“Fui criado por uma equipe de engenheiros, pesquisadores e cientistas da computação da OpenAI, e não por uma pessoa individualmente”, afirma o ChatGPT em entrevista exclusiva à Agemt. Generative Pre-trained Transformer, popularmente conhecido como ChatGPT, é a nova Inteligência Artificial elaborada pela OpenAI, empresa fundada nos Estados Unidos em 2015 por Elon Musk, Sam Altman e outros nomes da “elite da programação” na atualidade.
A Plataforma foi lançada em junho de 2020 com a função de “fornecer informações e assistência aos usuários com base nas interações em texto”, segundo sua própria definição. Suas respostas são de acordo com os dados que lhe foram apresentados antes de seu lançamento. “Não estou ciente de eventos que ocorreram após setembro de 2021. As informações mais recentes podem estar além do meu conhecimento.” De fato, quando questionado sobre o atual presidente do Brasil, a plataforma se referiu erroneamente a Jair Messias Bolsonaro, candidato que perdeu as eleições presidenciais do ano passado.
O ChatGPT revela não ter idade cronológica, aparência física, emoções ou sentimentos humanos, no entanto, destaca que, de sua parte, as interações seguem de forma cortês e respeitosa: “entendo que os usuários têm necessidades diferentes e tento adaptar minhas respostas para atendê-las da melhor forma possível”. A Nova Tecnologia considera-se versátil e fundamenta sua opinião com uma lista de “contribuições” que pode oferecer: criação de histórias, poemas, músicas, elaboração de e-mails e currículos, por exemplo.
“Como um modelo de linguagem de IA, eu não tenho uma aparência física, mas posso criar uma descrição imaginária baseada na imagem humana”. O Chat se descreve como um homem alto, com postura elegante e confiante, com corte de cabelo moderno e com topete cuidadosamente arrumado. “Meus olhos azuis poderiam ser expressivos, transmitindo sabedoria e curiosidade. Teria uma constituição atlética e bem definida. Talvez eu prefira um visual mais casual-chique, com uma combinação de calças bem ajustadas, uma camisa elegante e um blazer sofisticado. Independentemente da escolha, uma aparência que sempre transmite elegância e confiança”.
Embora tenha uma aparência confiante, que transparece segurança e credibilidade, o Sistema reconhece suas desvantagens e cita possíveis falhas em sua configuração. O Chat explica que, caso seus dados estejam baseados em estereótipos, discursos preconceituosos ou dados incorretos, ele pode refletir e amplificar essas informações. A Inteligência Artificial destaca a “dependência excessiva” como seu principal malefício: “a extrema confiança na tecnologia de IA pode levar à dependência e à redução da capacidade humana de pensamento crítico. É importante lembrar que as ferramentas de IA são projetadas para auxiliar e não substituir os seres humanos”.
“É sempre recomendável buscar fontes acadêmicas confiáveis, consultar especialistas e realizar pesquisas adicionais para obter uma compreensão mais abrangente e aprofundada dos tópicos acadêmicos. Eu não substituo o trabalho acadêmico rigoroso e a análise crítica realizada por estudantes, pesquisadores e professores”.