Na terça-feira (23) o Boston Celtics derrotou o Miami Heat pelo jogo 4 das finais de Conferência do Leste. A partida no Kaseya Center, na Flórida, terminou em 116 a 99 para os Celtas. O grande destaque da partida foi o ala-pivô Jayson Tatum que, em um jogo inspirado, anotou 34 pontos e 11 rebotes, além de quebrar duas importantes marcas da franquia. Com a vitória a equipe comandada pelo técnico Joe Mazzula evitou uma varrida e a eliminação dos Playoffs. A série que agora se encontra em 3 a 1 para o Heat e terá mais um capítulo na quinta-feira (25).
O Boston Celtics entrou em quadra no jogo 4 com um único objetivo: a vitória. O resultado positivo seria a única forma do time continuar vivo na competição e na busca pelas finais da NBA. Além disso, os Celtas queriam evitar uma varrida e a perda de quatro jogos consecutivos em Playoffs, fato que não ocorre desde 2015. Na ocasião o time caiu na primeira rodada eliminatória do Leste, para o Cleveland Cavaliers de Lebron James.
A primeira metade de jogo foi equilibrada, com placares parelhos e trocas de lideranças. A maior diferença na pontuação dos times, até a ida aos vestiários, aconteceu no primeiro quarto, quando Miami abriu 29 a 20. Caleb Martin, ala reserva do Heat, foi um dos destaques do jogo até o intervalo. O atleta do Miami acertou todos os seis arremessos que tentou (6/6), alcançou 100% de aproveitamento de quadra e chegou aos 14 pontos anotados. Do lado visitante, os Celtics contaram com um primeiro tempo consistente de Derrick White, que contribuiu com 11 pontos.
A desvantagem no placar de seis pontos (56 a 50) fez com que Boston mudasse a postura e reagisse no jogo em busca do resultado. Nos minutos iniciais do terceiro período, Derrick White converteu um arremesso triplo e o Celtics empatou o jogo. Com Jayson Tatum assumindo as responsabilidades ofensivas, os visitantes conseguiram uma corrida de 16 pontos anotados em sequência e assumiram a liderança no placar. A promissora estrela do Boston chegou aos 22 pontos e cinco assistências na volta do intervalo. Grant Williams, com 14 pontos e duas bolas triplas importantes, mandou o jogo para a última parcial em 88 a 79 a favor da equipe de Massachusetts.
O último quarto foi marcado pela imposição Celta e confirmação do resultado. O time, que havida terminado o terceiro período com uma vantagem de nove pontos, soube administrar o placar construído e fez a diferença aumentar. A eficiência ofensiva dos visitantes tornou a missão do Miami de encostar no placar impossível. Seis jogadores do Celtics ultrapassaram os dez pontos, entre eles Jaylen Brown (17), Derrick White (16) e Marcus Smart (11). Jayson Tatum alcançou a marca de 34 pontos, 11 rebotes e sete assistências. No Segundo tempo, Tatum pontuou ou assistiu em 61% dos pontos do Celtics (40/66).
O ala-pivô norte americano ainda se tornou o atleta do Boston Celtics com a maior média de pontos por jogo da franquia nos Playoffs da NBA (23,8). Tatum ultrapassou Larry Bird, que conquistou três vezes o título da liga pela equipe Celta e possuía uma média de 23,7 pontos por partida. O jogador também alcançou a marca de 16 jogos com mais de 25 pontos, dez rebotes e cinco assistências por partida. Agora, Tatum faz parte de uma seleta lista de jogadores históricos do Celtics que possuem jogos com essas médias, como John-Havlicek, oito vezes campeão com o Boston, e o próprio Bird.
A ótima atuação coletiva do Boston Celtics apagou o bom desempenho de Jimmy Butler, que chegou aos 29 pontos, nove rebotes e cinco assistências. Gabe Vincent foi mais um atleta do Miami que se destacou, o armador contribuiu com 17 pontos e quatro assistências.
A partida terminou em 116 a 99 para o Boston Celtics e confirmou o 3 a 1 na série. O jogo 5 entre as equipe será no TD Garden, em Boston, Massachusetts. A partida está marcada para quinta-feira (25),.às 21h30 (horário de Brasília). Em caso de vitória do Heat, o time avança para a NBA Finals para enfrentar o Denver Nuggets.