Fundada oficialmente em junho de 2010 na cidade de São Francisco, Estados Unidos, a Uber Technologies Inc. criou um novo nicho profissional, que inicialmente tinham a proposta de serem uma empresa de carros luxuosos, porém rapidamente notaram que compensaria absurdamente mais caso tornassem o negócio acessível à população como um todo – e sem dúvidas fizeram isso de forma esplêndida. Hoje distribuída pelo mundo todo, a empresa chegou ao Brasil em 2014 revolucionando completamente tudo o que conhecíamos que tangenciasse o quesito movimentar-se por meio de transporte particular.
Com preços mais baixos para os consumidores e com ganhos mais altos para quem dirigia, rapidamente caiu no gosto e no inventário popular como uma alternativa prática para passeios com a família, retornos de festas, ou mesmo o deslocamento para o trabalho diariamente, isso justificado por motivos como o preço do combustível, pelo fato de ter uma flexibilidade muito maior com relação aos horários do que os táxis, que antes possuíam todos os mecanismos até então criados, e quanto pela praticidade do carro vir até o passageiro, e não vice-versa. Apesar dos benefícios que eram exaltados mídia e mundo afora, a crise brasileira em 2015 começou a acentuar um processo que desencadeou na realidade que muitos motoristas vivem hoje em dia. Por ser um serviço de certa forma considerado simples e de fácil ingresso, muitas pessoas que perderam seus empregos na época recorreram ao aplicativo como uma saída rápida e eficaz para continuarem arcando com os custos mínimo de uma vida digna. Esse movimento de transição para os aplicativos foi crescendo cada vez mais entre os brasileiros que precisassem de um serviço, independente do motivo, e não foi diferente na crise advinda do Covid-19, onde milhares de brasileiros que perderam suas ocupações precisavam de alguma forma de sustento, elevando essa curva do contingente de motoristas ao limiar, o que trouxe à tona problemas que muitos enfrentam há anos completamente em silêncio.
Através de uma nota técnica publicada pelo Observatório Social da Covid-19 da UFMG, que analisou dados providos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19 (Pnad-Covid) e de outras pesquisas realizadas em anos anteriores, em busca de padrões e/ou mudanças possíveis, realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível analisar o impacto dos aplicativos nos números de pessoas que já trabalhavam como motoristas e como essa taxa aumentou com o passar dos anos. A pesquisa nacional de 2011 afirma terem 614 mil condutores independentes para transporte particular no Brasil, número que se manteve estável até meados de 2015, época em que já eram registrados cerca de 643 mil motoristas na mesma condição. Após a chegada dos aplicativos e com o sucessivo boom da categoria, os números das pesquisas de 2019 e 2020 comprovam a existência de mais de 1,1 milhão de trabalhadores na área, ou seja, um aumento de mais de 500 mil novos membros.
João Carvalho Antunes de Souza , motorista que deu depoimento à AGEMT, relata que iniciou seus serviços através do aplicativo após maio de 2020, mas não por prazer ou vontade própria. “Eu trabalhei em empresas grandes antes de “virar Uber”, mas cê sabe que tem coisa que a gente não escolhe, a gente precisa fazer para viver”. “A gente tá precisando trabalhar umas 10 a 12 horas por dia se quiser tirar um dinheiro no final do mês, e ainda mais agora que tem muita gente precisando de dinheiro, cada vez vem menos.”
Através das PNAD’s realizadas anualmente, é possível perceber a diferença bruta na carga horária semanal de outras profissões para aqueles que trabalham como motoristas. Bruno, outro motorista que aceitou depor, porém com seu nome e imagem velada, também aponta algumas questões cruciais dos riscos que corre todos os dias: “Antes eu fazia entre 2 mil até 2.500 por mês, agora eu preciso trabalhar o dobro para ganhar metade praticamente”. “Às vezes você tem que saber até onde pode ir, se vale à pena fazer tal corrida, porque se algo acontecer não vai ter ninguém preocupado em te socorrer, saca?”. Tendo em comparação o número de horas trabalhadas com a renda mensal final, o mínimo esperado era que atingisse ao menos o salário mínimo decretado pela legislação, porém a falta de vínculo com a empresa coloca em xeque as vidas desta classe, pois a necessidade de bater um valor mínimo para sobreviver faz com que pessoas como João, Bruno e outras milhares façam jornadas desgastantes todos os dias, sem a mínima segurança prevista pelos aplicativos que fornecem os pedidos, sem direitos trabalhistas ou sequer a certeza de que vão voltar para casa.
No início de 2019, em Londres, a suprema corte britânica decretou que motoristas da Uber teriam direitos como salário mínimo, descansos e intervalos entre corridas remuneradas, entre outros direitos trabalhistas. A empresa norte americana entretanto sempre alegou que se tratava somente de uma intermediária entre motoristas e passageiros, porém a decisão judicial foi contrária, entendendo que os motoristas estão em posição subordinada à Uber, sendo que a própria define o valor das corridas feitas, qual a tarifa cobrada mediante ao valor total, os termos previamente decretados pela Uber, penalizações e até possível suspensão do contrato dos motoristas caso hajam reclamações por parte dos passageiros, tudo isso sem que o motorista possua um mecanismo de diálogo para uma possível alteração ou algo que o valha. Tal decisão pode acabar reverberando e gerando outros movimentos ao redor do mundo, bem como aqui no Brasil, pois sem dúvidas as condições pré-impostas àqueles e àquelas que buscam nos aplicativos uma renda, seja ela extra ou única, são um tanto quanto irresponsáveis e preocupantes, ainda mais no período de pandemia, onde em um único dia estas pessoas que controlam os veículos se expõe agudamente ao vírus da Covid-19, mesmo com máscaras e outras proteções, pois o fluxo de pessoas é contínuo, circulam a cidade toda, e tristemente caso algo ocorra com qualquer um destes motoristas, ninguém se responsabilizará. A sobrevivência de muitos brasileiros depende exclusivamente desse dinheiro e não há opção de escolha para a grande maioria. O que nos resta é lutar pelos direitos que todos deveriam ter, pois não há dinheiro no mundo que valha mais que a vida de um ser humano.