Ciro Gomes anuncia Ana Paula Matos como candidata a vice.

Candidata do PDT tem 44 anos e é a atual vice prefeita de Salvador.
por
Gabriella Maya
Murari Vitorino
|
09/08/2022 - 12h

 

Em Brasília, o Partido dos Trabalhadores (PDT), anunciou a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, como candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes. Com 44 anos, Ana Paula é advogada e funcionária concursada da Petrobras. Tem pós-graduação em finanças e mestrado em administração. 

 

O anúncio foi feito na sede do PDT em Brasília, no dia 5 de agosto. Estavam presentes o presidente do partido, Carlos Lupi, o candidato à Presidência, Ciro Gomes, e a agora candidata a vice. Ciro destacou o papel de Ana Paula na luta contra a discriminação.

 

“Nós estamos escolhendo uma mulher negra, de origem humilde. Ela transformou o seu esforço, a sua luta, o valor que ela dá ao trabalho, o seu esforço contra tudo e contra todos, numa sociedade que discrimina de verdade, seja por machismo estrutural, seja por racismo estrutural. Ela é uma vencedora”, disse Ciro Gomes.

 

Ana Paula começou na vida pública em 2013, como diretora-geral de Educação na prefeitura de Salvador. Foi secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza e secretária de Governo da capital baiana. Em 2020, se filiou ao PDT, seu único partido, e foi eleita vice-prefeita de Salvador na chapa com Bruno Reis, do Democratas.

 

Mais uma vez, o PDT vai para a disputa presidencial com uma chapa pura, formada apenas por pessoas do partido. A decisão mostra uma dificuldade de Ciro Gomes em atrair outros apoiadores.

 

“Ana Paula vem para me ajudar a coordenar o programa de governo, para circular o país representando uma enorme fidelidade por si mesma e pela estreita confiança que eu tenho na capacidade que ela tem (...), mas vem especialmente para me ajudar a fazer do meu governo um governo feminino“, expôs Ciro Gomes.