CBLOL 2024: VKS vislumbra uma vaga na final

Vivo Keyd Stars (VKS) sobrevive mais um dia no campeonato após vencer a RED Canids Kalunga
por
Maria Elisa Tauil
Pedro Premero
|
17/04/2024 - 12h

No último sábado (13), a Vivo Keyd Stars (VKS) derrotou a RED Canids Kalunga por 3 a 1, na semifinal dos playoffs do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL). O time se classificou para a final da chave inferior, e enfrentará a paiN Gaming no domingo (14). Tanto os Guerreiros, quanto a Matilha apresentaram uma estratégia nova: o lane swap, na qual a bot lane e o  top ficam juntos para a adquirir barricadas e negar o farm do adversário. A RED se despede do CBLOL e só volta ao rift após o MSI (Mid-Season Invitational). Confira os resumos das partidas:

1
Jogadores trocaram farpas após a partida. Foto: Reprodução/CBLOL

JOGO 1 - Tudo de acordo como o planejado

A primeira partida foi bem disputada, com as equipes buscando responder às ações adversárias e sem conseguir abrir uma real vantagem.

Entretanto, a RED colocou seu plano de jogo em prática: foco em abater os dragões, e esse foi o diferencial. A matilha teve lutas pontuais vantajosas e foco nos objetivos, assim, eles dispararam no ouro.

Após uma  luta pelo dragão ancião mal executada pela Keyd, os tricampeões destruíram o Nexus e abriram o placar.

MVP: Grevthar (Ahri)

2
Números da primeira partida entre VKS e RED Canids Kalunga. Foto: Reprodução/ X CBLOL

JOGO 2 - Nova estratégia de jogo

No segundo jogo, as duas equipes executaram a estratégia do lane swap, que propõem o acúmulo de barricadas para o adc (atirador), com a intenção de acelerar a itemização, além de fazer as Vastilarvas. Essa estratégia será mais comum no próximo patch, uma vez que as larvas irão nascer um minuto antes do primeiro dragão.

Por conta desse estilo de jogo, tiveram muitos abates no começo, mas a Keyd sempre esteve à frente tanto em gold, quanto em tempo. Após o Barão, a VKS controlou ainda mais o mapa, invadiram a base e empataram a série.

MVP: Disamis (Rell)

3
Números da segunda partida entre VKS e RED Canids Kalunga. Foto: Reprodução/ X CBLOL

JOGO 3 - Erros fatais 

A RED mostrou um early game bem agressivo e controlado. A Matilha perdeu apenas um dragão e tinha 2k de gold na frente da VKS. Entretanto, mesmo garantindo o segundo dragão da equipe, eles perderam a luta e o Barão.

Os tricampeões até se recuperaram após um quadrakill do Brance (Kai’sa), mas os dois abates em cima do Aegis (Lee Sin), fez com que o time não conseguisse voltar na partida. A Keyd desempatou e ficou com o match point.

MVP: ProDelta (Rakan)

4
Números da terceira partida entre VKS e RED Canids Kalunga. Foto: Reprodução/ X CBLOL

JOGO 4 - A Keyd é top3!

A última partida da série foi decidida nos detalhes. As duas equipes movimentaram o mapa: a Keyd focou nos objetivos, enquanto a RED nos abates. Dessa forma, nenhum dos times conseguiu disparar no ouro.

A luta pelo segundo barão definiu o vencedor. Com um engage explosivo, os Guerreiros conseguiram os abates e foram direto para a base garantir a classificação, com direito a muita comemoração dos jogadores.

MVP: Smiley (Kai’sa)

5
Números da quarta partida entre VKS e RED Canids Kalunga. Foto: Reprodução/ X CBLOL

Pós jogo

RED CANIDS KALUNGA:

Na coletiva pós jogo, o técnico da RED, Kalec, falou sobre o que faltou para equipe conquistar a classificação:

“Eu acho que muitas das coisas que a gente conseguiu fazer com a Kabum!, a gente não conseguiu fazer nesses jogos. Nesse momento é difícil dar uma avaliação mais profunda, temos que rever todos os jogos com mais calma. “

7
Técnico da RED, Kalec. Foto: Reprodução/Fragster

Ao responder uma pergunta da AGEMT, Kalec comentou que a indagação sobre o uso das vantagens early game “é a pergunta chave.”

“Eu não sei se a Keyd não deu as aberturas e dificultou da gente encontrar as jogadas, ou se nós mesmos não puxamos o gatilho e não fomos decisivos o suficiente, ou não estávamos enxergando as brechas que eles estavam dando.”

“A princípio essa segunda parte seria a minha avaliação, mas eu acho que tem que ver com mais calma o jogo pra entender o porquê a gente não conseguiu fazer jogadas e criar as vantagens que a gente deveria nos momentos que eram melhores pra gente no jogo.”

VIVO KEYD STARS:

Após a vitória, o adc da Keyd, Smiley, falou um pouco sobre o estilo de jogo da RED:

“Eu acho que eles têm seu próprio estilo muito definido, especialmente no bot. A gente era muito fraco contra esse estilo na season passada porque eu e o Prods não estávamos muito aptos a tarefa.”

8
Adc da Keyd, Smiley. Foto: Reprodução/CBLOL

“Mas agora a gente está entrosado na bot lane, confiamos um no outro e isso dá mais segurança.”


Glossário

Barão: um dos principais objetivos do jogo, após sua execução, cada jogador aliado recebe mais dano de ataque, e retorno acelerado à base.

Bot: posição no mapa.

Buff: mais forte

farm: quantidade de tropas e monstros da selva abatido pelo jogador

Jungler: caçador

Dive: Tentativa de matar o adversário na torre dele

Engage: Iniciação

Gold: ouro

Lane: Rota na qual os jogadores se deslocam

Nexus: Estrutura na qual a equipe precisa destruir para ganhar a partida

Patch: Atualizações que ocorrem a cada duas semanas para balancear o jogo e adicionar conteúdo

Play: Jogada

Snowball: Efeito bola de neve

Winners bracket: Chave dos vencedores