Champions League: jogos de volta das quartas

As quartas de final da Liga dos Campeões proporcionaram batalhas épicas dos gigantes europeus
por
Amanda Campos
Lorena Basilia
|
22/04/2024 - 12h

As quartas de final da UEFA Champions League chegaram ao fim desta última semana com partidas realizadas na terça-feira (16) e na quarta-feira (17). Os jogos foram marcados por confrontos emocionantes e surpresas, com algumas das equipes mais prestigiadas do futebol europeu lutando pela vitória e a tão cobiçada vaga na próxima fase do torneio.

 

PSG x Barcelona:

 

O Barcelona chegou com a vantagem de um gol no Parc des Princes - no jogo de ida, o time catalão venceu pelo placar de 3x2 -, o visitante abriu o placar com o brasileiro Raphinha aos 11’. No entanto, o confronto complicou para o time catalão depois da metade do 1º tempo; o zagueiro Araújo foi expulso ao fazer uma falta dentro da área, abrindo espaço para o Dembele diminuir a diferença para o Paris. No 2º tempo o PSG dominou o jogo - com o gol de virada de Vitinha e o ultimato do craque Mbappe, marcando com um pênalti e um golaço. Sendo assim, a partida finaliza com um resultado inesperado e com emoção digna de Champions League. 

Kylian Mbappe comemorando a vitória após seus gols.
Foto: Reprodução/FRANCK FIFE

 

Borussia x Atlético de Madrid:

 

O time da casa chega na Alemanha com o placar do jogo de ida à favor dos espanhóis com um gol de diferença. O jogo começa quente, ambas equipes com chances claras de gol sendo desperdiçadas. No entanto, com a atmosfera da torcida alemã, não demorou para o Borussia reagir, pressionando o adversário. Após lançamento de Hummels, Julian Brandt deixa o marcador para trás e atira para o fundo da rede, sem chances para o goleiro. Ainda no primeiro tempo, Dortmund ampliou com gol de Maatsen, deixando a equipe em vantagem.

 

Na segunda etapa, o clube espanhol conseguiu uma reação imediata, com uma bola aérea, o placar agregado estava empatado novamente. O time visitante seguiu pressionando, com bate e rebate dentro da área, Ángel Correa aproveitou a chance e estufou o gol de Kobel. O Atlético de Madrid tomava a frente novamente. Porém, Sabitzer foi a peça crucial para garantir a vaga do Borussia nas semifinais, o meio-campista cruzou para Fullkrug que marcou de cabeça. Na sequência, o próprio Sabitzer, com um chute dentro da área, devolveu a vantagem do agregado para o time da casa.

Celebração de Sabitzer após gol da vitória
Foto: Reprodução/AFP VIA GETTY IMAGES

 

Manchester City x Real Madrid

 

Com o placar igualado pela partida na Espanha, ambas equipes precisavam de uma reação. Na Inglaterra, Rodrygo Goes, artilheiro brasileiro do Real Madrid na Champions, abre o placar com a assistência de Vinicius Jr. No gol merengue, Lunin brilha em muitos momentos, com defesas espetaculares e segura a vitória do Madrid, no entanto, aos 75’ Kevin de Bruyne, iguala o placar e em seguida perde uma chance clara de garantir a vitória do City. Devido ao empate, o jogo foi para prorrogação que não foi marcada por grandes momentos, levando à decisão aos pênaltis.

Nos pênaltis, o Real superou o City por 4 a 3. Do lado madridista, Bellingham, Lucas Vázquez, Nacho e Rudiger converteram para o clube espanhol, enquanto Modric perdeu a cobrança. Do lado dos ingleses, Alvarez, Foden e até o goleiro Ederson fizeram pelo City, mas Bernardo Silva e Kovacic deixaram escapar a chance.

Jogadores do Real Madrid vibrando a vitória
Foto: Reprodução/NOGUEIRAFOTO

 

Bayern x Arsenal:

Na Allianz Arena, na Alemanha, o Bayern de Munique venceu o Arsenal e está classificado para as semifinais da competição europeia. O jogo começou equilibrado, tendo ações ofensivas das duas equipes, porém sem criar chances claras. Na segunda etapa, o Arsenal pressionava: ocupou a área de ataque, contudo não provocou ameaças ao gol do clube alemão. O Bayern tampouco atacou muito, mas não desperdiçou uma das oportunidades. Após o goleiro Raya defender um chute de Sané, Raphael Guerreiro pegou o rebote pelo lado esquerdo e cruzou para Kimmich que estava livre na área e marcou de cabeça o gol da classificação.

Comemoração do Kimmich gol decisivo da vitória
Foto: Reprodução/ODD ANDERSEN

 

As semifinais prometem jogos intensos em busca da glória no torneio mais prestigiado do futebol. Os classificados Borussia e PSG se encontram na casa do clube alemão no dia 1 de maio para o primeiro jogo do confronto; a classificação será decidida no dia 7 de maio em Paris. Além disso, Real e Bayern se enfrentam no dia 30 de abril para o jogo de ida na Alemanha, a partida da decisão será no Santiago Bernabéu no dia 8 de maio. Os jogos ocorrerão às 16h no horário de Brasília.