do São Paulo já sentiram uma diferença no segundo jogo no comando de Zubeldía. Apesar de não sair com a vitória, a sensação foi de satisfação em como o time segurou o adversário. Nas redes sociais, muitos comentários diziam já sentir confiança no novo técnico, seguido de muitos elogios.  

 

 UM NOVO TABU

 

No palco do Morumbis, o Campeonato Brasileiro já testemunhou 43 confrontos desse clássico. As estatísticas mostram que o time de Abel Ferreira saiu vitorioso em 10 partidas, enquanto 22 terminaram em empate e 11 viram o São Paulo emergir como triunfante. 

 

No entanto, a última vitória do Tricolor em casa contra o Palmeiras foi em 2017. O mandante brilhou com um 2 a 0, gols de Luiz Araújo e Lucas Pratto. Desde então, três triunfos para a equipe Alviverde e quatro empates marcaram os sete confrontos subsequentes, resultando em sete anos de seca de vitórias. 

 

PRÓXIMOS JOGOS 

 

 O São Paulo vai enfrentar o Vitória no estádio do Barradão para a quinta rodada no dia 05/05 às 16h (Horário de Brasília). Já o Palmeiras vai jogar contra o Cuiabá fora de casa também, na Arena Pantanal, no mesmo domingo às 18:30 (Horário de Brasília)