Na quinta-feira (25) aconteceu o jogo 5 da final da Conferência Leste entre Boston Celtics e Miami Heat. A partida foi disputada no TD Garden, em Boston, Massachussetts, e terminou em 110 a 97 a favor dos mandantes. Embalados pela torcida e buscando a sobrevivência na série, o Celtics contou com uma atuação consistente de todo o elenco para conseguir a vitória. Quatro jogadores do time Celta ultrapassaram a marca de 20 pontos. O Heat, que não conseguiu reagir na partida, viu a série se encaminhar para um 3 a 2. A equipe da Flórida, que ainda detém a vantagem no confronto, pode avançar à NBA Finals em caso de resultado positivo no sábado (27).
Como de costume nos Playoffs, ainda mais em jogos com chance eliminatória, a partida começou agitada e tensa. Jayson Tatum, que iniciou a contagem do placar com uma bandeja, recebeu no começo do primeiro quarto uma falta técnica por reclamação. No entanto, o astro do Boston Celtics não se abalou e seguiu com uma alta imposição ofensiva. Tatum anotou 12 pontos e foi o cestinha do período acompanhado do seu companheiro de time Derrick White com 11. O Boston ditou o ritmo do jogo, abriu vantagem e construiu um placar de 35 a 20.
O segundo quarto começou com o Miami Heat em busca de reagir na partida. Apesar da equipe da Flórida não jogar a tolha, os jogadores não conseguiam parar o ataque Celta. Impulsionados com a atuação de Jaylen Brown, que chegou aos 15 pontos anotados na primeira metade de jogo, o Celtics seguiu a frente do placar. Caleb Martin e Duncan Robinson, que juntos somaram 19 pontos até a ida aos vestiários, foram os responsáveis por manter o Heat na partida até aquele momento. Jimmy Butler e Bam Adebayo não conseguiram impactar no embate e os times foram para o intervalo em 61 a 44 a favor do Celtics.
Apesar de voltar com outra postura do intervalo, o Miami viu a diferença no placar bater a casa dos 20 pontos. O jogo foi para o último quarto em 92 a 72 a favor dos mandantes e a vitória encaminhada. No último quarto o Boston Celtics administrou o resultado construído ao longo da partida e sacramentou a vitória, Boston Celtics 110, Miami Heat 97.
O resultado positivo conquistado pela equipe Celta foi influenciado pela ótima atuação coletiva do time. Quatro jogadores do Boston Celtics ultrapassaram a marca dos 20 pontos: Jayson Tatum (21), Jaylen Brown (21), Marcus Smart (23) e Derrick White (24) foram os destaques da franquia de Massachusetts. Juntos os atletas somaram para 89 dos 110 pontos da equipe. Pelo lado do Heat, Bam Adebayo alcançou os 16 pontos e oito rebotes, Duncan Robinson, vindo do banco, contribuiu com 18 pontos e nove assistências e Jimmy Butler chegou apenas aos 14 pontos.
Com a vitória do Boston, o resultado da série se encontra agora em 3 a 2. A próxima partida entre as equipes ocorre no próximo sábado (27), às 21:30 (Horário de Brasília) no Kaseya Center, em Miami. Em caso de vitória, o Heat avança às Finais da liga. No entanto, se o Boston Celtics sair vitorioso haverá jogo 7 e um último embate decisivo entre as equipes.