Chocolate diet é loucura na alimentação

Para minha avó, é preciso saber fazer escolhas e algumas delas não tem muito sentido
Pietra Nelli Nóbrega M Laravia
27/11/2020 - 12h

O segundo semestre do terceiro colegial chegou e com ele me saltaram todos os fios de cabelo que ainda restavam no meu couro cabeludo. Depois de terminar um relacionamento, que até hoje não sei se foi recíproco ou se eu me iludi, e ter que decidir o curso e faculdade iria fazer, minha vida inteira desmoronou.

Estava sem rumo, não conseguia fazer nenhuma escolha e consequentemente fiquei estagnada no mesmo lugar. Mas foram nas férias de 2019 que eu realmente não aguentei mais aquela situação toda, que até me fazia perder o sono a noite.

Estava prestes a entrar no último semestre da minha vida inteira escolar, minha cabeça parecia uma eterna confusão, pressão de todos os lados, meus pais quando queria me ajudar, parecia que só me atrapalhava mais ainda.

Então, foi aí que tomei uma decisão. Decidi sair, sair de mim e da rotina massacrante que estava me engolindo. Só por alguns dias. Minha vó estava morando na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. É uma cidade pequena porem muito atraente, devido sua diversidade de cachoeiras e uma natureza exuberante, atrai muitos turistas.

Decidi então que iria para a Chapada sozinha, de leito, passar um tempo com minha vó e comigo mesma, tudo que eu precisava. Espairecer, entender o porquê de tudo e focar em decisões. Traçar metas.

Minha avó é com certeza o melhor ser humano do mundo. Além de ser idêntica a mim, cria várias teorias – que só eu e ela acreditamos- e eu adoro quando ela ás compartilha comigo, passamos horas debatendo diversos assuntos.

Nesse mesmo dia que eu cheguei, a dona Neuza havia preparado o preto favorito: macarronada, que só ela sabia fazer, receitas de vó. Depois do jantar me deu uma vontade insaciável de comer doce. Porém, havia um único problema, eu estava de dieta. E dieta e casa de vó não combina muito, convenhamos. Então perguntei se por acaso tinha algum chocolate diet.

"Chocolate diet Pietra? Nem pensar!É o pior que tem, bem que sua mãe me contou que você anda fazendo loucuras em sua alimentação. Senta aqui do ladinho da vovó, o que está acontecendo com você meu anjo", perguntou Neusa.

"Nada vó, só não queria sair da dieta, e o chocolate diet tem menos açúcar então não me sinto tão culpada ao comê-lo",  respondi, na maior calmaria. Mas sabia que o diálogo não iria acabar por ali.

"Culpada?", olhou para mim com uma feição de desprezo. "Minha filha, você não concorda que se você quer comer um chocolate, é muito mais fácil você comer um chocolate de uma vez? Para que passar vontade nessa vida? Você se autossabota Pietra. Fala que vai estudar, mas desistiu porque não tem a caneta x, fala que se sente pressionada pelo seus pais mas não faz nada para mudar. Chega disso. A viva está aí para ser vivida. Tomar decisões nem sempre são fáceis, porém necessárias. É preciso ter sabedoria e coragem meu anjo".

Travei, não sabia o que responder. "Você entendeu?",  ela reforçou, me dando um abraço bem apertado. "Entendi sim senhora", respondi mastigando um bombom da Cacau show.