Charles Leclerc vence o GP de Monza

Após sequência de pódios, o monegasco subiu no degrau mais alto e trouxe a 20a vitória para a Ferrari na Itália
por
Juliana Bertini de Paula
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03/09/2024 - 12h

Depois de terminar as últimas duas corridas na terceira colocação, neste domingo (01), Charles Leclerc (Ferrari) venceu o Grande Prêmio de Monza, na Itália. É a segunda vitória do monegasco no ano, e também neste GP clássico, considerada a casa da Scuderia Ferrari. Os tifosis – fãs da equipe italiana – lotaram as pistas do autódromo durante a premiação.

 

Em clima tenso, a dupla da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, respectivamente, completaram o pódio.

Charles Leclerc com troféu comemorando com os tifosis que estão na pista do autódromo de Monza. – Foto: Reprodução/Instagram @charles_leclerc
Charles Leclerc com troféu comemora com os tifosis na pista do autódromo de Monza. – Foto: Reprodução/Instagram @charles_leclerc

Apesar da boa largada, a liderança de Lando Norris durou apenas meia volta, quando perdeu a ponta para seu companheiro de equipe, numa bela ultrapassagem; Leclerc também passou o britânico na ocasião. Piastri se manteve na ponta até a volta 39, quando parou no pit stop e entregou a posição para Leclerc.

Além da confusão pela primeira posição do grid, largado da quinta, George Russell (Mercedes) escapou da pista e atingiu uma barreira de proteção. O inglês continuou na corrida e precisou trocar o bico do carro, o que o fez cair para a 7a colocação, logo atrás de Sergio Pérez (Red Bull Racing).

No meio do pelotão, Nico Hulkenberg (Haas) atingiu o carro de Yuki Tsunoda (Racing Bulls), que precisou abandonar a corrida. Nos seus três anos na Fórmula 1, o japonês só conseguiu completar o circuito de Monza uma única vez. 

 

George Russell sai da pista e atinge a barreira de proteção. – Foto: AFP
George Russell sai da pista e atinge a barreira de proteção. – Foto: AFP

Também na largada, Daniel Ricciardo (Racing Bulls) se envolveu em um acidente leve com Kevin Magnussen (Haas) e recebeu uma punição de cinco segundos por ter causado a colisão, porém a penalidade foi acrescida em 10 segundos quando um dos mecânicos acabou encostando no carro durante o cumprimento da pena – quando um piloto vai para os boxes pagar uma punição, ninguém pode encostar até que o tempo determinado passe.

O piloto da Haas também foi punido com 10 segundos por uma colisão com Gasly. Magnussen chegou a 12 pontos de punição na superlicença, documento necessário para dirigir na F1, e está oficialmente fora do próximo GP. A equipe ainda não confirmou seu substituto, mas é provável que seja o futuro piloto da equipe, Oliver Bearman.

 

Magnussen atingindo Gasly e recebendo a punição que o suspendeu da próxima etapa. – Foto: Reprodução/ F1TV
Magnussen atinge Gasly e recebe a punição que o suspendeu da próxima etapa. – Foto: Reprodução/ F1TV

A corrida se manteve estável até a 12a volta, quando Russell abriu a janela para os pit stops e iniciou a parte estratégica da prova. A partir daí, pararam Alonso e Norris, que ao ser chamado para o box, freiou em cima da linha e acertou um placa localizada na entrada do pit stop. 

Apesar disso, o britânico conseguiu um undercut – estratégia de ultrapassagem nos boxes – em cima de Leclerc. A Ferrari também parou para tentar se defender das McLarens, mas sem sucesso. Hamilton e Piastri pararam logo em seguida.

Enquanto isso, a Red Bull, que tem a liderança do campeonato ameaçada por oito pontos, apostou em uma estratégia diferente para seus carros. A equipe demorou para chamar os pilotos para os boxes e, repetiram o tipo de pneu, obrigando Verstappen e Pérez realizarem mais uma parada obrigatória, já que era necessário o uso de pelo menos dois tipos diferentes de pneus – macio, médio ou duro. 

Durante a troca de pneus do tricampeão, os mecânicos tiveram dificuldade para tirar o pneu traseiro direito do carro e o pit stop durou 6s2. Max voltou à pista no sexto lugar, mas ainda distante da liderança, por 23 segundos. Pérez parou na volta seguinte, sem intercorrências. 

 

Mecânicos da Red Bull com problemas para tirar o pneu traseiro direito do carro de Max Verstappen. – Foto: Reprodução/F1TV
Mecânicos da Red Bull com problemas para tirar o pneu traseiro direito do carro de Max Verstappen. – Foto: Reprodução/F1TV

 

 

Já na metade para o final da corrida, a McLaren liberou a disputa pela primeira posição entre seus pilotos, o que acabou desgastando os pneus de ambos os carros e causou um desentendimento interno na equipe. 

A McLaren seguiu com a estratégia de duas paradas para ambos os carros, enquanto a Ferrari conseguiu seguir com apenas uma. O monegasco aproveitou a parada da dupla adversária e disparou para a primeira posição. Leclerc terminou a prova com um conjunto de pneus duros usados por 37 voltas.

Após ultrapassar Norris e Carlos Sainz (Ferrari), Piastri estava a 11 segundos de Charles e restavam apenas seis voltas para a bandeirada quadriculada. A três giros do fim, Oscar tinha sete segundos de desvantagem em relação ao monegasco porém, não foi suficiente para o alcançar e o australiano e chegou a 2s6 de seu rival.

 

Ferrari de Leclerc sendo a primeira a ver a bandeira quadriculada em Monza. –  Foto:Reprodução/F1
Ferrari de Leclerc foi a primeira a ver a bandeira quadriculada em Monza. –  Foto:Reprodução/F1

 

Sainz chegou logo depois em quarto lugar, em seguida Hamilton, Verstappen, Russell e Pérez. Marcando pontos importantes para o campeonato, Albon e Magnussen completaram os pontuadores dessa etapa.

Franco Colapinto, que substituiu Logan Sargent até o fim da temporada, fez uma boa corrida de estreia, largou em 18° e chegou na 12a colocação.

A Fórmula 1 retorna na sexta-feira (13), para o TL1 do Grande Prêmio de Baku, no Azerbaijão, para a 17a etapa da temporada.