Champions League: Semifinais da competição europeia

A penúltima fase da competição foi marcada por duelos históricos.
por
Amanda Campos
Lorena Basilia
|
08/05/2024 - 12h

As semifinais da UEFA Champions League chegaram ao fim nesta última semana com os jogos de ida na terça-feira (30) e na quarta-feira (1) e os jogos de volta nos dias 7 e 8 de maio.

 

Borussia x PSG: Mbappé fica pelo caminho novamente

Na Alemanha, o Borussia abriu vantagem na primeira partida da semifinal da competição europeia e derrotou o time parisiense por 1 a 0. No primeiro tempo, o Borussia teve problemas com passes, mas pressionou o PSG e conseguiu recuperar bolas no campo adversário. Aos 36’ da primeira etapa, Niclas Füllkrug recebeu livre o passe longo de Nico Schlotterbeck na entrada da área, desviou da marcação e completou rasteiro no canto esquerdo para estrear o marcador em Dortmund. O segundo tempo foi ainda mais intenso, os franceses realizaram jogadas rápidas e acertaram duas vezes a trave do gol de Kobel no mesmo lance. A possibilidade do empate aumentou a intensidade dos parisienses, porém o time francês não conseguiu ameaçar o gol alemão. No final, o primeiro confronto terminou em 1 a 0.

Na segunda partida do confronto, o primeiro tempo foi equilibrado no Parc des Princes, mas sem gols. Aos 50’, Hummels, o zagueiro eleito melhor da partida, aumentou a vantagem para os alemães a partir de um escanteio cobrado por Brandt. Com a diferença de dois gols, a defesa do Borussia se fechou e o Paris precisou pressionar; o ataque parisiense perdeu grandes chances de gol e a partida terminou com a vitória do Dortmund. 

 

Para Marco Reus - que joga pelo time alemão há mais de uma década -, a final em Londres será a última oportunidade de conseguir erguer a taça da UEFA Champions League pelo Dortmund. A única vez que o ídolo chegou à final foi, também em Wembley, em 2013 contra o rival Bayern. 

 

Momento entre a partida Borussia x PSG
Partida entre Borussia Dortmund e Paris Saint-German. Foto/Reprodução: NogueiraFoto

 

 

Bayern x Real Madrid: Protagonismo de Neuer e Vini Jr.

No primeiro confronto pela semifinal na Allianz Arena, o time da casa dominou a posse de bola, mas foi o primeiro chute a gol do Real Madrid que abriu o placar. Toni Kroos deu um passe do meio de campo para Vini Jr que correu em direção a bola e marcou aos 24’. A partir daí, os alemães não conseguiram se organizar em campo, e a posse de bola se equilibrou. No segundo tempo, os bávaros insistiram no ataque, aos 53’ Sané passou com facilidade por Mendy e mandou a bola pro fundo da rede - empate na Alemanha. Um minuto depois, o lateral Lucas Vásquez esticou a perna e cometeu a penalidade em cima de Musiala. A virada do time alemão aconteceu aos 57’ com gol de pênalti de Harry Kane. Nos minutos finais do jogo, os espanhóis sofreram uma penalidade após um grande lance de Rodrygo. Com 83’ minutos de jogo,  Vini Jr converteu a cobrança para o time merengue. Os primeiros noventa minutos encerraram com dois gols para cada lado.

 

Na Espanha, aconteceu o jogo de volta da penúltima fase da competição. A partida começou disputada no Santiago Bernabéu com chances de gol das duas equipes, mas os Merengues apresentaram mais volume de jogo. Nos últimos quarenta e cinco minutos, Vini Jr. assumiu um ritmo imparável e causou dificuldades para a defesa bávara. O clube alemão foi salvo por grandes defesas do goleiro Neuer. Na contramão da dominância madrilenha, em  um contra-ataque do Bayern, Davies abriu o placar aos 68’. Minutos depois, após um escanteio cobrado por Módric, a bola sobrou para Nacho que empurrou para a rede, mas o gol foi anulado por uma falta do espanhol em Kimmich.

 

Aos 88’ Vini Jr. fez uma jogada pela esquerda e chutou em direção ao gol, Neuer deixou a bola escapar nos pés de Joselu, que aproveitou a chance e empatou a partida. Em seguida, o camisa 14 do Real garantiu a vitória aos 90+1’. Carvajal lançou pela esquerda para Rüdiger que recebeu na linha de fundo e cruzou para o centroavante. O árbitro marcou impedimento, mas o gol foi validado com a checagem do VAR. Em lance polêmico, o Bayern igualou o placar aos 90+12’, mas o lance não valeu, o auxiliar marcou um impedimento inexistente antes de concluírem a jogada. No fim, os merengues levaram a vitória para casa, com um placar final de 2 a 1.

 

Joselu comemorando gol da vitória
Joselu comemorando gol da vitória do Real Madrid. Foto/Reprodução: Instagram/Real Madrid

 

 

Com uma virada histórica, o Real Madrid vai à batalha para levantar a 15° taça e se manter no topo da competição. Do outro lado, o Borussia buscará a glória final para o ídolo Marco Reus. As equipes finalistas irão se enfrentar na cidade de Londres, na Inglaterra. A decisão do torneio está marcada para o dia 1° de junho no Estádio de Wembley,  às 16h no horário de Brasília.