Chocolate alemão na abertura da EURO2024.

Com o brilho da nova geração, a Alemanha goleou a Escócia por 5 a 1
por
Felipe Bragagnolo Barbosa
Thomaz Cintra
|
17/06/2024 - 12h

  Em modo Blitzkrieg, Alemanha definiu o jogo no começo do primeiro tempo no primeiro confronto do grupo A. Nesta sexta-feira (14), As Águias atropelaram o esquadrão escocês por cinco a um, consolidando o favoritismo para a classificação.
  Antes da partida, a cerimônia de abertura da competição homenageou os três capitães alemães campeões europeus, Bernard Dietz em 1980, Jurgen Klinsmann em 1996 e a viúva do eterno Franz Beckenbauer, campeão em 1972. A abertura também levou danças e músicas conhecidas ao público, sem destacar a canção “Fire”, feita para esta edição.


  Voltando ao jogo, os germânicos abriram o placar cedo com um golaço, aos dez minutos do primeiro tempo , Joshua Kimmich rolou a bola na entrada da grande área e a jovem estrela Florian Wirtz chutou de primeira no canto baixo do goleiro. Aos 19, outro jovem fez um belo gol, Jamal Musiala, driblou o zagueiro e chutou no canto alto do goleiro, sem chance de defesa. Nos primeiros vinte minutos, o Exército de Tartan estava na roda, em uma verdadeira Blitzkrieg os alemães dominaram, mantendo a bola em seus pés por 73% do jogo. 

a
Musiala (a direita) foi o destaque alemão na primeira rodada. foto: AFP.


 

Tudo que parecia ruim piorou, Ryan Porteous foi expulso após cometer um pênalti, o zagueiro atingiu Gundogan com a sola em suas pernas, o VAR chamou e o árbitro confirmou, Havertz bateu e converteu o terceiro gol ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo, a seleção escocesa tentou reagir, mas nada foi efetivo, o jogo esfriou até os 23 minutos, quando em uma bola rebatida Fullkrug dominou e com muita força fez um golaço, a bola atingiu 110 km/h, sem chances para o goleiro Gunn. O centroavante chegou a marcar novamente, mas desta vez anulado por impedimento.


 No final do  jogo o trio de ataque titular alemão já tinha sido substituído, o que resultou em um jogo controlado, até que aos 42 minutos em um cruzamento na área alemã a bola rebateu em diversos jogadores, sendo o último deles Rudiger, marcando contra a própria rede. Apesar da infelicidade, As Águias continuaram pressionando até que aos 48 minutos Emre Can marcou de fora da área com um chute colocado no canto baixo de Gunn, cravando o resultado final de cinco a um.
  O próximo confronto dos anfitriões será no dia 19 contra a Hungria ás 13 horas, buscando a classificação, já o Exército de Tartan lutará pela sobrevivência contra os suíços ás 16 horas do mesmo dia.