City e Arsenal em jogo decisivo da Premier League

A seis rodadas do fim do campeonato, times brigam ponto a ponto pelo título inglês
por
Gabriel Alves Dutra
|
26/04/2023 - 12h

Em confronto válido pela 33ª rodada da Premier League, o vice-líder Manchester City recebe o líder Arsenal nesta quarta (26), às 16h (de Brasília), no Etihad Stadium, em Manchester, Inglaterra. No momento, os Gunners têm 75 pontos na competição, enquanto os Citizens somam 70 pontos, mas com dois jogos a menos em relação ao rival.

Faltando seis rodadas para o fim do campeonato, a partida se torna uma das mais importantes e decisivas da temporada, sendo tratada como uma “final” por ambos os times e pela imprensa, mesmo em um torneio por pontos corridos.

Como chegam os times?

Classificado para as semifinais da Liga dos Campeões da Europa e para a final da Copa da Inglaterra (FA Cup), após eliminar Bayern de Munique e Sheffield United, respectivamente, o Manchester City chega para o jogo vivendo um grande momento.

Em ascensão na Premier League, o time comandado por Pep Guardiola venceu seus últimos seis jogos na competição e agora depende só de si para conquistar o tricampeonato consecutivo. O City tenta igualar os feitos do seu arquirrival Manchester United, que venceu três títulos consecutivos da Premier League em duas oportunidades: a primeira entre 1998 e 2001; e a segunda entre 2006 e 2009.

O Arsenal, por sua vez, já foi eliminado da Liga Europa para o Sporting e da FA Cup para o próprio Manchester City. Sendo assim, nesta reta final de campeonato, os Gunners tem a “vantagem” de poder se concentrar em apenas uma competição, enquanto os Citizens divide sua atenção em três campeonatos.

Clube que mais venceu e que menos perdeu na Premier League até o momento, o Arsenal acumula três empates seguidos – Liverpool e West Ham, fora de casa; e Southampton, no Emirates Stadium. O time londrino sonha novamente com a conquista do título mais importante do país, que não vence desde a temporada 2003-2004, quando foi campeão de forma invicta.

Em entrevista ao canal “SkySports”, Gabriel Jesus, destaque do time na temporada, reconhece que o rendimento da equipe caiu, mas ressalta que, apesar disso, os Gunners estão vivos na briga pelo título.

Tudo pode acontecer. Obviamente não estamos felizes com os últimos três jogos. Caímos um pouco o nosso nível e foco. É a Premier League, é muito difícil ganhar essa competição. Ainda estamos no páreo, vamos lutar até o final – disse o atacante.

 

Expectativas

Considerando que se trata de um jogo de extrema importância para a temporada, a expectativa é de uma partida bastante equilibrada no duelo desta quarta (26), com ambas as equipes sabendo que um resultado negativo pode definir o campeonato a favor de seu adversário.

O City vai com força máxima para o jogo. Destaque do time na temporada, o atacante norueguês Erling Haaland já igualou e agora tem a chance de superar o recorde de gols em uma única temporada da Premier League, que pertence ao egípcio Mohamed Salah (32 gols na temporada 2017-2018).

O Arsenal tem um importante desfalque: o zagueiro francês William Saliba. O jogador desfalcou a equipe nos últimos cinco duelos e, curiosamente, o time sofreu gols em todas essas partidas. De resto, o técnico espanhol Mikel Arteta, deve contar com seus principais jogadores para o jogo.

 

Prováveis escalações

Manchester City: Ederson; Akanji, Stones, Ruben Dias, Laporte; Rodri, Gundogan e Bernardo Silva; Kevin De Bruyne, Grealish e Haaland.

Arsenal: Ramsdale; Ben White, Holding, Gabriel Magalhães, Zinchenko; Thomas Partey, Fábio Vieira, Odegaard; Martinelli, Saka e Gabriel Jesus.